Normalização de áudio - Resolvido

Iniciado por velox256, 14 de Junho de 2007, 06:42

tópico anterior - próximo tópico

velox256

Mais uma pergunta pra não ser respondida, deve ser a sétima ou a oitava... Tem algum outro programa de normalização de áudio (pra quem não sabe, é um programa que deixa todas as músicas no mesmo volume) sem ser o Gnormalize? O Gnormalize transforma em wav primeiro antes de fazer o bagulho; não tem um que faça isso direto como no Windows que nego tanta fala mal (com mp3), mesmo por linha de comando?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

boi

Tem um programa para linha de comando chamado normalize. Se não me engano, ele trabalha com arquivos mp3 e ogg vorbis.

gabriel0085

Se não me engano o "gnormalize" é só um front end para o normalize. Então não adiantaria não mudaria nada.

Olha talvez o seu caso seja apenas de configurações.

mas de qualquer forma testa esse daqui:

mp3gain

tem nos repositórios pelo synaptic: sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic

SamNetRio

Salve, Salve

Eu uso o normalize-audio experimente.

normalize-audio -help
Usage: normalize-audio [OPTION]... [FILE]...
Normalize volume of multiple audio files

-a, --amplitude=AMP          normalize the volume to the target amplitude
                                 AMP [default -12dBFS]
  -b, --batch                  batch mode: get average of all levels, and
                                 use one adjustment, based on the average
                                 level, for all files
      --clipping               turn off limiter; do clipping instead
      --fractions              display levels as fractions of maximum
                                 amplitude instead of decibels
  -g, --gain=ADJ               don't compute levels, just apply adjustment
                                 ADJ to the files.  Use the suffix "dB"
                                 to indicate a gain in decibels.
  -l, --limiter=LEV            limit all samples above LEV [default -6dBFS]
  -m, --mix                    mix mode: get average of all levels, and
                                 normalize volume of each file to the
                                 average
  -n, --no-adjust              compute and display the volume adjustment,
                                 but don't apply it to any of the files
      --peak                   adjust by peak level instead of using
                                 loudness analysis
  -q, --quiet                  quiet (decrease verbosity to zero)
  -t, --average-threshold=T    when computing average level, ignore any
                                 levels more than T decibels from average
  -T, --adjust-threshold=T     don't bother applying any adjustment smaller
                                 than T decibels
  -v, --verbose                increase verbosity
  -w, --output-bitwidth=W      force adjusted files to have W-bit samples

-V, --version                display version information and exit
  -h, --help                   display this help and exit

Depois de instalar via linha de comando com: sudo apt-get install normalize-audio , basta ir no diretório onde estão suas MP3 e digitar via terminal >>> normalize-audio -l *  ou colocar os parametros que vc quiser conforme help acima.

Abraços,
Note DV2710us

Franco Almeida

Caro velox256,

Uso o mp3gain da seguindo forma:

1) pelo terminal entro no diretório onde estão onde estão as faixas a serem normalizadas
2) Ai digito o seguinte comando mp3gain -a *.

Pronto aí todos os arquivos serão todos normalizados automaticamente.

Para normalizar de um arquivo por vez você pode usar o audacity.

Espero que esta resposta seja útil

[ ]s,

Franco
Disposto a aprender, disposto a compartilhar

pinduvoz

Complementando a resposta do Franco, esclareço:

- o comando "mp3gain -a *mp3" aplica "ganho de álbum" às faixas, ou seja, serve para as faixas de um mesmo álbum ou CD pois reduz o ganho globalmente, preservando as diferenças de volume entre as faixas;

- para que o ganho fique igual para todas as faixas, o comando seria "mp3gain -r *mp3", o que implica dizer que todas as faixas passarão a ter o mesmo volume (como numa rádio FM, razão pela qual na GUI do mp3gain para Windows esse tipo de ganho é chamado de "ganho de rádio");

- o ganho padrão é 89 dB e, na maioria das vezes, evita distorções;

- se vc. tiver curiosidade sobre os outros comandos do mp3gaim, digite "mp3gain -h" no terminal.

