NAO consigo sair do X (Teclas CTRL+ALT+FN) morreram e sem acentos

Iniciado por hobbes, 16 de Maio de 2007, 20:40

tópico anterior - próximo tópico

hobbes

Tentando corrigir o problemas do display correto de acentos no modo texto e tambem do funcionamento das teclas `cedilha` e `acentos` eu usei o dpkg-reconfigure console-setup para tentar descobrir por mim mesmo, mas acabei por complicar tudo.

Nesso momento estou no X sem acentuacao grafica, e nao consigo sair do mesmo pelas teclas ALT+FN.

tem como restaurar as configuracoes da instalcao padrao

PS: Desculpem pela falta de acentuacao grafica.

WeRx

jah tentou ir em   Sistema>Teclado>Disposições.. escolhe o teclado de formato do Brasil e coloca como padrão.. teu ubuntu é qual 7.04 se for é esse procedimento!

hobbes

Obrigando pela resposta amigo.

Sim, eu ja fiz isso, mas la somente tem o padrao US e mais nada quando eu mando adcionar.

meu Ubuntu e 704

Alguma ideia de como retornar isso a configuracao padrao (interrogacao)

hobbes

ao iniciar o GNOME ele da esse erro

Copiei o erro.

____________________________________________________________________________Erro ao ativar a configuração do XKB.
Isso pode acontecer em diversas circunstâncias:
- um bug na biblioteca libxklavier
- um bug no servidor X (utilitários xkbcomp e xmodmap)
- servidor X com uma implementação incompatível da libxkbfile

Dados da versão do servidor X:
The X.Org Foundation
70200000

Se você relatar essa situação como um bug, por favor inclua:
- O resultado de xprop -root | grep XKB
- O resultado de gconftool-2 -R /desktop/gnome/peripherals/keyboard/kbd

________________________________________________________________________________

o meu teclado e ABNT2 e funcionava bem ate eu inventar de colocar pra aparecer os caracteres corretamente no modo texto.

alguma ideia (interrogacao)

WeRx

la em teclado so tem dos US, não da pra add outro tipo de teclado? não tem um adicionar por ali???

hobbes

Citação de: WeRx online 16 de Maio de 2007, 21:04
la em teclado so tem dos US, não da pra add outro tipo de teclado? não tem um adicionar por ali???

Tem o adicionar, nas preferencias do teclado, mas ao clicar em escolhe nada consta na janela que abre.

Disposicoes selecionados

tem o teclado us (desmarcado)

a opcao adicionar que eu acho que voce se refere esta desabilitada.

se eu clicar em remover o teclado us aparece essa mensagem de erro que postei acima.

alguma ideia

WeRx

olha uma opção q vc tem, é de ir no terminal pra sair do X é... ir no terminal sudo /etc/init.d/gdm stop..., vo procura esse erro vou ver o q eu consigo!!!

hobbes

Citação de: WeRx online 16 de Maio de 2007, 21:12
olha uma opção q vc tem, é de ir no terminal pra sair do X é... ir no terminal sudo /etc/init.d/gdm stop..., vo procura esse erro vou ver o q eu consigo!!!

Esta bem. Chato isso por que tava funcionado bem aqui.

valeu.

hobbes

user@Ubuntu-linux:~$ setxkbmap
Couldn't interpret _XKB_RULES_NAMES property
Use defaults: rules - 'xorg' model - 'pc101' layout - 'us'
Couldn't find rules file (xorg)

era pra estar 104 jeys, e layout abnt-br  vou pesquisar sobre isso

depois voce mostra como esta o seu ai.

WeRx

hobbes

Citação de: WeRx online 16 de Maio de 2007, 21:22
eu consegui esse tuto.. aqui q diz como configurar:

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1367!!!

Obrigado, eu vou tentar agora mesmo.

Eu postarei aqui o que aconteceu.

Tomara que seja isso mesmo.

hobbes

O problema pesiste.

Eu consigo seguindo o tutiorial colocar o teclado no modo texto pra funcionar perfeitamente, da meneira como eu imaginava no principio de todo esse problema ate o tremas funcioam la.

mas quando entro no X nao funciona nenhum acento, cedilha, interrogacao e nem funciona as teclas ALT+FN.

so saio do console killando o gdm

Quando eu reinicio a maquina e volto para o modo texto esta  tudo desconfigurado tambem.

Eu estou notando essa mensagem aqui quando eu executo dpkg-reconfigure console-setup

* Saving console font and keymap for next boot...         
/usr/bin/ckbcomp: Can not find file "rules/xorg" in any known directory                                                [ OK ]

alguma ideia

hobbes

so pra dar mais dados do que ta acontecendo aqui.

user@Ubuntu-linux:~$ xprop -root | grep XKB
_XKB_RULES_NAMES_BACKUP(STRING) = "base", "pc101", "us", "", ""

user@Ubuntu-linux:~$ gconftool-2 -R /desktop/gnome/peripherals/keyboard/kbd
layouts = []
model =
overrideSettings = true
options = []

alguem tem ideia (interrogacao)

hobbes

Ta complicada a situacao. Eu ja tentei de tudo aqui e nao consigo fazer aparecer no GNOME o teclado ABNT, a lista de modelos de teclado esta vazia. Eu dei boot pelo LIVE CD do Ubuntu e pude perceber isso.

Ja estou perdendo as esperancas.

Acho que vou ter que reinstalar o Ubuntu.

Eu estava com 22 dias de uptime com a maquina funcionando como se estivesse dado boot a meia hora atras.

E a segunda vez que eu uso Ubuntu, usei o edgy por um tempo, mas acabei ficando com o openSUSE, sai do openSUSE por conta dos problemas que a Novell esta causando a comunidade por conta de seu famoso acordo de troca de interoperabilidade.

Desde o edgy eu noto problemas com relacao ao teclado no modo texto, antes era o / ? que nao aparecia, desse vez no feisty o problema foi aparecer ? ao inves de acentos em textos. (tava quase bom)

Por mais que eu possa REALMENTE possa dizer que o Ubuntu e uma distribuicao SUPERIOR ao openSUSE, existe esse problema GRAVE no acabamento da distribuicao com relacao aos pormenores de uma instalacao em lingua portuguesa.

Lembrando que uma distro linux nao e somente o modo grafico, existe o modo text e la tambem se deve dar o devido acabamento  e atencao pra que coisas como essa que aconteceu comigo sejam coisas do passado