Linux? Linux? (RESOLVIDO)

Iniciado por mendesof1234, 14 de Junho de 2007, 19:58

tópico anterior - próximo tópico

mendesof1234

Todos falam que o linux é melhor, mais seguro, etc, etc...

Mas o que é um facto é que uma pessoa entrava em coisas tão simples como instalar o som, tenta arranjar quem o esclareça, mas não aparece ninguém e acaba por desistir. Será que ninguém sabe? ou não estão para se incomodar.
Vou colocar a minha dúvida pela última vez. é claro que sou novato nisto e precisava de ajuda.

Tenho o UBUNTU instalado em dualboot num Clasus More S-500. Funciona tudo na perfeição, menos a placa de som, pois não emite qualquer som.
Será que alguém me pode dar uma ajuda?
No Win XP a placa aparece como sendo uma SoundMax.

Algumas informações obtidas na consola:

00:1e.2 Multimedia audio controller: Intel Corporation 82801FB/FBM/FR/FW/FRW (ICH6 Family) AC'97 Audio Controller (rev 04)

modinfo soundcore
filename:       /lib/modules/2.6.20-16-generic/kernel/sound/soundcore.ko
alias:          char-major-14-*
license:        GPL
author:         Alan Cox
description:    Core sound module
srcversion:     45750F13477CBA5B6F36F46
depends:       
vermagic:       2.6.20-16-generic SMP mod_unload 586

lsmod | grep snd
snd_intel8x0           34332  1
snd_ac97_codec         98464  1 snd_intel8x0
ac97_bus                3200  1 snd_ac97_codec
snd_pcm_oss            44544  0
snd_mixer_oss          17408  1 snd_pcm_oss
snd_pcm                79876  3 snd_intel8x0,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss
snd_seq_dummy           4740  0
snd_seq_oss            32896  0
snd_seq_midi            9600  0
snd_rawmidi            25472  1 snd_seq_midi
snd_seq_midi_event      8448  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_seq                52592  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_timer              23684  2 snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device          9100  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    54020  12 snd_intel8x0,snd_ac97_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
soundcore               8672  1 snd
snd_page_alloc         10888  2 snd_intel8x0,snd_pcm

gabriel.goc

Em algumas distribuições acontecia de ter que torcar o encaixe das placas de som para poder funcionar...
Não sei porquê isso acontecia, mas tente você trocar de encaixe, e veja se funciona...

Se não funcionar, tente abrir o controle de volume ( Na barra do sistema tem um ícone de som, clica nele com o botão direito e depois em : "Abrir controle de volume") vá em Editar > Preferências > Seleciona todas as opções.
Agora é só ir tentando mudar as opções... Tente mexer em chaves, etc...

Se essas dicas não funcionarem, eu realmente não sei como ajudá-lo...

Flwss...

mendesof1234

Tentei o que disseste mas não deu. De qualquer forma valeu a tentativa, pelo menos alguém tentou ajudar. Obrigado.

Não sei se existirá algum conflito com o modem, visto que também é um AC'97 MODEM. Este portátil (Clasus More S500780 pentium m) é português, tem performances excelentes, mas nenhum apoio em termos de linux.
De qualquer forma obrigadão. Forte abraço.

pinduvoz

Pode ser um tiro n'água, mas veja se o seu usuário está habilitado para usar dispositivos de áudio.

Para isso, vá em "sistema -> administração -> usuários e grupos" e clique no seu usuário (para selecionar), depois em propriedades e em privilégios. Lá vai estar tudo o que ele pode fazer.

Um abraço e boa sorte.

Em tempo: na comunidade Linux em geral e neste Fórum em particular já recebi (e também encontrei)  muita ajuda, mas também tive tópicos  que não foram respondidos relativos a problemas que eu mesmo consegui resolver pesquisando. Não falta boa vontade mas, algumas vezes, falta conhecimento (ou solução). O importante é não desistir.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

mendesof1234

Continua sem som.

Obrigado

Jsouza

Engraçado eu encontrei até drive para a minha Audigy 2 . Mais procurando até na internet , usando o Google Linux por drives para Sound Max tenho certeza que encontrará, mais lembre-se Google Linux, inclusive puz como página inicial do Firefox e do ópera.

mendesof1234

Caros amigos finalmente encontrei a solução e é extremamente simples.
Encontrei aqui:
http://dudanogueira.com.br/2007/05/10/mais-problemas-de-som-no-feisty-notebook-gateway/

É só desabilitar o "External Amplifier"

Finalmente tenho Música!!!!!!!!!!!

Obrigado a todos