No mais, recomendo o mp3gain, que eu sempre usei no Windows (com GUI, ou seja, moleza) e passei a usar no Linux.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

velox256

Obrigado a todos que (finalmente, hehehe...) responderam, realmente o mp3gain via console mesmo resolveu o meu problema, agora só falta achar um conversor de áudio que transforme um arquivo de áudio (mp3 e tal) para wma. Já tentei baixar o bit de mp3 dos 128 normais para outros (96 e 64) mas ficam muito ruins. Em 96 não baixa muito o tamanho o arquivo e em 64 fica sem os agudos.
Já um arquivo mp3 de 128 para wma 64 fica muito bom mas não acho um conversor para Linux (num tópico anterior onde eu perguntei isso e vi que tinha que ser via Windows mesmo), mas ainda tenho ainda tenho esperança de achar isso que eu quero. E atenção: é de mp3 para wma e não o contrário.
Aliás, taí algo engraçado, se tem de wma pra mp3, pq não o contrário? Sem o velho papo de "formato proprietário" pq não dá pra engolir isso, se fosse assim não tinha conversor de rmvb ou mov (quicktime da Apple) para outros formatos...

Citação de: pinduvoz online 15 de Junho de 2007, 07:05
Complementando a resposta do Franco, esclareço:

- o comando "mp3gain -a *mp3" aplica "ganho de álbum" às faixas, ou seja, serve para as faixas de um mesmo álbum ou CD pois reduz o ganho globalmente, preservando as diferenças de volume entre as faixas;

- para que o ganho fique igual para todas as faixas, o comando seria "mp3gain -r *mp3", o que implica dizer que todas as faixas passarão a ter o mesmo volume (como numa rádio FM, razão pela qual na GUI do mp3gain para Windows esse tipo de ganho é chamado de "ganho de rádio");

- o ganho padrão é 89 dB e, na maioria das vezes, evita distorções;

- se vc. tiver curiosidade sobre os outros comandos do mp3gaim, digite "mp3gain -h" no terminal.

No mais, recomendo o mp3gain, que eu sempre usei no Windows (com GUI, ou seja, moleza) e passei a usar no Linux.

[].
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Diego 81

Entrei no diretório onde estão as músicas e dei o comando mp3gain -a* e apareceu:
-a*
Can't open -a* for reading

Alguém sabe o que é isso?

boi

Não existe encoder de wma para Linux realmente não só pelo fato de ser um formato proprietário, mas por ser de propriedade exatamente da Microsoft. E é óbvio que a Microsoft não vai querer lançar nada para Linux. Creio que talvez seja possível fazer isso com o Windows Media Player pelo Wine, mas não tenho certeza. De qualquer forma, o formato wma é muito ruim, não compensa. Vale mais a pena usar o mp3, mesmo usando mais espaço. Mesmo os players de mp3 portáteis têm cada vez mais memória, hoje em dia você acha vários modelos de 1, 2, 4GB baratinhos, não tem mais porquê economizar espaço.

Luiz Antonio

Citação de: Diego 81 online 22 de Agosto de 2007, 20:55
Entrei no diretório onde estão as músicas e dei o comando mp3gain -a* e apareceu:
-a*
Can't open -a* for reading

Alguém sabe o que é isso?

Diego,
É mp3gain -a *

[ ]s
Luiz

Diego 81

Boa noite
Usei os dois comandos: entrei no diretório das músicas e digitei normalize-audio -l * mas as músicas continuam com volumes diferentes.

Dei mp3gain -a * e também não mudou muita coisa.

Tem alguma coisa faltando?

vinicius_aleao

Gentes,

eu instalei o normalize-audio pra tentar fazer com que o k3b realizasse a normalização na hora de gravar cds de áudio, mas não adiantou. Abre um quadrinho dizendo que precisa exatamente do normalize-audio, que já está instalado. Alguém sabe como eu faço pro k3b achar o comando?

Obrigado.