IDE para C e C++ . Como programar C C++ no linux?

Iniciado por cleiton anderson, 22 de Maio de 2007, 11:51

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AsA

Darcamo, agora você chegou no ponto em que eu quero chegar. IDE's temos muitas, mas, o que me interessa muito são bibliotecas gráficas, pretendo me especializar em interfaces, por isto quero bibliotecas boas, o problema do QT é que para softwares fechados é preciso ter licença paga e, meu interesse é criar softwares para controle industrial, que precisa ser fechado até para minha própria proteção, inclusive, quero aprender a desenvolver bibliotecas gráficas, se não for tomar tempo demais. Então, me interessei muito pelo anjuta, mas não consegui instalar ainda. Está dando erro nas dependências, já comentei mais acima. Alguma sugestão?

Diego_Rocha

Citação de: Darcamo online 25 de Maio de 2007, 15:05
Uso Gnome e mesmo assim uso kdevelop. Gosto mais dele e não tem problema usar no Gnome (eu instalo as bibliotecas necessárias do kde para usar o kile de qualquer maneira).

Tecnicamente você não precisa de uma IDE para programar, só precisa de um editor de texto e do compilador. Por isso tantas opções e tantas opiniões diferentes. Questão de gosto. Gosto de usar uma IDE porque não preciso me preocupar em criar makefiles e é mais fácil de debugar na IDE do que ficar usando os comandos gdb (não estou dizendo que o gdb é difícil de usar, ele é muito bom e você pode usá-lo diretamente se preferir).

O suporte para programar interface gráfica não é dado pela IDE, mas sim pelas bibliotecas que para a interface gráfica. O que a IDE pode fazer para você é algo como incluir os flags para o compilador e para o linker para usar a interface gráfica em questão. Mas isso normalmente é uma das primeiras coisas que você encontra na documentação da interface gráfica então esse "suporte" da IDE não é algo que faz tanta falta assim. O que é importance é que a IDE forneça um lugar para setar essas flags. Para programar com a GTKmm no kdevelop, por exemplo, basta criar um projeto simples do "hello world" e depois ir no menu
Project>Project Options>Configure Options
Você vai ver os campos para colocar o CPPFLAGS e o LDFLAGS
Basta colocar `pkg-config gtkmm-2.4 --cflag` no CPPFLAGS e
`pkg-config gtkmm-2.4 --libs` no LDFLAGS.
Com QT ou qualquer outra é a mesma coisa.


Quando me referi ao uso do kdevelop ser melhor para o biblioteca Qt, eu me referi que usando o kdevelop ele tem uma sintaxe highlighting melhor,  e para mim usar uma IDE com uma sintaxe highlighting melhor faz toda diferença, deixa menos cansativa a programação, ( pelo menos para mim ), em relação a usar o kdevelop no gnome é totalmente possivel só o que quiz disser é que o desempenho do sistema pode ficar pior usando o kdevelop no gnome ja que o kdevelop teria que iniciar Qt, e o Kdelibs( ou kdebase nao tenho certeza ) deixando o sistema um pouco mais pesado, é obvio que se voce tem um computador bom o sistema nem vai sentir diferença,

Citação de: AsA online 25 de Maio de 2007, 18:17
Darcamo, agora você chegou no ponto em que eu quero chegar. IDE's temos muitas, mas, o que me interessa muito são bibliotecas gráficas, pretendo me especializar em interfaces, por isto quero bibliotecas boas, o problema do QT é que para softwares fechados é preciso ter licença paga e, meu interesse é criar softwares para controle industrial, que precisa ser fechado até para minha própria proteção, inclusive, quero aprender a desenvolver bibliotecas gráficas, se não for tomar tempo demais. Então, me interessei muito pelo anjuta, mas não consegui instalar ainda. Está dando erro nas dependências, já comentei mais acima. Alguma sugestão?

