Primeiras impressões: Ubuntu + Windows no HD

Iniciado por Anhaca, 19 de Maio de 2007, 19:00

tópico anterior - próximo tópico

Anhaca

Bem, mesmo ja estando usando o Ubuntu numa maquina virtual há uns 7 meses, só agora pude instalar ele de vez no HD, junto com o Linux.... e percebi algumas coisas e tive algumas duvidas:

1) O WIndows não reconhece que a partição do Linux existe?

2) Antes de instalar o WIndows+Linux, instalei o Ubuntu com o Kurumin pra testar umas cosias, e descobri que entrando no Kurumin, eu naum conseguia mexer em NADA no UBuntu.... é impossivel copiar arquivos de/para o Ubuntu por fora do sistema? No Kurumin, dizia que nao tinha permissoes rpa mexer no outro HD (Ubuntu).

3) Justo na época que resolvi formatar o PC pra instalar o Ubuntu e tudo mais, minha casa ficou sem internet por uns problemas... e entao fiquei pensando.... existe forma de instalar os programas do UBuntu SEM internet?

4) ouvi falar do SAMBA que pelo que eu entendi é um programa ou ferramenta que ajuda o Linux a interagir com o WIndows ou algo assim certo? como isso funciona?

clcampos

1) O WIndows não reconhece que a partição do Linux existe?

Enquanto o Linux se preocupa com você, te da a opção de boot duplo (grub, lilo...) e abre as outras partições ao menos para leitura o windows desconsidera totalmente qualquer outro sistema em seu computador. Mas existem programas onde você pode copiar coisas da partição do linux para o windows.

2) Antes de instalar o WIndows+Linux, instalei o Ubuntu com o Kurumin pra testar umas cosias, e descobri que entrando no Kurumin, eu naum conseguia mexer em NADA no UBuntu.... é impossivel copiar arquivos de/para o Ubuntu por fora do sistema? No Kurumin, dizia que nao tinha permissoes rpa mexer no outro HD (Ubuntu).

Claro que você pode copiar (até alterar) coisas de uma partição linux para outra. Depende muito de como formatou a partição (qual sistema de arquivos), e as vezes obriga você a alterar arquivos de configurações para ter este acesso, como o arquivo /etc/fstab.

3) Justo na época que resolvi formatar o PC pra instalar o Ubuntu e tudo mais, minha casa ficou sem internet por uns problemas... e entao fiquei pensando.... existe forma de instalar os programas do UBuntu SEM internet?

Existe sim, mas o ubuntu claramente funciona muito melhor com a internet. Mas você pode baixar arquivos .deb e instalar, entre outras formas, além do APTonCD.

4) ouvi falar do SAMBA que pelo que eu entendi é um programa ou ferramenta que ajuda o Linux a interagir com o WIndows ou algo assim certo? como isso funciona?

Certo. O ubuntu configura muita coisa sozinho quando você acessa o item redes através do nautilus.

Respondi de forma geral cada pergunta sua. Posso (podemos) ajudá-lo muito mais, e o quanto mais claro for sua dúvida, mas normalmente tudo que você precisa esta a uma pesquisa no fórum/google.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Glauco Hass

Olá, Anhaca.

Vou responder suas questões numerando, conforme a pergunta:

1) O Windows NT 4, XP, 2000 e 2003 reconhecem, mas é preciso instalar o driver Ext2 IFS pra Windows (http://www.fs-driver.org/). Cuidado com o que for mexer nas partições do Ubuntu, o Windows não respeita as restrições de permissão, tento acesso total à quaisquer pastas e arquivos. Sem falar que o Windows adora criar cache nas pastas que você acessa, principalmente de imagens. Quando você abrir pelo Ubuntu, verá que a pasta de imagens visitada pelo Windows terá um arquivo chamado thumbs.db, que é o cache das miniaturas das imagens.

2) Nunca quis ter essa experiência em ter 2 sistemas linux instalados, mas adianto que deve ser por causa das permissões. Ao contrário do Windows, o Kurumin respeita as permissões de pasta do Ubuntu, não liberando o acesso às pastas do sistema ou do seu usuário. Como root, você poderá acessar normalmente.

3) A INSTALAÇÃO não necessita da internet. Basta clicar num arquivo .deb, por exemplo, e o aplicativo será instalado no Ubuntu. Mas não existe um CD com aplicativos pra você comprar ou pedir pelo correio, então você terá que acessar a internet, como em uma lan-house, baixar os aplicativos que você quiser, gravar num CD e depois instalar no Ubuntu. Quanto às atualizações automáticas, se você estiver sem internet, não tem com o que se preocupar. Isso porque essas atualizações são em sua esmagadora maioria questões de segurança. Computadores fora da internet não correm risco de serem invadidos.

