Grub sem Ubuntu !

Iniciado por Mulder, 16 de Maio de 2007, 09:50

tópico anterior - próximo tópico

Mulder

Ae Galera, to com um probleminha...
Tava dando uma olhada nas perguntas respondidas do fórum e axei um topico q ensinava a dexar soh um KERNEL no Grub, mas seguindo akeles passos não consegui:
sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Comando " howmany=7 " e trocar por " howmany=1 "
Mas naum adiantou...entaum tive a idéia de por " * " antes dos kenels restantes e dexar soh o principal, mas eu naum sei se eu coloquei inclusive no principal, e na hora do boot, o grub soh mostrava o windows. Agora naum consigo mais acessar o ubuntu.
Tem alguma maneira de voltar com eles, sem ter q reinstalar o ubuntu pelo cd ?

E qto a dexar um kernel, alguém pode me explicar pq eu naum consegui ? de resto até por o windows como default consegui...

Obrigado pela atenção...
Abraços

arlei

Olá amigo, seja bem vindo.

Olha este parâmetro "howmany", desconheço seu significado no Grub, mais para retirar entradas de boot do mesmo basta vc, ou deletar ou comentar as linhas referentes a estas entradas. Essas linhas de entradas de boot são parágrafos que iniciam pela palavra "title" e normalmente se encontram no final do arquivo /boot/grub/menu.lst.

Veja exemplo abaixo. Cada parágrafo que inicia com a palavra "title" e normalmente termina com a palavra "boot" corresponde a uma entrada de inicialização de algum S.O. ou de um mesmo S.O. com várias versões de kernel (seu caso).

Citartitle  Linux
root  (hd0,1)
kernel  /boot/vmlinuz-2.6.20 root=/dev/hda1 ro vga=791 acpi=off splash=verbose
initrd  /boot/initrd.gz
savedefault
boot

title  Linux
root  (hd0,2)
kernel  /boot/vmlinuz-2.6.15 root=/dev/hda2 ro vga=791 acpi=off splash=verbose
initrd  /boot/initrd.gz
savedefault
boot

title Windows
rootnoverify (hd0,0)
chainloader +1

Neste exemplo vc pode notar que no Grub vc tem 3 opções de boot, 1 com Linux kernel 2.6.20, outra com o Linux 2.6.15 e a última para o windows. Então para eliminar o opção de boot para o Linux 2.6.15 por exemplo, basta vc deletar todo este parágrafo ou então comentar cada linha com o caracter "#" (sem aspas).

Assim, por exemplo:

Citartitle  Linux
root  (hd0,1)
kernel  /boot/vmlinuz-2.6.20 root=/dev/hda1 ro vga=791 acpi=off splash=verbose
initrd  /boot/initrd.gz
savedefault
boot

#title  Linux
#root  (hd0,2)
#kernel  /boot/vmlinuz-2.6.15 root=/dev/hda2 ro vga=791 acpi=off splash=verbose
#initrd  /boot/initrd.gz
#savedefault
#boot

title Windows
rootnoverify (hd0,0)
chainloader +1

Agora, para vc recuperar editar seu arquivo de configuração do Grub, basta vc inicializar por um live CD (como Ubuntu mesmo), montar a partição onde se encontra seu sistema (se já não for feito automático) e editar o arquivo corrigindo o que tiver de ser corrigido, salvar o arquivo e reiniciar a maquina normalmente.

T+
Arlei

Mulder

Amigo Arlei...

Muito Obrigado pela resposta, passei entender umas coisinhas q eu naum entendia e qto a tirar os outros kernels eu entendi td certinho.

Agora pra corrigir o arq do grub, naum sei como eu monto a partição do meu sistema.
Ainda sou mtu noob, desculpa. :p
Eu ponho o cd, normal ai o q eu faço pra montar a partição novamente ? é instalar o ubuntu novamente dentro das partições ?

Obrigado pela atenção

Vinicius

arlei

Mulder,

não é instalar o Ubuntu, pois o mesmo ja se encontra instalado, vc apenas deve ter cometido algum erro e deletado ou comentado no arquivo de configuração do Grub a opção de inicializar pelo mesmo.
Provavelmente ao inicializar pelo live CD ele já irá montar a partição onde se encontra instalado seu Ubuntu, então basta vc acessa-la (deverá estar em algum ponto de montagem dentro do diretório /media, como /media/hda1 por exemplo) e localizar o arquivo /boot/grub/menu.lst para fazer as devidas correções.

T+
Arlei

Mulder

axo q eu entendi...
desculpa pela pergunta anterior, é q eu venho de uma "educação" baseada no windows, na qual pra reconstituir um arq de boot zuado, soh reinstalando por cima...
Já percebi q o linux é bem mais aberto e se tem mtu mais liberdade.

Obrigado pela ajuda, qdo eu chegar em casa vo tentar a sua dica.
Qqr coisa posto aki denovo...

Abraços

Vinicius

Mulder

Alguem me ajuda, ainda naum consegui...

Naum sei como acessar a minha particao no terminal pra fazer o q ele disse...

Alguem me passa os comandos por favor.

Obrigado