Acredito que seja microfonia, pois assim que abre o dispositivo, no caso do Totem o ruído/zumbido logo incomoda, nos demais dispositivos, VLC e MPLAYER , Rhythmbox a coisa também acontece, mas quando eu retiro e coloco os plugs não que na totalidade do encaixe, mas somente para dar contato , a tal microfonia desaparece, não é assim que foi projetado para funcionar, mas resolve, aí saio do Linux e vou para o Windows e nada acontece.Tentei com o alsamixer resolver o problema, retiro todos os comandos e vou colocando-os gradativamente mas quando chego em PCM, Front, aí comeca o zumbido, talvez eu tenha deixado passar algum componente sem testar, não consigo chegar a um meio termo nessa questão, está difícil!!
Coragem, Maurício! Vamos resolver essa bagaça!
PCM é o dispositivo que controla o som wav (inclusos as formas compatadas: mp3, ogg, flac, etc). Todos os programas que você citou acessam essa saída.
A microfonia é um efeito que se tem quando o microfone capta a vibração/zumbido de uma caixa de som que por sua vez amplia o som captado recursivamente até o infinito. A microfonia se resolve evitando que o microfone capte esse barulho, seja diminuindo a captação do mic, seja reduzindo o volume da caixa.
Acredito que até possa ter alguma coisa a ver, seus controles estão em 75% e 81%, já na minha placa eu os mantenho em 65% porque acaba distorcendo se eu aumento muito. Uma outra curiosidade da sua placa são os dispositivos redundantes de stereo e mono. Sua placa traz instruções para ambas saídas.
Se eu estivesse no seu lugar, faria o seguinte:
0º Colocava pra tocar uma lista contínua de músicas no Rhythmbox onde se possa ouvir o zumbido ou um filme no Mplayer
1º Colocaria todos os canais em mute (no alsamixer é "M")
2º Há ruido? Não. Se sim, é problema de driver ou hardware.
3º Colocava o master em 50% (mantinha todo o resto em mute)
4º Há ruido? Não. Se sim, é problema de driver ou hardware.
5º Habilitava apenas o canal PCM em 50%
6º Há ruido? Não. Se sim, é problema de driver.
7º Deixe o master ligado, desligue o PCM, coloque um CD de música para tocar e habilite o controle CD em 50%
Faça isoladamente cada um.
Sempre colocando o playback baixo (50-65%).
Sempre deixando os demais controles, salvo o master, em Mute.
Não habilite saídas Mono para dispositivos que você tem stereo.
Não habilite saídas estão no chip, mas vc não usa:
- O controle Headphone é o seu Master?
- Os controles PCM e Front são irmãos? Tem como deixar um em mute e o outro não?
Por fim, entenda por "problema de driver" três possibilidades:
- O ganho padrão do driver está muito maior no driver para linux do que no windows e está provocando essa distorção.
- A engenharia reversa que foi usada para construir o seu driver não teve um resultado perfeito e o culpado é o fabricante que não proveu o linux com um driver seu.
- O Chipset da sua placa foi reconhecido imperfeitamente pelo linux e pode existir um driver mais eficiente para ela.
Poste o retorno dos seus testes!