[medo] instalo o feisty 64?

Iniciado por wesley.emw, 21 de Maio de 2007, 08:31

tópico anterior - próximo tópico

wesley.emw

Bom Dia a todos

é o seguinte:

em julho comprarei meu novo computador  ;D e este será um AMD64. Já estou pesquisando tudo sobre ele, para, quando comprar, deixá-lo 100% redondinho e 100% linux.

Mas me assustou deveras os tópicos (aqui e no fórum gringo) relatando os "problemas" de se instalar a versão 64 bits.
Pelo que entendi é o seguinte que acontece:
- Aplicações mais comerciais (java,flash) têm suporte fraco (ou não existe);
- "Eyecandy" ("customizações" e temas) geralmente não funcionam; (isso vi no fórum gringo)

gostaria de saber:

1- formas alternativas de lidar com isso (emular sistema de 32 bits ou usar o automatix para contornar esses gargalos...)
2- Para minha máquina, o "eyecandy" será fundamental, quero aproveitar agora que vou poder gastar memória (agora vou poder usar o beryl! ::) ). Gostaria de saber o quanto dessas desvantagens é FUD é o quanto não é, para me preparar melhor pro novo micro.

é isso

abraços
Supermaquina:
AMD K6 II 550 MHZ
192 MB Ram
HD 10 GB + 4 GB
Ubuntu 6.06 LTS

wildner

Wesley,

Eu também tenho um AMD 64 e fiz o seguinte.

Ao intalar o Ubuntu deixei meu PC com 2 partições, uma instalei o 32 e na outra o 64 (para ir testando). Por que?

Eu não estou conseguindo instalar o Java no 64, pois o Flash já foi resolvido, é só vc procurar no Forum!

Quanto aos temas, por enquanto consegui instalar quase tudo e com o comando Sudo Tar -zxvf --force all nomedoprograma vc pode instalar um programa 32 no Ubuntu 64. Ah também não consegui instalar o Beryl no 64.

Minha Opinião, não notei maior performace do 64 com relação ao 32.

O 32 está rodando perfeitamente no AMD 64.

Talvez em um futuro próximo quando os programas já tiverem suporte nativo ao 64 o desempenho seja mais percebido.

Abs

Wildner

jamiro

Eu também tenho um AMD 64 e no meu funciona tudo. Mesmo o "doce nos olhos" do kiba-dock e do beryl. Para este não tive problema algum, já vem no repositório e aí fácil - minha placa aceledora é nvidia. Toda customização que quero consegui fazer.

Quanto a flash e java, resolvi através do automatix. Ele instala o firefox 32bits.

Em resumo, não tenho problema com amd64 hoje.

Abraços,

barinho

Bom, ja visto em diversos topicos daqui da comunidade, seria melhor instalar a versao 32bits, pois esta funciona perfeitamente. A versao 64bits ainda tem muito problema de incompatibilidade, etc ..
Se eu fosse vc, [wesley], instalaria a versao 32bits mesmo para nao ter problemas. Com o passar do tempo aparecerao diversos topicos sobre solucao de problemas na versao 64bits e mais tarde, qdo tiver menos problemas e mais solucoes, vc instala a versao 64bits.

abracos
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

rayabusa

Eu tbm tenho um processador AMD64, eu tinha instalado a versão 64Bit do Ubuntu 6.10. Mas tive muitas incompatibidades no SO, sem falar q o Ubuntu rodava muito estranho.
Eu uso a versão 32Bit Ubuntu 7.04.
Recomendo a versão 32bit, por enquanto.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

agente100gelo

Estou a utilizar a versão 64.
O principal problema é instalar o Firefox 32 e os plugins
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Emular_sistema_de_32_bits

Alguns softwares proprietários são compilados apenas em 32bits (Skype por exemplo).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

wesley.emw

Pessoal,

valeu pelas dicas. Vou fazer isso mesmo. Deixar duas partições, uma com o Feisty 32 bits e a outra com 64 bits. Pedi pelo ShipIt ambas  :D

Abraços
Supermaquina:
AMD K6 II 550 MHZ
192 MB Ram
HD 10 GB + 4 GB
Ubuntu 6.06 LTS

Chucknoris

Eu instalei o 64 e até agora ele não travou nenhuma vez tudo o que eu usava no 32 eu uso nele, é dificil instalar programas?   é a mesma coisa, quem é que não sofreu pra instalar o win32codecs e um player compativel pela primeira vez ?   ou o fhash antes funcionar a instalação automática quem usa o ubuntu antes do 5.10 sabe do que estou falando.    Mas isso tudo não é razão para desistir pessoal!!!   em pouco tempo tudo vai funcionar facilmente!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

romaier

Comprei um Dell Optiplex 745 (Core2Duo), com 2 GB de memória.
Inicialmente, instalei o Feisty 32-bit, e em uma partição separada o 64-bit, apenas para teste.
Quando eu constatei que java , flash e os codecs de áudio funcionavam perfeitamente, e que o desempenho e a estabilidade do 64-bit eram vastamente superiores, instalei o 64 por cima do 32 (que já tinha partição /home separada), ele utilizou todas as configurações feitas no 32.
Quando você utiliza o 64, não quer mais o outro... a não ser que o usuário tenha aplicações muito específicas, que por acaso não funcionariam no 64; nesse caso, o melhor seria realmente fazer um "dual-boot" entre 64 e 32.
Apenas como complemento : o leitor/gravador de DVD do micro é serial-ata, e eu pensei que o Ubuntu poderia não reconhecê-lo. Que nada, tudo funciona que é um relógio... 

barinho

Eh ate uma boa ideia !
essa semana vou estar trocando de pc e terei q reinstalar o ubuntu :(
Dai vou fazer um dual boot para testar ambos. Se depois de alguns dias o 64bits ficar na boa, fico so com ele. Caso contrario 32bits continua ;)

abracos
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Chucknoris

Ah eu tambem tenho um dual boot 32 64  por segurança!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

lfernandosg

romaier vc tem certeza que notou essa diferença toda do 32 para o 64?eu tinha um notebook Asus w7j core 2 duo 1.83 1.5GB hd 120GB e coloquei o feisty 32 e depois coloquei o 64e não notei diferença...agora estou com um tablet pC da HP tx1000z turion x2 1.8Ghz/2GB ddr2-667mhz/160GB e estou testando o gutsy 7.10 64bits mas acho que o desempenho para abrir as janelas, broffice e etc...deveria ser melhor pois hardware tem para isso.

obs.:  nes tablet ainda nao testei o 32bits
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

alexcunha

Citação de: wesley.emw online 21 de Maio de 2007, 11:32
Pessoal,

valeu pelas dicas. Vou fazer isso mesmo. Deixar duas partições, uma com o Feisty 32 bits e a outra com 64 bits. Pedi pelo ShipIt ambas  :D

Abraços

melhor: cria 3 partições, sendo uma delas a /home que servirá para ambas as versões.

advogama

Pelo que percebi em meus testes todos os problemas relatados (flash, java) foram resolvidos na versão 7.10 - todos os pacotes já estão nos repositórios, sem precisar de nenhuma lib32. Sem nenhuma gambiarra, utilizando o Firefox 64.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

lfernandosg

quer dizer que na versão 7.10 já tem flash e java ambos 64 bits? como faço para instalar os dois?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...