4) O SAMBA é um programa que permite aos sistemas Windows enxergarem os computadores com Linux, mas isso em uma REDE. Se você queria isso pra visualizar seus arquivos do Ubuntu através do Windows, quando ambos estão instalados na mesma máquina, a melhor opção é o driver da questão 1.

Espero ter ajudado e, caso tenha cometido algum engano, que os colegas do fórum me corrijam.

clcampos

Citar1) O Windows NT 4, XP, 2000 e 2003 reconhecem, mas é preciso instalar o driver Ext2 IFS pra Windows (http://www.fs-driver.org/). Cuidado com o que for mexer nas partições do Ubuntu, o Windows não respeita as restrições de permissão, tento acesso total à quaisquer pastas e arquivos. Sem falar que o Windows adora criar cache nas pastas que você acessa, principalmente de imagens. Quando você abrir pelo Ubuntu, verá que a pasta de imagens visitada pelo Windows terá um arquivo chamado thumbs.db, que é o cache das miniaturas das imagens.

Isso só é verdade se tiver formatado a partição como Ext, correto?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Glauco Hass

Citação de: clcampos online 19 de Maio de 2007, 19:55
Citar1) O Windows NT 4, XP, 2000 e 2003 reconhecem, mas é preciso instalar o driver Ext2 IFS pra Windows (http://www.fs-driver.org/). Cuidado com o que for mexer nas partições do Ubuntu, o Windows não respeita as restrições de permissão, tento acesso total à quaisquer pastas e arquivos. Sem falar que o Windows adora criar cache nas pastas que você acessa, principalmente de imagens. Quando você abrir pelo Ubuntu, verá que a pasta de imagens visitada pelo Windows terá um arquivo chamado thumbs.db, que é o cache das miniaturas das imagens.

Isso só é verdade se tiver formatado a partição como Ext, correto?
Sim, ext2 e ext3. Como o Anhaca parece estar começando, suponho que ele tenha instalado com as opções sugeridas, ou seja, com ext3. Mas existe também um driver para acessar partições reiserfs (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1516).

Anhaca

Bom, eu agora estou na LAN house por isso postando meio correndo.... salvei o FAQ sobre acessar partições ext3 em vez de ext2 por esse "patch" que vcs indicaram :)

Vou levar o arquivo pra casa no PenDrive e tentar lá... depois de instalar, espero que seja intuitivo sobre como funciona e o que ele faz, pq nao vou ter como acessar a net pra postar aki nem ler FAQS hehe. (PS: sim, o Ubuntu esta instalado numa partição ext3, acho q é a mais recomendada, nao?)

QUanto ao acesso da partição do Linux pelo Kurumin, até que nao estou muito preocupado pq eu ja até tirei o Kurmin, mas fikei pensando se QUANDO o WIndows resolver reconhecer o Linux, se será ou nao possivel por ele, copiar, abrir, colar e editar arquivos dentro do Ubuntu, atraves do win2003,...???

Entao, quanto ao SAMBA, nao interessa? tinha entendido que ele intermediava o dialogo entre as duas partições, LInux e Windows no caso :(

Glauco Hass

Citação de: Anhaca online 19 de Maio de 2007, 20:12
Bom, eu agora estou na LAN house por isso postando meio correndo.... salvei o FAQ sobre acessar partições ext3 em vez de ext2 por esse "patch" que vcs indicaram :)
Isso aí, é só instalar o programa no Windows e ele acessará as partições, tanto ext2 como ext3.

CitarVou levar o arquivo pra casa no PenDrive e tentar lá... depois de instalar, espero que seja intuitivo sobre como funciona e o que ele faz, pq nao vou ter como acessar a net pra postar aki nem ler FAQS hehe. (PS: sim, o Ubuntu esta instalado numa partição ext3, acho q é a mais recomendada, nao?)
Sim, é a mais recomendada, por enquanto. A configuração das partições ext3 no Windows são feitas pelo Painel de Controle, se não me engano. Certamente no FAQ tem e eu tinha achado bem intuitivo quando usei.