Se voce pensa em criar aplicações primeiramente voce tem que escolher uma biblioteca que seja poderosa não importando se voce vai ter que pagar ou não, ate porque se voce usar uma biblioteca mais poderosa porem proprietaria seu programa vai atingir um desempenho e uma qualidade superior, portanto é obvio que seu trabalho vai ser melhor recebido, agora não pergunte qual biblioteca grafica é mais superior ou menos superior pq eu não sei nada em relação a isso, é obvio que tbm é voce que vai fazer a diferença entre uma linguagem se tornar poderosa ou não, por isso, é uma escolha em que se tem que avaliar varios pontos, não só avaliar se a biblioteca é paga ou não, esse é meu ponto de vista é isso ai t++

AsA

Diego,

consegui instalar o qt, a versão mais nova. Agora, comparei a tela que você enviou com os objetos com os objetos da minha tela. O que eu vi é que os objetos da minha tela são bem feinhos, não tem cantos arredondados, o efeito 3D do radio button, por exemplo, é horrível. Será que é por causa de que estou usando o gnome e não o KDE?

Diego_Rocha

Citação de: AsA online 27 de Maio de 2007, 21:00
Diego,

consegui instalar o qt, a versão mais nova. Agora, comparei a tela que você enviou com os objetos com os objetos da minha tela. O que eu vi é que os objetos da minha tela são bem feinhos, não tem cantos arredondados, o efeito 3D do radio button, por exemplo, é horrível. Será que é por causa de que estou usando o gnome e não o KDE?

Possivelmente pode ser isso, é como vc usar o o xchat ou firefox ou programas escritos em gtk no KDE eles ficam bem simples, ja no gnome fica bem bonitinho, não querendo ser insistente nem querendo converter ninguem a usar um desktop ou outro, mais se vc vai programar para KDE ou vai programar usando qt o melhor ambiente ao meu ponto de vista é o KDE, voce pode ter o gnome e o KDE no seu mesmo sistema assim vc pode testar seus aplicativos, tanto no KDE quanto no gnome, é isso ai t++

AsA

Diego, vou baixar hoje o KDE-desktop no meu micro, aí vou testar! mas, me diz aí, como faço para criar minha própria biblioteca gráfica? ou até mesmo personalizar alguma que já exista, pois, tem objetos que poderia querer fazer de forma diferente, mas, não entendo como o pessoal faz isto! se usam imagens, se é tudo via código, se misturam os dois? Onde e como se faz? Estas coisas básicas, que qualquer especialista sabe!  :P Só mais uma coisa, com a biblioteca do qt ou do anjuta eu consigo desenvolver aplicações multi-plataforma?

valeu!

Diego_Rocha

Citação de: AsA online 28 de Maio de 2007, 10:07
Diego, vou baixar hoje o KDE-desktop no meu micro, aí vou testar! mas, me diz aí, como faço para criar minha própria biblioteca gráfica? ou até mesmo personalizar alguma que já exista, pois, tem objetos que poderia querer fazer de forma diferente, mas, não entendo como o pessoal faz isto! se usam imagens, se é tudo via código, se misturam os dois? Onde e como se faz? Estas coisas básicas, que qualquer especialista sabe!  :P Só mais uma coisa, com a biblioteca do qt ou do anjuta eu consigo desenvolver aplicações multi-plataforma?

valeu!

Sim hoje em dia tanto o Qt como Gtk são multiplataformas, podem ser instaladas em outros SO, como windows. a respeito de como se criar uma biblioteca grafica, é algo muito complicado de se fazer, e é tudo via codigo, sinceramente criar um biblioteca grafica é algo que exige uma equipe, e muito tempo, acho que pra voce começar seria interessante aprender 1° a usar ou o gtk ou o qt ou qualquer outra e depois quando tiver bem mais experiente se arriscar a criar uma, só pra voce ter ideia de como é dificil baixa o source code da gtkmm e tenta entende-los, XDDD é muito complicado mais ai vai de voce, é isso ai t++

Darcamo

Criar uma biblioteca gráfica do zero realmente é muito trabalho e não é algo que seja justificável no seu caso, com tantas bibliotecas gráficas diferentes disponíveis. Se você não gostou de como alguma widget aparenta você pode apenas modificá-la. Além disso existem widgets "mais baixo nível" para o caso em que você deseja algo bem diferente das opções que a biblioteca gráfica apresenta. Na gtkmm, por exemplo, tem a Gtk::DrawingArea que deixa a responsabilidade do que vai ser desenhado para o programador. Ou seja, ela implementa um mínimo de funcionalidade e tem justamente essa funcionalidade: ser uma widget persolanisada em que você coloca o que quiser.

