Dell pisando na bola

Iniciado por nq6, 06 de Junho de 2007, 12:22

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Dell pisando na bola

Os primeiros laptops Dell rodando Linux já estão sendo entregues. Neste site o comprador de um desses modelos dá suas impressões sobre o Dell 1505n.

Para um micreiro (como dizíamos antigamente) continua sendo uma boa compra mas para um usuário leigo recomendo distância. Motivos? vejamos:

1 - Resolução - Embora a tela seja widescreen, o Ubuntu vem com o default 1024x768, o que em um LCD deixa a imagem horrivelmente borrada. Como alterar? Abrir console, e dar um "sudo apt-get install 915resolution". Sim, console.

2 - Bootloader - Após a primeira autalização do sistema, o reboot é interrompido com uma mensagem de erro: "Unable to mount partition". Pombas, Dell, em máquinas de produção? Que trabalho mais porco! Felizmente esse também tem solução, então instrua sua avó para:

• Reboot the system.
• At the 3 second countdown before the Ubuntu splash screen press ESC. The grub menu will come up.
• The first entry will be highlighted. Press to edit the entry.
• The root (hd0,0) line will be highlighted. Press to edit that line.
• The grub edit>" prompt will come up, with "root (hd0,0)" already entered. Change it to read "root (hd0,2)" and press . This will take you back to the previous screen.
• Press b. The system will boot normally.

Once the system is booted, we need to fix the file that is causing the problem. To do this:
• Log in to the system.
• At the desktop, open Firefox and navigate to .
• Click Applications - Accessories - Terminal. A terminal will open.
• Type "gedit fix-menu-lst.sh" and press Enter.
Copy and paste the following script from the Firefox window into the gedit window:

A cut down version of this has already been posted on the wiki site at (...)

3 - Falha em voltar do modo Suspenso - Para desktops não é grande coisa, mas notebooks não podem ter esse tipo de problema. Você fecha seu notebook, com uma penca de arquivos, entra no avião, abre, e descobre que *ploft* perdeu tudo. Vai gritar "maldito Bill Gates" pela força do hábito, mas estará pensando no Michael Dell

Esse tipo de problemas são muito ruins para um usuário final, leigo. Coisas como a resolução de vídeo não vir configurada para o valor nativo do hardware é no mínimo desleixo. Estamos falando de um notebook, não de um desktop onde a Dell não terá controle sobre o monitor instalado.

Por esses problemas relatados, posso concluir que o Linux pode até estar pronto para o desktop, mas a Dell não está pronta para o Linux.

Fonte: http://www.meiobit.com/dell_pisando_na_bola#comments
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Cassiano

Vou dizer algo que provavelmente irei ser crucificado, mas o dia que tiver todas as ferramentas graficas sem necessidade do console o linux dominará o mundo tranquilamente. Tem muitas coisas que não tem jeito tem que ir no console, pessoalmente acho ruim.

Eunir Augusto

Citação de: Cassiano online 06 de Junho de 2007, 16:50
Vou dizer algo que provavelmente irei ser crucificado, mas o dia que tiver todas as ferramentas graficas sem necessidade do console o linux dominará o mundo tranquilamente. Tem muitas coisas que não tem jeito tem que ir no console, pessoalmente acho ruim.

ngm vai te crucificar por nao ir contra as regras do forum, meu amigo

inclusive, se vc acha bom ou ruim, isso nao faz com que a comunidade te julgue. pelo contrario

temos liberdade no linux, graças a Deus

liberdade de expressão, inclusive

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

clcampos

Já escrevi isto em outro tópico. Não basta vender com linux, tem que entregar todo acertado, todo o hardware configurado, resolução de tela correta, se possível com plugin do flash instalado, java, codecs e etc.

Acho que uma pessoa que nunca mexeu tem que se sentir a vontade, assim ela não fica chateada, não procura assistência técnica, e não encontra um técnico com vontade de colocar um windows piratão lá pra ela.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Virus_cg

Cassiano, também acho que toda configuração também deve poder ser feita do modo gráfico. Eu gosto de usar o terminal de texto, mas se as opções também existirem no modo gráfico podemos dizer que temos total liberdade de escolha na configuração. E mais, isso não está longe, temos cada vez mais ferramentas gráficas e os problemas de compatibilidade são cada vez menos freqüentes.

clcampos, eu não acho que precise vir toda configurada, se vier ótimo; se não, não tem problema; para mim o problema que ocorre aí é outro, se a DELL quer vender computadores com Linux deve colocar um hardware compatível ou criar tais driver's para que o usuário não sofra... Codecs, java, etc... Não precisa vir, depois o usuários instala através do Synaptic ou Adept...

Sobre "a dominação do mundo pelo Linux", eu acho que isso vai acontecer quando as empresas que produzem jogos para PC, começarem a produzí-los para o Linux também, é isso que segura o Microsoft Windows. A idSoftware (é quem faz Quake 4, Doom 3, etc...) começou muito bem, quem aqui já jogou Doom 3 no Linux e no Windows? Aqui em casa funciona infinitamente melhor no Linux... Consigo jogar em qualidade alta (não máxima, um nível antes) no Linux... No Windows, posso ir na média ou normal, no máximo porque se passar só jogo em câmera lenta...

Meu PC:
Pentium 4 1715MHz com 512MB DIMM e placa GeForce FX5200 128MB.

;)

Darcamo

Se a empresa vende um computador com linux realmente não é obrigação dela entregar ele todo configurado com java, codecs, etc. Mas o hardware sim. Esse tem que vir todo configurado de forma que o usuário possa utilizar todo o seu potencial sem ter que passar horas no google para configurar esse ou aquele dispositivo.

