Desgraça ocorreu no GRUB! [Supreendentemente, resolvido!]

Iniciado por IgorM0L, 26 de Maio de 2007, 20:58

tópico anterior - próximo tópico

IgorM0L

Olá!

Acho que fiz uma merma no arquivo /boot/grub/menu.lst e quando vou iniciar uma seção no Ubuntu da um erro no GDM, e quando vou entrar no recovery mode para tentar arrumar o arquivo ele so entra no HD como leitura!
O que faço?!
Estou desesperado!!!

VB5

Primeiro, o que exatamente você fez no menu.lst?... Segundo, consegue entrar em modo texto?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

IgorM0L

Primeiro: Acrescentei uma linha para tentar bootar por outro HD com WinXP, e depois disto deu pau!
Se não me engano era:
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd1,0)
makeactive
chainloader +1

Depois disto não funcionou mais!

Segundo: Entro no modo de texto mas não consigo editar nenhum arquivo porque marca como somente leitura.
Quando até mesmo vou carregar o Ubuntu ele passa pela checagem do HD e da vários erros, tudo depois de ter mexido no menu.lst!

solanoalves

Não é mais facil você postar aqui o seu menu.lst ?

VB5

OK... mas na próxima, faça um backup do arquivo antes!...  ;D

Seguinte, vamos ver se isto funciona: eu já fiz uma dessas para acertar minha placa de vídeo e acabei ficando apenas no modo texto. Daí loguei, fui até a pasta onde estava o arquivo em que havia mexido, usei o "sudo" e o "edit" para remover as linhas erradas. Salvei o arquivo, reiniciei o micro e pronto... back in business!...  :D

Espero que ajude!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

raz0r

Não seria mais fácil digitar update-grub no terminal?   ;D ;D ;D
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

VB5

Olha, até aí eu não sei...  :D o comando retiraria a s linhas erradas, ou restauraria o menu.lst original?...

VB5

raz0r

Citação de: VB5 online 26 de Maio de 2007, 21:28
Olha, até aí eu não sei...  :D o comando retiraria a s linhas erradas, ou restauraria o menu.lst original?...

VB5

Creio eu que ele tbm retira as linhas erradas além de restaurar o menu.lst e adicionar novas entradas no caso de vc colocar outro hd com boot de outro OS.

IgorM0L

Vou detalhar melhor...

Quando ele esta carregando (o Ubuntu) quando esta checando o "root file system" cai na checagem do HD porque fala que tem algo errado nos files system.
Aí quando esta em 21% da checagem aparece algo como: Inodes that were part of a corrupted orphan linked list found.
/dev/hda1: unexpected inconsistency; run fsck

Vou tentar agora os modos que me falaram e ver se o problema realmente é no GRUB.

raz0r

Citação de: igormol online 26 de Maio de 2007, 21:35
Vou detalhar melhor...

Quando ele esta carregando (o Ubuntu) quando esta checando o "root file system" cai na checagem do HD porque fala que tem algo errado nos files system.
Aí quando esta em 21% da checagem aparece algo como: Inodes that were part of a corrupted orphan linked list found.
/dev/hda1: unexpected inconsistency; run fsck

Vou tentar agora os modos que me falaram e ver se o problema realmente é no GRUB.

Tenta rodar um "fsck.ext3 /dev/hdx"

IgorM0L

Depois deste poste vou tentar o que raz0r disse.

Uma observação, o update-grub deu o erro:
line 287: awk: comand not found
até mesmo o sudo esta dando isto!

IgorM0L

Diria que ocorreu algo incrível, surpreendente!
No momento que estava digitando fsck.ext3 /dev/hda1, sem querer quando digitei fsck, ao invés de pressionar o ponto pressionei enter, dei yes pra tudo que apareceu na tela e funcionou! Estou nele agora!

Muito, mas muito obrigado a todos!!!!!!!!!!
Um exelente sábado a noite e um ótimo fim de semana!

OBS: É na hora do desespero que percebemos que não somos auto-suficientes, algum momento iremos precisar da ajuda comunitária.

VB5

Ótimo!...  folgo em saber que, por "acidente" ou não, funcionou!... pelo visto, o comando sugerido pelo raz0r era o certo; o fato de você tê-lo digitado apenas parcialmente acabou levando-o à solução.

Agora você pode dormir mais tranquilo...  :D :D ... e sim, concordo: só a cooperação é a resposta!

VB5