CitarQUanto ao acesso da partição do Linux pelo Kurumin, até que nao estou muito preocupado pq eu ja até tirei o Kurmin, mas fikei pensando se QUANDO o WIndows resolver reconhecer o Linux, se será ou nao possivel por ele, copiar, abrir, colar e editar arquivos dentro do Ubuntu, atraves do win2003,...???
Eu acho que o Windows NUNCA fará isso. Por isso que a comunidade cria alternativas.

CitarEntao, quanto ao SAMBA, nao interessa? tinha entendido que ele intermediava o dialogo entre as duas partições, LInux e Windows no caso :(
Exatamente, o SAMBA não é o que você está procurando.

Anhaca

hueheue.... Glauco, quando digo sobre QUANDO o WIndows puder acessar a partição ext3, eu me refiro à instalação dessa ferramenta que habilita ele a fazer tal tarefa. :)

Entao, ao instalar essa ferramenta, vou poder enxergar a partição do Linux no Meu COmputador/Windows Explorer, assim como podemos enxergar o CD/DVD, outro HD, etc? Da pra navegar pelas pastas do Ubuntu? e pelo que eu entendi das respostas anteriores, o WIndows passa por cima dos direitos de edição do Ubuntum, e pode modificar os arquivos e copiar eles neh?

clcampos

Citação de: Anhaca online 19 de Maio de 2007, 20:36
hueheue.... Glauco, quando digo sobre QUANDO o WIndows puder acessar a partição ext3, eu me refiro à instalação dessa ferramenta que habilita ele a fazer tal tarefa. :)

Entao, ao instalar essa ferramenta, vou poder enxergar a partição do Linux no Meu COmputador/Windows Explorer, assim como podemos enxergar o CD/DVD, outro HD, etc? Da pra navegar pelas pastas do Ubuntu? e pelo que eu entendi das respostas anteriores, o WIndows passa por cima dos direitos de edição do Ubuntum, e pode modificar os arquivos e copiar eles neh?

Eu não uso o que o Glauco te passou. Ele parece ser melhor porque parece se ligar ao windows. Eu procurei (após uma dica) por rfsgui32.exe e tenho usado ele quando preciso. Ele é um executável que abre uma interface (bem feia) e eu consigo baixar um arquivo, ou uma pasta. Tem me atendido bem.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Anhaca

COmo assim baixar um arquivo ou uma pasta? vc ker dizer, importar um arquivo ou pasta do Ubuntu pro WIndows? e o caminho inverso vale? hehe

Glauco Hass

Citação de: Anhaca online 19 de Maio de 2007, 20:36

Exatamente, como havia dito no primeiro post, a partição estará disponível ao Windows, sem restrição nenhuma. E restrição nenhuma quer dizer que você pode criar/copiar/renomear/mover/apagar qualquer arquivo na sua partição do Ubuntu. Nesse link tem um screenshot de um drive ext2 sendo acessado, ficará assim pra você também. Exatamente como você quer.
http://www.fs-driver.org/ScreenExplorer.html

clcampos

Citação de: Anhaca online 19 de Maio de 2007, 20:44
COmo assim baixar um arquivo ou uma pasta? vc ker dizer, importar um arquivo ou pasta do Ubuntu pro WIndows? e o caminho inverso vale? hehe

Desculpa, onde esta escrito baixar leia-se copiar. Nunca tentei o caminho inverso, mas ai é tranquilo, porque o Ubuntu monta todas as partições do windows ao menos para leitura. E se instalar o ntfs-3g até alterar o conteúdo da partição windows é possível.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Anhaca

Ergh.... bem, ainda nao consegui instalar o tool do Ext2... acotnece que levei ele pra casa no meu PenDrive como expliquei aki, e quando cheguei em ksa e fui instalar todo empolgado, no momento que eu executo, entra rapidamente uma tela do prompt de comando na tela e some assim que aparece.... alguem sabe porque? acabei de testar aki na LAN e aki entra na telinha de instalação que tem um HD desenahdo no fundo com um Tux e uma janelinha do Windows na frente e talz...

Aliás é uma boa pergutna se alguem souber me dizer porque alguns aplicativos tem esse comportamento, de abrir uma janela de prompt do DOS (como um batch script) e depois fechar sem fazer nada nem deixar rastro....??? isso acontece direto comigo....a contece por exemplo com um programa que chama "hq2x" que serve pra dobrar o tamanho de imagens sem perder resolução.... bem, nao consigo usar por isso :O

Por caso de achar que meu pendrive (odeio pendrives, corrompem mais arquivos que os floopys) possa ter corrompido o arquivo, estou levando de novo.... vou levar tres copias em tres pastas diferentes HAHAHAHA