ATi 9600pro

Iniciado por fasfa, 17 de Maio de 2007, 14:57

tópico anterior - próximo tópico

fasfa

Antes de mais, peço desculpa se isto var ser mais um tópico do mesmo, mas eu fiz umas pesquisas e não encontrei nada que ajudasse o meu problema.

Agora sim, boas tardes, eu sou um novato no linux, ou seja não entendo quase nada (ate entendo qualquer coisa, pelos menos das vezes que instalei e desistalei o linux ubuntu 7.04, mas isso falo mais a frente), mas quero entender.

No meu pc eu fiz um dual boot com o vista e o linux Ubuntu 7.04, mas ando com uns problemas que não consigo resolver e devido a soluções meias manhosas (ou então não sabendo usa-las bem), já tive de re-instalar o linux umas 7 vezes (tirando as outras duas por causa do som). Devem estar a pensar, este gajo é mesmo fraquinho e ve-se bem que vem da microsoft, admito que sim, mas ficar sem imagem no pc e estar num mundo totalmente novo coloca um pouco de "medo".

Falando do que realmente me tem dado a volta a cabeça,  os drivers ATi, pelo menos penso eu que seja por causa disso que não consigo ver filmes, bem não é bem não ver se eu mover a janela aparece imagem, mas ao tocar nela desaparece, não sei se me fiz entender! Segundo eu li, e com a ajuda de um rapaz muito simpatico de o forum do site http:\\www.programaslivres.com (no qual tento ajudar) o Pepe, o problema deve estar nos drivers, mas eu não consigo intalar sem fazer besteira, dá sempre erro em alguma coisa. Por isso queria começar do zero, e qual a melhor forma, vir ao centro do conhecimento, pelos menod devem saber muito mais, mas muito mais do que eu.

Eu sei que sou chato e para quem é novato, escrevi muito, mas prometo não vos chatear muito. Agradeço desde já a vossa disponibilidade para ler isto até ao fim e se existir alguem que me possa ajudar e me explicar como se eu fosse um bébé agradecia.

PS: Com esta historia toda, alguem ficou a perceber o meu problema?

Abraço

andre.rodrigues

Seja bem-vindo amigo.

Eu estava tendo um problema parecido com o seu
e resolvi fazendo o seguinte

eu fui em:

Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos

só isso!
achei muito bom o ubuntu 7.04 por este motivo
ele ja vem com os drivers das placas ATI

e eu tenho uma Radeon 9600xt
quase igual a sua

espero ter ajudado
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]

Imigrante

Fasfa,
Assim como o André, eu também instalei o driver da minha placa (X800XT) pelo "Gerenciador de Drivers Restritos".
O desempenho, tanto em games como na reprodução de filmes está satisfatório.
Abraços...
Imigrante

clcampos

Parece ser tranquilo usando o Feisty. Eu ainda não instalei ele no meu PC devido à Placa de Video, que é idêntica a sua, e funciona super bem no Dapper.

Mas caso você de muito azar e não consiga como te falaram, tente ler isto aqui:

http://www.guiadohardware.net/guias/07/index4.php
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

andre.rodrigues

é uma pena que no Kubuntu nao tenha essa opção  :'(

era uma mão na roda

acho que vou ter que seguir a dica do nosso amigo clcampos
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]

pinduvoz

Se vc. não conseguir instalar em "Sistema -> Administração -> Gerenciador de drivers restritos", há outra opção. Trata-se do Envy, que pode ser obtido em pacote .deb no site do autor (http://www.albertomilone.com/nvidia_scripts1.html).

Agora ele roda em modo gráfico, bastando entrar  no terminal com o comando "envy" (ele vai dar uma mensagem de parâmetro para usar graficamente; eu "acho" que é "envy gui").

Esclareço que eu usei o Envy (em modo gráfico, sem nenhum problema) porque o "Gerenciador de drivers restritos" não instala o "nVidia Settings", e se vc. quiser instala-lo pelo Synaptic o apt marcará para remoção o "nvidia-glx" (o próprio driver).

