Dois mouses no gnome

Iniciado por AsA, 12 de Junho de 2007, 17:21

tópico anterior - próximo tópico

AsA

Pessoal, tenho como ligar dois mouses ao mesmo tempo no ubuntu com o gnome? Digo, ligar dois mouses e usar dois mouses ao mesmo tempo.  ;D

vlw!

AsA

samuelbh

É possível sim e é o que eu faço em casa. Uso um mouse ps2 e um serial. VOcê terá que editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf de acordo com o mouse utilizado.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

mrbin

Tenho uma dúvida: qual a utilidade disso?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Tota

Citação de: mrbin online 13 de Junho de 2007, 00:00
Tenho uma dúvida: qual a utilidade disso?

Eu sou um pouco mais egoista!!! Eu preciso de três mouses.
Como dou aulas em Faculdade, tenho o touchpad no notebook, mais um mouse usb sem fio para mudar as telas à distância e tenho um ponteiro a laser sem fio usb para movimentar o broffice presentation.

No Ubuntu é só plugar tudo que funciona as mil maravilhas.

samuelbh

Para mim é útil pois o clique do meu mouse laser está com problema (clica duas vezes) e ele tem scroll. Uso ele mais para jogos ou para ler grandes documentos e páginas. O mouse serial é de bolinha e não tem scroll, então uso mais para acessar as funções do pc.

AsA

certo... muito interessante! Mas, eu vou um pouco além. Já utilizei o Live CD no notebook e pude conferir isto, mas o 'apontador' fica como sendo um só! Quero dois apontadores. Quero poder clicar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Usar dois mouses independentes no sistema.

Qual a utilidade disto? Bem, a utilidade é diretamente proporcional à sua criatividade e sua capacidade de programação. Criatividade, tenho de sobra. Programação, sei alguma coisa de C++ e tô apanhando feio pra conseguir uma IDE com RAD boa em C++, podem conferir no tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20450.msg110943.html#msg110943

Outra coisa, faço ciências da computação e estou partindo para me especializar em interfaces, quem tiver interesse, é só falar comigo.

samuelbh

Ah ta, entedi o que você quer. Esse tipo de coisa eu nunca experimentei. Orocura no google, se possível em inglês.

Tota

Acho que dois rastros de mouse é impossível, pois o mesmo é um mapeamento em pixels da tela.
Dois ponteiros causariam um conflito.

AsA

Citação de: Tota online 14 de Junho de 2007, 09:16
Acho que dois rastros de mouse é impossível, pois o mesmo é um mapeamento em pixels da tela.

Impossível não é. a prova mais cabal disto é o tão falado iPhone, sem contar este novo micro multi-touch-screen da MS. O que estes sistemas veêm são vários apontadores. Agora, como fazem isto é a pergunta! Particurlamente, eu acredito que, ou o sistema foi projetado do zero para esta funcionalidade ou ele faz um multiplexamento das entradas com tal velocidade que não percebamos o chaveamento entre os apontadores. Para o hardware, nestes casos, o buraco é mais embaixo porquê tem o segredo da tela reconhecer que são vários apontadores sem conflito, mas para um micro com entradas distintas não vejo problema em relação ao hardware e sim no software.

Valeu! a discussão está boa!

AsA

Tota

Citação de: AsA online 14 de Junho de 2007, 17:21
Citação de: Tota online 14 de Junho de 2007, 09:16

Impossível não é. a prova mais cabal disto é o tão falado iPhone, sem contar este novo micro multi-touch-screen da MS. O que estes sistemas veêm são vários apontadores. Agora, como fazem isto é a pergunta! Particurlamente, eu acredito que, ou o sistema foi projetado do zero para esta funcionalidade ou ele faz um multiplexamento das entradas com tal velocidade que não percebamos o chaveamento entre os apontadores. Para o hardware, nestes casos, o buraco é mais embaixo porquê tem o segredo da tela reconhecer que são vários apontadores sem conflito, mas para um micro com entradas distintas não vejo problema em relação ao hardware e sim no software.

Valeu! a discussão está boa!

AsA

Vejo o nosso problema como uma necessidade do kernel em mapear os pontos de tela.
Como 99,99999% das pessoas (herança da arquitetura X86) se acostumou com um apontador, pra que se preocupar ? O tempo foi passando e o tratamento de tela ficou sendo considerado de uma maneira monolítica.

Pegar a requisição de interrupção (IRQ) vinda do mouse em determinada coordenada, alinhar às coordenadas X,Y do monitor e devolver o valor para o processador "ad infinitum" é muito mais fácil para um processador com um SO unitarefa fazer.(DOS) ( alguém lembra dos peek X,Y [ ler o mouse ou posição do cursor ] e poke X,Y [ imprimir na tela o resultado de peek ] ) ?

Não podemos esquecer que nossas maquinas ainda são os jurassicos IBM XT só que turbinados com PCI Express, etc. haja visto o esforço que fazemos hoje em dia para renderização de video...

