Temas

Iniciado por andpatroc, 17 de Maio de 2007, 08:13

tópico anterior - próximo tópico

andpatroc

Pergutinha boba: alguns tipos de tema q eu seleciono no meu ubuntu naum funcionam para atividades administrativas, como por exemplo quando eu abro o synaptic fica um tema parecido com o do win95... tem como mudar isso ?

ginho

Os temas que você seleciona são de uso exclusivo do seu "usuário", o Synaptic é uma tarefa administrativa.
Eu nunca tentei mas acredito ser possível alterar o tema do Usuário "root", porém não recomendado uma vez que o Ubuntu diferentemente de outras distros não cria uma conta de usuário "root" por motivos de segurança.

Eu até gosto dessa decisão do Ubuntu, quando estou fazendo algo que possa modificar o meu sistema, fica mais evidenciado com os temas diferentes que estou fazendo algo que o possa comprometer.

clcampos

O synaptic segue sim o tema escolhido pelo usuário.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ginho

É mesmo?
Aqui eu nunca consegui.
Poderia por favor postar a forma como faria isto,

clcampos

O pior é que não fiz nada. Estou agora com o Feisty aqui e até estou procurando no synaptic se tem algum pacote sobre isto. Mas sempre usei, sem mexi nos meus temas e o synaptic nunca ficou diferente. Vou pesquisar aqui, achando algo eu volto.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

alexmatos

Aqui também o tema sempre foi o mesmo.

ginho

Caro andpatroc

Como viu, conforme colocado pelos membros "alexmatos" e "clcampos" minha informação não esta correta. Então peço que a desconsidere e que aguarde que um dos membros intervenham novamente fornecendo a maneira de conseguir os efeitos que busca.

alexmatos

ginho, posta o conteúdo desses dois arquivos, por favor:

Citar~/.gconf/apps/metacity/general/%gconf.xml

Citar/root/.gconf/apps/metacity/general/%gconf.xml

ginho

Eu? Não.
Conforme citei, gosto desta característica, informe ao autor do tópico.
Obrigado.

Não acho aconselhável alterar estas configurações.

clcampos

Citação de: ginho online 17 de Maio de 2007, 13:15
Eu? Não.
Conforme citei, gosto desta característica, informe ao autor do tópico.
Obrigado.

Não acho aconselhável alterar estas configurações.

Não entendi! Porque acha que alterar isso pode dar problemas?

Agora até gostaria que andpatroc colocasse aqui as informações solicitadas pelo alexmatos. Quero ver o que deve ser alterado para que o tema também seja aceito pelo synaptic.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Eu nunca tentei alterar o tema do root no Gnome, mas faço isso toda hora no KDE.

No Gnome, o tema do root (incluindo o do Synaptic, obviamente) será diferente do seu tema de usuário quando usado um tema instalado pelo "Gerenciador de Temas" e igual quando instalado um tema pelo Synaptic (há temas para instalar por ele: pacote gnome-themes-extra, por exemplo).

Um jeito de deixar tudo igual seria mover seus temas de usuário para a pasta "/usr/share/themes" e usar o "Gerenciador de Tema" do Gnome como root para selecionar o mesmo tema do usuário.

Como agora estou em um computador que roda KDE (Big Linux 3), cujo gerenciador de temas é o kcontrol (abro como root com o comando Alt +F2: kdesu kcontrol), não sei o comando para o gerenciador do Gnome (gnome-theme-manager, talvez). Mas isso não é problema, já que quem quiser saber o nome exato pode descobrir editando o menu e procurando o comando nas propriedades do item "Tema", em "Sistema -> Preferências". Descoberto o comando, basta executa-lo no terminal como root e o tema do root será alterado para um dos copiados para a pasta "/usr/share/themes".

Aliás, para que fique exatamente igual, basta que vc. salve seu tema atual (como "meu-tema", por exemplo) e copie a pasta criada (meu-tema) para /usr/share/themes.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

pinduvoz

Confirmando (postando agora do Feisty):

1. o comando para abrir o "Gerenciador de Temas" (item "Tema" em "Sistema -> Preferências") é mesmo "gnome-theme-manager".

2. a pasta onde os "seus" (do usuário) temas estão instalados é "/home/(seu usuário)/.themes" e a pasta de temas acessíveis ao root é a já citada, ou seja, "/usr/share/themes".

3. testei aqui e alterei o tema do root de "human" para "UbuntuStudio", e abri o nautilus "pretinho" como root.

Divirtam-se.

clcampos

Bem, vamos lá para algumas considerações pinduvoz.

Não sei se esta completamente correto. Verifiquei aqui e tanto a pasta /root, e a pasta /usr/share/themes não tem meu tema. Sei disto porque meu tema foi mudado, troquei ícones (usando alguns ícones de um outro tema no meu o que o torna único) e várias outras coisas, o que me da esta certeza. Outra coisa que temos que ver... se o synaptic é chamado com sudo (por exemplo) todas as variáveis de ambiente ($HOME, $PATH e etc) continuam sendo do usuário administrador, o que provavelmente fará que a pasta /home/seu_usuario/.themes continuar sendo a pasta que controla o tema.

E por final, nunca mexi em nada e mesmo assim meu synaptic sempre usou o tema que defini.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Apesar do uso do sudo, os temas instalados pelo Synaptic estão em /usr/share/themes. Instale, por exemplo, o tema "SphereCrystal" pelo Synaptic e veja aonde ele vai parar. Quanto aos ícones, para que estejam acessíveis ao root, devem ser transferidos para a pasta /usr/share/icons e, só então, poderão ser selecionados pelo gnome-theme-manager aberto como root.

Nunca reparei na diferença de tema do Synaptic (talvez porque o abra raramente e, quando o abro, penso mais no que eu quero fazer), mas a diferença de tema do nautilus é gritante (veja abrindo o nautilus com alt + F2: gksudo nautilus). Depois, seguindo a minha dica, tente de novo. Vc. vai ver que o tema será o mesmo do seu usuário.

[].

clcampos

Citação de: pinduvoz online 18 de Maio de 2007, 00:46
Apesar do uso do sudo, os temas instalados pelo Synaptic estão em /usr/share/themes. Instale, por exemplo, o tema "SphereCrystal" pelo Synaptic e veja aonde ele vai parar. Quanto aos ícones, para que estejam acessíveis ao root, devem ser transferidos para a pasta /usr/share/icons e, só então, poderão ser selecionados pelo gnome-theme-manager aberto como root.

Nunca reparei na diferença de tema do Synaptic (talvez porque o abra raramente e, quando o abro, penso mais no que eu quero fazer), mas a diferença de tema do nautilus é gritante (veja abrindo o nautilus com alt + F2: gksudo nautilus). Depois, seguindo a minha dica, tente de novo. Vc. vai ver que o tema será o mesmo do seu usuário.

[].

Não instalei nenhum tema pelo synaptic, sempre usei a opção Sistema > Preferências > Temas.

Abri o nautilus aqui como você sugeriu, e descobri que os ícones (a parte do tema que alterei) era diferente da escolhida, mas a borda é a mesma do tema em uso.

Esta intrigante isto. hehehehe
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!