ABNT está preste a aprovar padrão defendido pela Microsoft

Iniciado por nq6, 17 de Maio de 2007, 11:27

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Sérgio Amadeu Alerta: ABNT está preste a aprovar padrão defendido pela Microsoft

Uma guerra está em curso e o seu resultado influenciará milhões de pessoas. Trata-se de uma guerra de padrões. Governos de todo o mundo estão aprovando a preferência pelo uso de formatos abertos para trocar informações e textos. Assim, uma série de instituições passaram a adotar o formato ODF (Open Document Format) para escrever documentos.

Quando temos um padrão aberto o maior beneficiário é a sociedade, pois o texto digitado poderá ser lido independente do software usado para a sua leitura. Ou seja, o padrão aberto permite que as pessoas tenham comunicabilidade total e interoperabilidade plena na troca de documentos. Também permite que tenhamos competição dentro de um padrão. Quanto maior a competição entre os softwares editores de textos, melhor para a sociedade, melhor para os consumidores.

Quem é contra o padrão aberto? O monopólio mundial de software para desktop. A micro$oft quer impedir que os governos e as empresas passem a adotar o padrão ODF. Como percebeu que não pode combater a idéia de padrão aberto, decidiu conturbar o processo e distorcer o significado do que é um padrão aberto.

A micro$oft abandonou o consórcio que define o padrão ODF e propôs apoiar um outro padrão chamado OpenXML, da ECMA. Este padrão é uma colcha de retalhos aberta, mas muitos de seus componentes são fechados e patenteados.

Como sua estratégia está sendo bombardeada na Europa, a micro$oft quer tentar aprovar seu padrão no Brasil. Depois querem transformar o Brasil em exemplo para influenciar os demais países do mundo. Como pretendem fazer isto? Através da ABNT. A m$ criou um grupo de trabalho na ABNT, financiado por ela com o objetivo de aprovar o OpenXML como um padrão aberto.

A m$ está alocando funcionários e empresas aliadas para participar e controlar este grupo. Tal prática da m$ é bastante conhecida. Basta lembrar que o Chefe de Gabinete da Presidência do Serpro, em 2004, saiu da empresa pública diretamente para integrar os quadros da m$ em Brasília. O objetivo era paralisar o uso de software livre pelo governo federal. Este fato não ocorreria no mercado financeiro, pois lá existe a exigência de quarentena.

Fazer lobby é uma especialidade da empresa que tem recursos sobrando para tal. Por isso, antes que a ABNT, cometa um erro que custará muito caro ao Brasil, alerto a todos que defendem a liberdade de criação e conhecimento que se juntem para denunciar esta tentativa absurda de anular o padrão aberto ODF.

O padrão ODF é livre. Todos os seus componentes são abertos. Ele é de fácil implementação e pode ser usado por qualquer empresa, sem impedimentos nem necessidade de pagamento de royalties.

O padrão OpenXML é composto de vários componentes patenteados ou de propriedade de empresas privadas. É absurdamente complexo, tem mais de 5 mil páginas. Sua adoção não dará nenhuma garantia jurídica e nem permitirá que a evolução de cada componente do padrão seja pública e aberta.

Vamos barrar a tentativa do monopólio mundial de software para desktop de usar o órgão brasileiro de normas técnicas para expandir o seu monopólio de algoritmos.

Escreva para a ABNT

Denuncie a manobra monopolista da m$

Envie um representante da sua empresa ou entidade para participar do grupo da ABNT.

Fonte: http://samadeu.blogspot.com/2007/05/alerta-abnt-est-prestes-aprovar-padro.html
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

alexcosta67

Citação de: nq6 online 17 de Maio de 2007, 11:27
A m$ está alocando funcionários e empresas aliadas para participar e controlar este grupo. Tal prática da m$ é bastante conhecida. Basta lembrar que o Chefe de Gabinete da Presidência do Serpro, em 2004, saiu da empresa pública diretamente para integrar os quadros da m$ em Brasília. O objetivo era paralisar o uso de software livre pelo governo federal. Este fato não ocorreria no mercado financeiro, pois lá existe a exigência de quarentena.


Depois que neguinho que defende esta empresa toma "bordoadas", e não entende o porquê....



mdea

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

nitrofurano

pior: como há tanta gente que ainda não tem nojo da Microsoft? qual será a razão? ignorância?

Lucas_Panurge

Essa ABNT só dá dor de cabeça nos outros, primeiro são as malditas e frescas normas pra trabalhos escolares, agora isso :P
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

ace_killer

Citação de: mdea online 17 de Maio de 2007, 11:47
Como não ter nojo da Microsoft!?!?!?

Concordo... Nossa esse ato é RIDÍCULO... Mas ainda me soa como música a frase:

Vieram aqui e chegaram a oferecer o Windows até de graça. Mas essa possibilidade não existe. Só usaremos software livre.
Linux User: #423938 [color=#48D1CC]AceTech[/color]


rodox12

#6
O tempo que a Microsoft metia medo em alguem ja passou. A uniao europeia nao bota mais feh na MS, eles tem nojo da MS. A MS viro piada e "ninguem" mais leva a sehrio o que ela fala. Ate o governo brasileiro que tem fama de abrir as pernas para qualquer estrangeiro que impunha qualquer porcaria para nos negou.

BUUUUUURRRRRRNN MS....
Temos que fixar o bug #1.