Ñ estou conseguindo converter de PS p/ PDF no Feisty - 13/6/2007 (Resolvido)

Iniciado por rjbgbo, 13 de Junho de 2007, 21:27

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

Caros, o que ñ era dor de cabeça no Edgy está complicado no Feisty.

Precisei pegar gerar um PDF de uma página do Firefox.
Qdo instalei o Feisty segui os passos do tutorial: http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoImpressoraPDF
P/ o Feisty, é claro, instalando o Drive Generic > postscript color

Usando no Firefox: Arquivo>Imprimir> Vem no item comando de impressão: lpr ${MOZ_PRINTER_NAME:+-P"$MOZ_PRINTER_NAME"}

O arquivo gerado é um Postscript, que sei que pesquisando no Forum e em várias outras partes, vi que pelo Terminal se dá o comando ps2pdf nomedoarquivo.ps

Tentei dois métodos, que seguem abaixo a resposta que veio no meu Terminal:

1ª Operação:
rjbgbo@rjbgbo-desktop:~$ sudo ps2pdf licao01-introducao.ps
ERROR: /undefinedfilename in (licao01-introducao.ps)
Operand stack:

Execution stack:
   %interp_exit   .runexec2   --nostringval--   --nostringval--   --nostringval--   2   %stopped_push   --nostringval--   --nostringval--   --nostringval--   false   1   %stopped_push
Dictionary stack:
   --dict:1124/1686(ro)(G)--   --dict:0/20(G)--   --dict:102/200(L)--
Current allocation mode is local
Last OS error: 2
ESP Ghostscript 815.04: Unrecoverable error, exit code 1

2ª Operação:
rjbgbo@rjbgbo-desktop:~$ ps2pdf licao01-introducao.ps
ESP Ghostscript 815.04: **** Could not open the file licao01-introducao.pdf .
**** Unable to open the initial device, quitting.

Sou iniciante em termos de Linux, é o que mais sei do Terminal é o apt-get.

Inclusive ñ sei se cometi erro com relação a pasta onde esta o arquivo, que está na minha /home

Gostaria de saber se devo mais sobre isso também.

Desde já agradeço a atenção de vcs.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

JotaEle

Você já tentou da seguinte forma,

ps2pdf documento.ps documento.pdf

?
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

rjbgbo

Citação de: JotaEle online 13 de Junho de 2007, 22:45
Você já tentou da seguinte forma,

ps2pdf documento.ps documento.pdf

?

Valeu amigo pela atenção, executei o comando e gerou sim um pdf, mas em branco no /home
Mas já foi um passo.

No terminal veio msg abaixo:

CitarERROR: /undefinedfilename in (licao04c-introducao.ps)
Operand stack:

Execution stack:
   %interp_exit   .runexec2   --nostringval--   --nostringval--   --nostringval--   2   %stopped_push   --nostringval--   --nostringval--   --nostringval--   false   1   %stopped_push
Dictionary stack:
   --dict:1124/1686(ro)(G)--   --dict:0/20(G)--   --dict:102/200(L)--
Current allocation mode is local
Last OS error: 2
ESP Ghostscript 815.04: Unrecoverable error, exit code 1

rjbgbo

Por favor irmãozinhos, minha saga continua

Pelo menos já acertei em dar o comando ps2pdf e ver que ele produz o pdf /home, mas está vindo tudo em branco.

Instalei os pacotes gs-gpl e gv e nada.

Tô pesquisando em todos os fóruns e também no Google.

JotaEle

Faça o seguinte teste: Abra o Editor de Texto em Aplicações->Acessórios, digite um pequeno texto, salve-o (teste.txt), imprima-o para um arquivo (teste.ps) e depois execute,

ps2pdf teste.ps teste.pdf

deverá funcionar, se não deve ter algum problema com o sua instalação do Ghostscript.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

rjbgbo

Citação de: JotaEle online 14 de Junho de 2007, 22:20
Faça o seguinte teste: Abra o Editor de Texto em Aplicações->Acessórios, digite um pequeno texto, salve-o (teste.txt), imprima-o para um arquivo (teste.ps) e depois execute,

ps2pdf teste.ps teste.pdf

deverá funcionar, se não deve ter algum problema com o sua instalação do Ghostscript.

Amigo JotaEle obrigado pela sua atenção

Acabei de executar seu teste e deu tudo certo, então fui testar o tal arquivo que desejo converter e nada e o estranho é que já fiz testes c/ os comandos de impressora, menos minha HP deskjet 3420:
CPUS?postscript-color e PostScript/default

E nada do Firefox me dar uma solução até capturei uma tela c/ o teste que vc me passou:

rjbgbo

Fiz todo o processo usando o navegado Epiphany e deu certo a exportação em *ps e depois a aplicação do comando $ ps2pdf nomedoarquivo.ps nomedoarquivo.pdf

também testei pelo comando $ ps2pdf nomedoarquivo.ps e o resultado também foi positivo.

Bom só ficou então o caso do Firefox estar exportando c/ defeito o *ps, por algum motivo, talvez relacionado a impressora HP deskjet 3420

JotaEle

Não creio que seja nada relacionado á sua impressora, pois eu uso esse recurso de salvar para Postscript mesmo em micros que não tem impressora configurada. E aqui no meu sistema quando eu salvo um arquivo PS a partir do Firefox consigo converte-lo para PDF. Acho que o documento em particular que você está querendo converter é que tem algum comando PS errado.

Tente usar o Ghostscript diretamente com um nível verboso maior para ver todos os erros reportados.
Ubuntu 6.06

rjbgbo

Amigo JotaEle, hj como tive mas tempo sai nas buscas ainda mais rigorosa, agora sobre combinar múltiplos PDFs, que achei algo.

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1637

Lá verifiquei que o pacote gs ñ estava instalado no meu Ubuntu, procedi a instalação e fui aos testes e ai deu tudo certo no caso do Firefox, de bandeja aprendi a combinar múltiplos PDFs, e resolver uma dúvida que a meses me aborrecia, fazer o que chamamos de booklet (brochura) na editoração eletrônica.

Tu ñ imagina minha felicidade.

Muito obrigado pela sua atenção, s/ ela jamais teria conseguido dar tantos passos no Ubuntu.

Um abraço

ginho