placa de som nvidia nao funciona

Iniciado por chipito, 24 de Maio de 2007, 12:34

tópico anterior - próximo tópico

chipito

ola amigos,

sou novo no ubuntu , ja usei algumas vezes o 6.10 mas agora baixei o 7.04 ontem
melhorou muito!!!

todo meu hardware foi detectado corretamente, inclusive minha video geforce 7900 (q inclusive instalei os drivers nvidia pelo menu e ativei ateh os efeitos da area de trabalho, tudo 100% !!!)

o problema esta no som... simplesmente nao funciona, mas ele é detectado

o estranho eh q se eu tocar MP3 ou assistir video pelo TOTEM, funciona 100% (inclusive pela saida SPDIF digital q eu uso) mas no resto do sistema (jogos, gnome, videos youtube) sai tudo mudo

alguem sabe o que pode ser?

a placa mae é uma DFI lanparty NF4-DR Deluxe

e o controle de som (akele lah no lado do relogio) diz que a placa é nvidia CK804 ALSA mixer

fico no aguardo e obrigado!

VB5

chipito,

minha MoBo é uma Asus K8N com áudio on-board, que usa CK8S ALSA, e funcionou perfeitamente desde o início. Verifique em Sistema > Administração > Gerenciador de Dispositivos se o ALSA está instalado; se não, tente instalá-lo pelo Synaptics. Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

chipito

amigo, primeiramente obrigado pela ajuda !

agora deixa eu te responder:

1- nao achei "configurador de dispositivos" no menu sistema -> administracao... é outro nome? eu encontrei "informacoes de hardware" no menu preferencias... seria esse?

2- como eu vejo se o alsa esta instalado? fui no menu servicos e habilitei o "alsa-utils" mas fora isso nao tem nenhuma outra referencia a ALSA

3 - fui no adicionar e remover e adicionei tudo que tinha alsa no nome hehehe, mas nao adiantou

agora o principal

peguei um fone de ouvido emprestado e conectei direto no micro, na saida de som (plugue verde) e funcionou 100% em tudo!!! o detalhe é que eu ligo o PC no ap. de som atraves da saida SPDIF (aquela digital)

entao na verdade, o som esta funcionando, soh esta usando a saida errada... mas ja tentei de tudo mexendo no mixer (um monte de configuracoes diferentes) e nao tem jeito de botar a saida pra funcionar no SPDIF....

agora o curioso é que o TOTEM funciona 100% com o spdif... nao tem como eu ver a configuracao dele e aplicar no resto do sistema??? pq realmente é curioso que um PROGRAMA em si funcione e o resto do sistema não...

aguardo resposta e obrigado!
(ao menos agora sei que o som esta OK hehehehe, se precisar instalar pra alguem mando usar fone  ;D )

VB5

Bom... isso muda tudo!  ;D Por partes, como diria o Jack...

- Uso o Edgy, e nele é Sistema > Administração > Gerenciador de Dispositivos; se está usando o Feisty, pode ser diferente.

- Você não tinha dito que estava usando a saída digital... Pelo que entendo, se você usa o Totem seu aparelho de som reproduz bem;  portanto, no seu micro está tudo OK, à primeira vista, e no seu aparelho de som também.

Tente verificar em Sistema > Preferências > Som se tudo está em Autodetect, exceto a captura que deve estar em ALSA.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

chipito

ola amigos

ja consegui resolver

dei um lspci e notei que o ubuntu "detecta" a saida digital (SPDIF) como uma placa de som "separada"

dai fooi soh editar o .asoundrc no diretorio home e trocar o pcm hw:0,0 pra 0,2 e ta tudo OK 100000000% !!!

alias, ta 99%, pq agora tenho q descobrir pq alguns programas dao pau quando tentam rodar 2 som ao mesmo tempo (exemplo se abrir 2 xmms um da pau dizendo q o som ja ta sendo usado)

alguma ideia?

VB5

Sei não se entendi bem   ???, mas me parece meio óbvio... é só um sistema, como vai reproduzir duas fontes ao mesmo tempo?...  ;D é como se você tentasse fazer seu aparelho de som reproduzir simultaneamente dois CDs, por exemplo. Você pode combiná-los como uma entrada única através de um mixer, mas não como duas entradas independentes ao mesmo tempo...

VB5

chipito

axo q vc nao entendeu amigo

o q eu kero eh por exemplo, escutar uma mp3 no xmms e ouvir os sons do GAIM ou um video do youtube ao mesmo tempo

mas nao pega, soh 1 por vez, senao da um erro

VB5

Entendi... mas de qualquer modo, você tem apenas um sistema de som na placa; a não ser mixando, não faço idéia de como fazer isso. É verdade que não conheço essa MoBo, mas talvez no site do fabricante você encontre algo.

Agora... isso sim não compreendi: porque ouvir um .mp3 e um vídeo simultaneamente??? Não fica meio confuso???  ;D  ;D

chipito

no ubuntu 6.06 funciona OK , agora nesse q ta dando erro qdo executa 2 sons ao mesmo tempo

mas tem q funcionar sim... imagina vc escutando uma mp3 e se alguem te chama no MSN nao faz o barulho, dai vc acaba por nao responder pra pessoa...

ou o contrario... se vc tiver no gaim, mesmo q ninguem esteja te chamando, o som do youtube nao pega por exemplo...

VB5

Chpito,

Você usava a mesma máquina (isto é, mesma MoBo, etc) no 6.06 e funcionava? Porque é de fato uma mixagem: um dos canais ( MSN, por exemplo) está normalmente mudo, porém se vem uma chamada o som é somado ao do outro programa. Se não é a mesma MoBo, deve ser algo com o mixer dessa. Verificou o site do fabricante?

VB5