WINE: dúvida básica

Iniciado por gupen, 16 de Junho de 2007, 22:16

tópico anterior - próximo tópico

gupen

Olá pessoal.

Como super-iniciante, não estou conseguindo utilizar o Wine. Começa que após a instalação não aparece ícone nenhum do executável, exceto um link no menu principal, mas que aparentemente só indica os programas que são instalados pelo Wine. Depois, também não sei como indicar ao instalador o diretório de "onde" o programa alvo deve ser instalado: ao tentar instalar meu primeiro programa com o Wine, apareceu (acho que é padrão) a opção C:\arquivos de programas...

Enfim: gostaria de saber o seguinte: a) é preciso chamar o Wine pelo terminal, ou existe um ícone do atalho para o executável? Nesse caso, onde fica o ícone? b) quando vou "instalar" um programa RWindows, o que indico quando o Wine pergunta o local de instalação?

Por favor não me critiquem pelas dúvidas tão básicas postadas. Juro que procurei (e lí) tudo quanto é tutorial postado, e mesmo assim não conseguí nada. Será que consigo um tutorial tipo be-a-bá mesmo?

Um abraço a todos.

Diepartus

O wine quando instalado não cria nenhum ícone de execução, a primeira coisa que você pode fazer é rodar o comando no terminal:

$winecfg

O wine vai abrir uma janela de configuração, e caso você já não tenha, criará uma pasta oculta de configuração no seu diretório pessoal chamada .wine

nessa pasta ele criará um outro diretório chamado drive_c que é o local onde os programas serão instalados.

Quando você for ultilizar o wine para instalar algum programa será necessário você chamá-lo sempre no terminal  como:

$wine nome_do_programa

Se for uma instalação, ele mostrará o caminho C:\arquivos de programas\programa para a instalação, mas na verdade ele estará instalado o programa do drive_c do seu diretório .wine (sim sim, o instalador está sendo enganado  ;) ). Então não será necessário indicar o caminho, o wine já se encarrega de tudo. Caso queira mudar o diretório, recomendo fazer as alterações no winecfg
Ele criará também um ícone na área de trabalho, caso o programa dê essa opção, e criará um ícone da barra de tarefas,
Aplicações -> Wine onde ficarão todos os ícones de programas instalados pelo wine.
Recomendo você ler o artigo sobre o wine no link abaixo, vai esclarecer muitas dúvidas.
Abraços.
http://www.guiadohardware.net/guias/08/index11.php
:)

pinduvoz

Respondendo para quem usa o Feisty. O "winecfg" vai estar no menu "Sistema -> Preferências" e também no "Centro de Controle" do Gnome se ele for habilitado pela edição do menu. A única crítica é que o nome da entrada vai estar em inglês ("Wine configuration").

Aliás, aproveito para elogiar o Wine. Ele está mais rápido e com muito menos erros de exibição das GUI dos programas Windows. Um que eu uso aqui, cuja GUI era super bagunçada (tinha até um buraco no meio, onde eu via meu papel de parede), está perfeito agora.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

gupen

Obrigado, agora entendí o funcionamento do programa. Vou tentar rodar uns aplicativos e dou feedback.