Realmente com multitarefa a coisa iria ficar interessante: duas áreas de trabalho, uma rodando um tedioso trabalho de monografia em processador de texto, a outra rodando Need for Speed cada tela com seu ponteiro... Hummm.

Como é que a coisa rola eu tendo um mouse e um Joystick ? Os dois são mapeados da mesma maneira, coordenadas X,Y. A coisa funciona!

Bem, podemos concluir toscamente que se a dupla mouse/joystick funciona, nosso problema estará no tratamento a nível de IRQ's dentre alguns outros.

Acredito que o tempo de máquina ( multiplexamento das entradas ) aqui no caso não é tão importante quanto ao tratamento que o Kernel dá ao dispositivo apontador já que efetivamente temos ( em hipótese ) dois apontadores ( mouse+joystick ).

Peço desculpas a todos principalmente ao AsA, mas realmente impossível não é não....
Nada como sair do Forum e refletir por algum tempo......

Antigamente o joystick era tratado pela placa de som. Dava até para fazer um mouse dele.
Mas realmente nos dias de USB de hoje eu não teria como responder quem cuida do quê.

Se pudermos "enganar" o Kernel, dizendo a ele que um mouse é o dispositivo sei lá Rato1 e outro mouse é o dispositivo (por analogia ) Joy1, dando aos dois a instrução Print > Display ( ou Print on Screen ) realmente nós teriamos dois mouses independentes e funcionais. O conflito não existiria.

Fica a sugestão, criar um programa que faça um joystick traçar linhas na tela ( já existiu há muuuito tempo atrás nos joysticks da Logitech, tempo de Windows 3.1, PC 386 ). Depois é só refinar o programa e trocar a instrução do botão de ( on click then peek X,Y, poke X,Y ) ( para on click then peek X,Y and print > display )

Desculpas novamente se não me fiz entender direito, mas codigo de maquina eu abandonei já faz uns dez anos, e programação a mais ou menos uns vinte, caí na besteira de fazer Odontologia mas continuo me dedicando à Informática em 20 % do meu tempo.

[],s

ares

procura nos repositorios e no google por "multseat"

é uma forma de configurar 2 monitorer, 2 teclados e 2 mouses em um computador e usar como se fossem dois computadores...       voce pode configurar apenas 2 mouses e jogar eles no mesmo monitor, assim tem seu dual-ponteiro...

tenta ai, se achar algo legal posta pra todo mundo...       eu só não testo pois não tenho 2 mouses...

Tota

Citação de: ares online 16 de Junho de 2007, 21:50
procura nos repositorios e no google por "multseat"

é uma forma de configurar 2 monitorer, 2 teclados e 2 mouses em um computador e usar como se fossem dois computadores...       voce pode configurar apenas 2 mouses e jogar eles no mesmo monitor, assim tem seu dual-ponteiro...

tenta ai, se achar algo legal posta pra todo mundo...       eu só não testo pois não tenho 2 mouses...
Ares, sua curiosidade valeu.
Tive acuriosidade de ler os topicos googleando e achei um que pode ser o de interesse:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Multiterminais/Multiterminal_com_Xephyr

AsA

Tota, você não precisa pedir desculpas a ninguém, estamos aqui pra isto mesmo! para discutirmos, trocarmos conhecimento e aprender cada vez mais. Já estamos progredindo!

Você citou bem uma aplicação para dois mouses. Imaginemos, uma planta de controle industrial, não precisamos ter, necessariamente, mouses, mas qualquer dispositivo apontador. Nesta planta temos uma máquina grande e complexa para controlar, se alguém aqui trabalha ou conhece automação industrial sabe que esta será representada no sistema por várias telas com representação 2D, pouco intuitivo. Se tivessemos um modelo 3D da máquina seria uma mão na roda total. Mas, muita gente tem dificuldade de lidar com mouse, em 3D a princípio, seria pior ainda. O operador do sistema teria que girar a máquina, dar zoom e tudo mais.

Bem, se ao invés de dois mouses tivessemos uma tela multi-touch-screen que reconhecesse, dois apontadores?

Aí coisa muda completamente de figura! O girar seria apenas deslizar o dedo sobre a imagem. O zoom seria apenas utilizar os dois dedos, como nesse novo sistema da MS, e assim vai. Qualquer um poderia operar uma máquina desta de forma intuitiva. Hoje em dia é um problema para um operador associar um retângulo na tela com motor, por exemplo.

E em jogos? Os jogadores de plantão podem dar suas apostas. Aplicações de segurança, interatividade com hardware e tudo mais.

O que vocês acham?

Tota

Comprei sua idéia AsA, mas para meu futuro notebook, que no caso seria um Tablet.

imagine ele ligado num data show e o apresentador usando um dedo de cada mão para girar as telas. dar zoom etc.

Vou gritar como minha filha ao passar pela loja de brinquedos: EU QUERO, EU QUERO, EU QUERO!!!!

k7br

Talvez ajude (em inglês)
Video

Fonte : orkut Ubuntu Brasil
Creditos : Daniel