Iniciando no ubuntu - duvidas gerais

Iniciado por renator, 22 de Maio de 2007, 08:10

tópico anterior - próximo tópico

renator

Ola a todos. Estou migrando do slacware para o ubuntu, e apesar de ter já um certo conhecimento em linux, as coisas no ubuntu são bem diferentes que no slackware. Por isso gostaria que vocês me dessem alguma ajuda com o ubuntu, pois tenho muitas coisas novas para aprender. Minhas dúvidas são as seguintes (algumas podem parecer bobas).

1 - Gostaria de saber um link para um bom repositório de pacotes do ubuntu.

2 - Como faço para iniciar o ubuntu em modo texto, tendo o modo gráfico instalado (não encontrei o inittab no ubuntu)

3 - Qual é o arquivo de configuração do ambiente X ?

4 - Estou tendo problemas em modificar a resolução do ambiente gráfico após ter instalado um driver da nvidia. Gostaria de saber se tem algum configurador para eu modificar para 1280 x 1024 (não aparece a opção 1280 x 1024 quando clico nas propriedades da resolução).

5 - Por que meu dvd não funciona no ubuntu ? Tenho que criar um link simbólico para ele funcionar ? O meu gravador de dvd esta comoc Secundário Master.

A Princípio, essas são minhas principais dúvidas. Estou tendo algumas outras dificuldades (principalmente com o driver da nvidia), mas ja estou correndo atrás.

Agradeço pela atenção.

Abraços, Renato

clcampos

CitarOla a todos. Estou migrando do slacware para o ubuntu, e apesar de ter já um certo conhecimento em linux, as coisas no ubuntu são bem diferentes que no slackware. Por isso gostaria que vocês me dessem alguma ajuda com o ubuntu, pois tenho muitas coisas novas para aprender. Minhas dúvidas são as seguintes (algumas podem parecer bobas).

1 - Gostaria de saber um link para um bom repositório de pacotes do ubuntu.

Abra o Synapic

Configurações > Repositórios

Adicione Multiverse e Restrict

Citar2 - Como faço para iniciar o ubuntu em modo texto, tendo o modo gráfico instalado (não encontrei o inittab no ubuntu)

No menu do GRUB o modo Recovery Mode. Esta  é a forma mais simples.

Citar3 - Qual é o arquivo de configuração do ambiente X ?

O que deseja configurar?

Citar4 - Estou tendo problemas em modificar a resolução do ambiente gráfico após ter instalado um driver da nvidia. Gostaria de saber se tem algum configurador para eu modificar para 1280 x 1024 (não aparece a opção 1280 x 1024 quando clico nas propriedades da resolução).

Citar5 - Por que meu dvd não funciona no ubuntu ? Tenho que criar um link simbólico para ele funcionar ? O meu gravador de dvd esta comoc Secundário Master.

Qual a configuração do seu PC, como esta o arquivo /etc/fstab

CitarA Princípio, essas são minhas principais dúvidas. Estou tendo algumas outras dificuldades (principalmente com o driver da nvidia), mas ja estou correndo atrás.

Agradeço pela atenção.

Abraços, Renato

Desculpe se não respondi tudo, se fizer uma busca aqui provavelmente vai achar todas as suas respostas. De qualquer forma vamos te ajudando devagar e daqui a pouco todas as dúvidas estarão sanadas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

glaubergoncalves

--Editado--

Olá renator, e bem vindo ao Ubuntu. Vou tentar te responder pelo menos as que sei...

Citar2 - Como faço para iniciar o ubuntu em modo texto, tendo o modo gráfico instalado (não encontrei o inittab no ubuntu)

Além do Grub, na tela do GDM, pode ir em Opções>>Selecionar Seção>>Terminal de segurança. Ou simplesmente dá um Ctrl+Alt+F1

Citar3 - Qual é o arquivo de configuração do ambiente X ?

Esse seria o /etc/X11/xorg.conf

Citar4 - Estou tendo problemas em modificar a resolução do ambiente gráfico após ter instalado um driver da nvidia. Gostaria de saber se tem algum configurador para eu modificar para 1280 x 1024 (não aparece a opção 1280 x 1024 quando clico nas propriedades da resolução).

Pode tentar incluir manualmente no xorg.conf, seção "Screen". Mas sempre tem aquele risco de perder a parte gráfica, então é bom fazer um backup antes. Se bem que ao natural acho que o xorg.conf já guarda um backup de si.

Espero ter ajudado, tomara que curta o Ubuntu! Grande abraço, Gláuber

glaubergoncalves

Opa, desculpa a réplica clcampos, não vi teu post! Pensei em apagar, mas vou apenas editar pra que minha resposta complemente a tua... ;D

clcampos

Citação de: glaubergoncalves online 22 de Maio de 2007, 09:05
   Opa, desculpa a réplica clcampos, não vi teu post! Pensei em apagar, mas vou apenas editar pra que minha resposta complemente a tua... ;D

As informações se completam glaubergoncalves, além do que respondi com tanta pressa, estava atrasado, que onde se lê arquivo de configuração do ambiente X, entendi como sendo um programa de configuração.... já viu o tamanho da bobeira né.... apesar que imaginei que ele poderia estar querendo ver também como mudar temas e etc... mas sem desculpas, isso que dá fazer as coisas com pressa.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!