Fazer sua própria biblioteca gráfica é algo que, na minha opinião, só faria mais sentido se fosse para alguma aplicação em que a interface gráfica tem que ter "a cara da aplicação" como é o caso, por exemplo, da interface gráfica de jogos que tem que ter um visual de acordo com o jogo. Mas mesmo nesses casos ela não é feita do zero.

A melhor opção mesmo é seguir o conselho do Diego_Rocha e aprender a usar primeiro gtk, qt ou qualquer outra. Se depois disso ainda quiser criar a sua vai fundo.  :)

AsA

Minha odisséia está quase no fim! você está certo. Eu deixei baixando no micro na hora do almoço o kubuntu-desktop pelo 'aptitude' e resolvi testar as duas para ver qual a melhor. Agora, só falta resolver aquele problema que estou com duas versões do glib instaladas e preciso retirar uma (coloquei um post lá na sala de aplicativos) para poder instalar o gtk mais novo e assim, finalmente, poder instalar a versão mais nova do anjuta. Suas dicas estão sendo muito importantes. Outra coisa, você progama em C++?

Diego_Rocha

Não querendo me intrometer, e responder pelos outros, mais o Darcamo programa sim em C++ e alias programa muito bem e sempre tem dicas interessantes pra dar, ele ja  me ajudou muito com C++, agora ja to me virando melhor com o C++, e se vc quiser fazer alguma pergunta pode fazer se eu puder ajudar ficarei feliz, t++

biohazard

Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Darcamo

CitarDarcamo programa sim em C++ e alias programa muito bem
Também não é pra tanto.  :)
Mas se for usar gtkmm ficarei feliz em ajudar, até porque para mim é uma boa oportunidade de relembrar. No momento estou tentando aprender python e pygtk, mas na gtkmm estou enferrujado e dúvidas me ajudam a relembrar.

Já se for QT, não serei de grande ajuda.

AsA

#26
pessoal, após muitas tentativas de instalação consegui instalar o anjuta! ;D só que, não aparece a opção que criar interfaces gráficas, como forms. O gtkmm é uma biblioteca gráfica que serve para  o anjuta??

Só mais uma coisa, instalei com sucesso e com facilidade o netbeans, o que vocês têm a dizer sobre ele? Mas, mesmo assim estou tendo um problema, quando abro o programa com o beryl habilitado só aparece uma tela toda branca na IDE. Vi no forum que tem outras pessoas com o mesmo problema, vocês têm idéia de como se resolve isto? Até agora, o que mais gostei foi o netbeans, tem uma interface muito boa, facilidade de uso, bons plugins. O que vocês acham?

AsA.

daskrs

#27
Bom, esse é a melhor IDE que eu conheço pra C/C++ em linux e windows!!  ;D

se quiser testar é só entrar nesse link e baixar o .deb .
http://forums.codeblocks.org/index.php?PHPSESSID=7f7d2c05b29b29461bd80386641e948b&topic=5977.0

Cláudio Novais

Citação de: daskrs online 02 de Junho de 2007, 15:11
Bom, esse é a melhor IDE que eu conheço pra C/C++ em linux e windows!!  ;D

se quiser testar é só entrar nesse link e baixar o .deb .
http://forums.codeblocks.org/index.php?PHPSESSID=7f7d2c05b29b29461bd80386641e948b&topic=5977.0

vou testar. já ouvi falar muito bem dele. inclusive já pesquisei acerca dele, mas na altura não havia .dev's era complicada a instalação!

AsA

Citação de: daskrs online 02 de Junho de 2007, 15:11
Bom, esse é a melhor IDE que eu conheço pra C/C++ em linux e windows!!  ;D ...

daskrs, ele aparenta ser muito bom! mas quero um programa RAD, ou seja, para desenvolver interfaces gráficas em C++ com facilidade. Código por código, o NetBeans é muito bom e tem recursos excelentes, inclusive para desenvolver interfaces, pena que é só pra java. A não ser que se possa incorporar alguma biblioteca gráfica nele, como o gtkmm. Você sabe algo sobre isto?

AsA.