RC2006

Pessoal, vamos dar um crédito para Dell, afinal um dos poucos grandes fabricantes, ou o único, a escolher o Ubuntu instalado de fábrica. Problemas iniciais acontecem, talvez por falta
de funcionários qualificados para a função. Acredito que seja questão de tempo.
A intenção é boa. Vi comentários de que no site oficial da Dell americana colocaram temporariamente um pequeno vídeo mostrando vantagens do linux em relação ao windows sobre segurança.
Acho até que nossa comunidade poderia ajudar qualquer fabricante que se disponha a vender seu produto com o linux pré-instalado apontando erros e soluções.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Virus_cg

RC2006, concordo com você sobre o apoio, o que estamos dizendo é que não precisa de muito para olhar a especificação do hadware e do SO e dizer:
- "Vamos usar o outro porque esse pode ou vai dar problemas de incompatibilidade..."
ou:
- "Não, vamos usar esse, mas vamos fornecer junto com o computador tudo o que for necessário para seu funcionamento..."

Mas eu apoio a iniciativa sempre, Linux 4 ever!

;D

rodox12

Pessoal, vamos dar um crédito para Dell, afinal um dos poucos grandes fabricantes, ou o único, a escolher o Ubuntu instalado de fábrica.

Problemas iniciais acontecem...mas problemas bobos como esse que podem ser solucionados com um comando para arrumar a tela nao poderiam ser evitados??

Voce ja ouviu falar no programa do governo computador para todos que vem com Linux??
Ta parecendo a mesma coisa...isso soh estraga a imagem do pinguim...
Temos que fixar o bug #1.

lr.gamito

Na verdade eu acho que não tem chance de 100% de vc sair do console, há ferramentas que seriam simplesmente inviáveis em modo gráfico, como o ping, entre outras...
mas realmente isso só é utilizado por pessoas que sabem de sua utilidade, dificilmente um usuário leigo vai entrar no Konsole para digitar alguma coisa...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Cassiano

Mais se considerarmos que não dá para fazer tudo em modo gráfico iremos ir contra a premissa que tudo no linux é configurável. Há coisas que não concordo no linux como o gerenciamento de partições, o sistema é bem robusto para ligar e montar uma partição no boot. Esse negócio que dá muitos erros eu não concordo não. Estou comentando estas coisas porque os computadores da dell chegarão ao usuário comum e ele terá estas críticas. Inclusive muita gente me questiona isso.

zoroastro

Citação de: RC2006 online 07 de Junho de 2007, 09:19
Pessoal, vamos dar um crédito para Dell, afinal um dos poucos grandes fabricantes, ou o único, a escolher o Ubuntu instalado de fábrica. Problemas iniciais acontecem, talvez por falta
de funcionários qualificados para a função. Acredito que seja questão de tempo.
A intenção é boa. Vi comentários de que no site oficial da Dell americana colocaram temporariamente um pequeno vídeo mostrando vantagens do linux em relação ao windows sobre segurança.
Acho até que nossa comunidade poderia ajudar qualquer fabricante que se disponha a vender seu produto com o linux pré-instalado apontando erros e soluções.

será que a intenção foi mesmo boa?
será que eles nao começaram a vender PCs para usuarios leigos verem um Linux acharem que é uma bosque?
sempre fico com um passo atrá pra essas empresas capitalistas de derma....

leandromdelima

Citação de: lr.gamito online 11 de Junho de 2007, 09:10
Na verdade eu acho que não tem chance de 100% de vc sair do console, há ferramentas que seriam simplesmente inviáveis em modo gráfico, como o ping, entre outras...
mas realmente isso só é utilizado por pessoas que sabem de sua utilidade, dificilmente um usuário leigo vai entrar no Konsole para digitar alguma coisa...

E qual seria a dificuldade de criar uma interfacezinha gráfica para ping?  Na verdade alguns programas de monitoração e gerenciamento de rede tem um "ping gráfico".  E pq esse medo do console?  Não vejo necessidade de sair 100% do console, afinal é sempre bom ter mais de uma opção de utilização do sistema.

Acho que só o windows mesmo aboliu o console.  E o resultado acho que todos aqui conhecem...
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

clcampos

Citação de: leandromdelima online 19 de Junho de 2007, 10:58
Citação de: lr.gamito online 11 de Junho de 2007, 09:10

E qual seria a dificuldade de criar uma interfacezinha gráfica para ping?  Na verdade alguns programas de monitoração e gerenciamento de rede tem um "ping gráfico".  E pq esse medo do console?  Não vejo necessidade de sair 100% do console, afinal é sempre bom ter mais de uma opção de utilização do sistema.

Acho que só o windows mesmo aboliu o console.  E o resultado acho que todos aqui conhecem...

Desculpem mas me digam uma coisa. O que faz a segunda aba da tela aberta com a opção? Sistema > Administração > Ferramentas de Rede?

Não é a tal interface gráfica do ping?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Virus_cg

Eu não concordo com abolir o console, mas sim que deve ser possível configurar o Linux completamente sem o uso dele, com ferramentas gráficas, ficando o console como opção de uso onde cada tipo de usuário pudesse optar.

Particularmente mudaria muito pouco o meu estilo atual de uso, mas isso é uma opção minha e acho que deveria ser o mesmo para todos. 100% configurável em modo texto e gráfico, isso que deve ser o futuro do Linux para que a palavra liberdade esteja sempre ligada a ele.

:)