Finalmente, para verificar a instalação do driver, reinicie o X (ctrl + alt + backspace) ou o Sistema após a instalação e teste no terminal com o comando "glxinfo | grep rendering", cuja resposta deve ser "direct rendering: Yes".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

fasfa

Boas noites pessoal. Obrigada pela vossa ajuda, afinal era uma coisa simples, bastou ir como disseram a sistema>administração>gestor de controladores restritos e já tenho video....

Agora acontece outro problema, que quando não tinha os drivers instalados não acontecia. Quando tentei ir ligar os efeitos do ambiente de trabalho aparece uma janela a dizer:

A extensão Composite não está disponível

Que posso fazer? Eu estava interessado em ligar isto, pois eu ja experimentei e gostei. Mas ouve uma vez que ai pela net um tal de berly (n sei se é assim q se escreve) que colocava uns efeitos no linux espectaculares, será isso ainda demais para um novato no linux?

Obrigado pela vossa ajuda mais uma vez

pinduvoz

Como eu disse acima, tenta instalar pelo Envy que ele deve configurar corretamente o seu "xorg.conf".

Se não quiser tentar o Envy, procure pelos tutoriais de instalação do Beryl (tem alguns aqui mesmo) e veja como habilitar  o composite editando o "xorg.conf".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

fasfa

Citação de: pinduvoz online 17 de Maio de 2007, 22:08
Como eu disse acima, tenta instalar pelo Envy que ele deve configurar corretamente o seu "xorg.conf".

Se não quiser tentar o Envy, procure pelos tutoriais de instalação do Beryl (tem alguns aqui mesmo) e veja como habilitar  o composite editando o "xorg.conf".

MAs o Envy não é para nvidia? Eu tenho ati...

clcampos

Citação de: fasfa online 17 de Maio de 2007, 22:25
Citação de: pinduvoz online 17 de Maio de 2007, 22:08

MAs o Envy não é para nvidia? Eu tenho ati...

Pelo que li hj não é mais só para nvidia.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

fasfa

Bem pessoal, pelo menos o problemas do video (como já disse) está resolvido, agora vem secalhar o pior os feitos, mas nada como experimentar.

Se não se importarem eu vou continuar a chatear-vos...

Um abraço e obrigado a todos

clcampos

Citação de: pinduvoz online 18 de Maio de 2007, 01:08
Amigo clcampos, vc. anda respondendo para vc. mesmo ... :D

Já até deletei a outra mensagem pinduvoz. Aconteceu em mais de um tópico isto. Ontem quando cliquei em responder a várias perguntas minha rede wireless (que uso em casa) foi diminuindo de performace até perder todas as configurações e todas as páginas deram erro, e com isto imaginei que a resposta não tinha ido... Pelo visto imaginei muito errado... Estou visitando os tópicos duplicados e deletando, obrigado....
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

clcampos

Citação de: fasfa online 18 de Maio de 2007, 08:28
Bem pessoal, pelo menos o problemas do video (como já disse) está resolvido, agora vem secalhar o pior os feitos, mas nada como experimentar.

Se não se importarem eu vou continuar a chatear-vos...

Um abraço e obrigado a todos

Aqui todos nós chateamos uns aos outros. E estamos todos aqui para isso, precisando é só mandar a dúvida.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

andre.rodrigues

bom
se quiser instalar os drivers do fabricante
recomendo voce usar esse tutorial

http://dfthiagodf.wordpress.com/2006/10/27/instalando-driver-ati-no-ubuntu-edgy/

só vale apena lembrar que voce esta usando o Ubuntu Feisty

entao no passo 4 do tutorial
voce tem que mudar o comando:
bash ati-driver-installer-8.35.5-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/edgy
para:
bash ati-driver-installer-8.35.5-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/feisty

o restante é normal :)