Sistema não dá boot. Aparece falta do "apt" [Resolvido]

Iniciado por f.viana, 03 de Junho de 2007, 22:41

tópico anterior - próximo tópico

f.viana

O Ubuntu passou a travar no boot. Depois de certo tempo sem movimento na barra de inicialização, aparece uma tela preta informando que não há "apt", que é preciso instalá-lo, sugerindo "apt-get install apt", com prompt do root. Quando faço isso, aparece mensagem de erro. Pressiono "Ctrl+D" e o sistema acaba carregando. O que está acontecendo?

celsofaf

Tive exatamente o mesmo problema que você hoje cedo. Tentei modo de segurança, mas nada também. Muito estranho... No meu caso, também apareceram algumas mensagens aleatórias de "segmentation fault". Vai saber... Mas "resolvi" o problema jogando o Ubuntu fora e colocando o Mint (que é o Ubuntu) no lugar. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

f.viana

Acho que é problema no sistema de arquivos. Vou seguir os conselhos do Morimoto (http://www.guiadohardware.net/dicas/recuperando-particoes-danificadas.html) e ver no que vai dar.

Aliás, buscando sobre o assunto na internet, vi muita encrenca do ubuntu com o sistema reiserfs (que estou usando), supostamente melhor que o ext3. Talvez seja mera coincidência.

celsofaf

O reiserfs é melhor que o ext3 no sentido de que manipula arquivos pequenos com muito melhor desempenho, mas perde no quesito estabilidade e segurança.

De qualquer modo, acho que você matou a questão para mim: sistemas de arquivos problemáticos! Vou depois, quando chegar em casa, fazer essa checagem em todas minhas partições, pois acho que perdi meu Arch exatamente pelo mesmo problema. Graças ao bom Deus meus dados pessoais estão bem seguros e faço cópias de segurança periodicamente; formatar tudo nunca é problema para mim.

Inclusive, vou testar a distro RIP (Recovery Is Possible - http://distrowatch.com/table.php?distribution=rip), que pelo visto é feita exatamente para executar esses tipos de reparos. Melhor: vou testá-la já mandando ela fazer o que tem que ser feito. :D

f.viana

Baseando-me nas dicas do Morimoto, tentei eliminar o problema e as coisas aconteceram assim:
1) Tentei passar o fsck da linha de comando e aparecia uma mensagem que o disco estava montado e não era possível fazer a verificação (sou neófito em Linux :-[).
2) Usei um live CD (Kurumin) e, como root, digitei no terminal: "reiserfsck --check /dev/sda1" (sem aspas).
3) O disco foi vasculhado sendo retornada a mensagem de que tudo estava perfeito. Nenhum problema nos arquivos.
4) Dei um boot e o problema continuou.
5) Repeti o procedimento umas três vezes (checagem+boot), e o resultado foi sempre o mesmo.
6) Tentei o comando "fsck.reiserfs /dev/sda1" e o resultado também foi o mesmo. Ou seja. nenhum erro é apontado, mas o problema não é resolvido.

Entretanto, o log do fsck aponta o erro existente, só não sei como corrigi-lo:

Log of fsck -C -R -A -a
Tue Jun  5 20:22:59 2007

fsck 1.40-WIP (14-Nov-2006)
Replaying journal..
Reiserfs journal '/dev/sda5' in blocks [18..8211]: 0 transactions replayed
Checking internal tree..finished
Reiserfs super block in block 16 on 0x805 of format 3.6 with standard journal
Blocks (total/free): 14424352/12406445 by 4096 bytes
Filesystem is clean
Failed to open the device 'UUID=e4f239cb-00a5-4ec2-9bba-50597cea0846': No such file or directory

Reiserfs super block in block 16 on 0x805 of format 3.6 with standard journal
Blocks (total/free): 14424352/12406445 by 4096 bytes
Filesystem is clean
fsck died with exit status 8

Tue Jun  5 20:23:09 2007
----------------

celsofaf

Olha, só complementando sobre o meu problema (que era parecido com o de f.viana). Mesmo porque, depois que postei aqui, meus problemas aumentaram e eu já não conseguia mais rodar nem instalar distro alguma. No caso, um dos meus dois pentes de memória RAM (ambos com 512MB) está defeituoso, e tive que me desfazer dele. Agora meu computador já tá rodando legal, já rodo tudo normalmente e tranqüilamente, reinstalei o Ubuntu Feisty e o Arch e tá tudo ótimo. Apesar de parecer que era, na verdade nada tinha a ver com sistemas de arquivos defeituosos.

