Problema com acesso a cartão e-CPF no Ubuntu Feisty

Iniciado por rboliver, 23 de Maio de 2007, 11:02

tópico anterior - próximo tópico

rboliver

Ola a todos,

Estou tentando usar o e-CPF da Receita Federal (Certisign) para a autenticação de CPF em operações de cambio online com o Banco do Brasil no Ubuntu. Não sou novo no Linux mas tenho pouca experiencia...

Tenho uma leitora GemPlus PCTwin USB e um cartao e-CPF A3.

Instalei os pacotes ccid, libsub, opensc, mozilla-opensc, pcsc-lite e as dependencias, até ai tudo OK.

O pcscd (daemon) tá rodando OK. Com pcsc_scan ele reconhece a leitora e quando insiro o cartão ele lê o ATR e as tags. Entretanto o modelo do cartão não creio que está correto, ele diz que consultando o arquivo /usr/share/pcsc/smartcard_list.txt o cartão é "possivelmente" Gem e-Seal (GemSafeXpresso 16k R3.2). Alguém sabe se o cartão que a RF usa é esse? No cartão mesmo não diz nada.

Bom, o problema é na hora de ler os certificados do cartão com o pk15tool, pois aí aparece o erro de cartão não suportado (PKCS#15 Initialization failed: unsupported card), sendo que todos as checagens que ele faz retorna "wrong length".

Depois de adicionar o modulo de segurança (opensc-pkcs11.so) no Firefox, ele carrega o modulo OK, mas na hora de acessar a pagina da Internet com a autenticação da certificação digital, o applet não acha a leitora ou diz que a leitora pkcs11 não pode ser encontrada, mas ela está plugada e o cartão inserido OK.

No WinXP com IE 6 funciona 100%  :( ... to migrando pro Linux, não quero usar mais o Windows mas tenho que ter essa funcionalidade no Linux obrigatoriamente.

Já dei uma olhada no Google e não encontrei muita informação - nem algo especifico pro Ubuntu...alguém pode dar uma idéia ou já passou por isso?

Um abraço e obrigado,

Rubens