Como descobri meu problema? No fórum principal do Ubuntu sugeriram-me de rodar o "memtest" (se você bootar com quase qualquer LiveCD, verá esta opção). BINGO: problemas! Removi meu pente mais antigo e rodei o memtest novamente, e deu tudo OK, e não tive mais problemas. Bom, será um tanto chato ficar com metade da RAM que eu tinha, mas de fato eu não precisava de tanta assim.

Tente fazer isso; quem sabe não é a mesma coisa... :/

f.viana

Consegui resolver o problema com a ajuda dos amigos do Fórum do Guiadohardware (Morimoto-Kurumin) (http://www.guiadohardware.net/comunidade/).

Seguem, abaixo, extratos das mensagens postadas lá:

1)  ------------- (f.viana) -----------------

O próprio Ubuntu, quando carrega depois do "Ctrl+D", funciona perfeitamente, não indicando a existência de qualquer erro.

E eu não sei que dispositivo é esse ('UUID=e4f239cb-00a5-4ec2-9bba-50597cea0846') que está impedindo o Ubuntu de dar boot.

2)  ------------- (inject unix) -----------------

Vamos supor que você perdeu o UUID da partição /home

Então você faz o seguinte no terminal:

sudo vol_id -u /dev/<dispositivo>

Onde "dispositivo você já sabe" né?.. continuando..

copia o uid e cola no lugar do anterior no /etc/fstab

Por exemplo:

# /dev/hda5 -- converted during upgrade to edgy
UUID=6727a24a-c378-4203-9789-101a90bb0a77 /home ext3 defaults 0 2

Aqui tem outra página que fala algo sobre UUID..

http://linuxabordo.com.br/blog/index... =1&também=1&pb=1

Boa sorte!

3)  ------------- (f.viana) -----------------

O erro estava no Disk6, uma partição formatada em Fat32 pelo Windows, porque não conseguira formatar pelo Ubuntu. Eu a utilizei para fazer um backup de todo o sistema (tar -cvpzf /media/BACKUP/backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys /).

Como não tinha nada a ver com o boot, não passou pela minha cabeça que ela pudesse ser a fonte do problema.

Substituí o UUID "e4f239cb-00a5-4ec2-9bba-50597cea0846" pelo correto "B8F1-84E7", mostrado tanto pelo gerenciador de dispositivo (avançado) quanto pelo comando "sudo vol_id -u /dev/sdb6", indicado pelo Inject Unix, mas ainda há problema.

Estava assim:
# /dev/sdb6
UUID=e4f239cb-00a5-4ec2-9bba-50597cea0846 /media/sdb6 reiserfs defaults 0 2

Ficou assim:
# /dev/sdb6
UUID=B8F1-84E7 /media/sdb6 fat defaults 0 2

Primeiro, indiquei que a partição estava no formato "fat32", o que é verdade, mas o boot indicou erro, não reconhecendo o formato "fat32". Passei para "fat", e a resposta foi a mesma: não reconheceu o formato.

Ou seja, o dispositivo está sendo reconhecido direitinho, mas o formato da partição não.

4)  ------------- (f.viana) -----------------

Andei procurando na internet a combinação "fat32" e UUID, e acabei vendo que o formato aparecia sempre como "vfat". Resolvi arriscar.

Troquei o termo "fat" por "vfat" e tudo se encaixou!

O sistema dá boot normalmente e o ícone da partição ("backup") aparece no desktop.

Obrigado a todos que prestaram sua colaboração. Fórum, seja ele qual for, tem tudo a ver com o espírito "Ubuntu".

Cláudio Novais

Eu não li o que aqui está escrito, mas isto é uma actualiazação do ubuntu!!!!!!!!!

á cerca de 15 dias atrás isto aconteceu-me, falei com colegas meus que percebem bastante de linux, e disseram que a solução era format c:

ontem voltei a fazer outra actualização do kernel, e voltou a acontecer isso. fui ao boot arrankei pelo kernel antigo e arrancou direito. depois, á noite, tentei arrancar com o kernel novo e ele arrancou não sei bem como.

mas, confirmo: sistema de ficheiros Reiserfs, logo é isto que está a dar barraca.. :P