Adeus Dreamweaver!!!

Iniciado por solanoalves, 14 de Maio de 2007, 12:42

tópico anterior - próximo tópico

rbernard

Citação de: solanoalves online 15 de Maio de 2007, 12:39
vocês não estão entendendo. eu falei que meu código ficou horrível com dreamweaver já que sou iniciante e é minha namorada que edita ele. E também disse que adeus dreamweaver por não ter acesso ao linux, ou seja, dei graças a deus de não ser dependente do windows. não tem nada a ver com oque vocês falaram acima.

E continuo achando que site bom é site feito no punho

Solano, veja o argumento que você falou lá em cima. Tem tudo a ver com o que falamos. Se o código ficou horrível com Dreamweaver, a culpa é de quem editou com ele. Eu uso Dreamweaver e tenho certeza que meu código é limpo e enxuto.

E, como você mesmo disse, ainda é iniciante. Pense bem na distinção webdesigner e programador. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Trabalhe um pouquinho mais, desenvolva mais e você perceberá que não é o programa que a pessoa usa para editar seu código que a faz boa/ruim, mas sim sua competência.

solanoalves

rbernard,
sinceramente você não entendeu NADA do que eu quis dizer com este tópico, mas como sou bonzinho vou desenhar pra você:

1. O dreamweaver é uma ferramenta poderosa de edição de sites que roda somente no windows

2. Estamos no linux e se reparar eu falei que aqueles que reclamam que no linux não tem dreamweaver poderiam estudar e aprender a programar pelo gedit ou qualquer outro.

3. Em momento algum disse que o dreamweaver deixa o código sujo, mas disse que o meu código estava sujo usando o dreamweaver

4. Eu usaria dreamweaver se tivesse para linux, pois é excelente. Mas como não tem então criei esse tópico para incentivar pessoas que choram porque não tem dreamweaver no linux e tentar abrir os olhos delas incutindo-lhes que tem sim como desenvolver sites no linux sem esses programas feitos para windows.

Bom acho que já é o suficiente para você entender o que eu quis dizer.

Obs: alguém ai citou que gosta de cores no dreamweaver e que ajuda ao webdesigner, e eu digo: você não conhece linux ehhehehehe.

Abraços

solanoalves

CitarPense bem na distinção webdesigner e programador.

Programador é aquele que programa e desenvolve um programa. Um site não deixa de ser um programa ao meu ver. Se você acha que um site não é um programa ai é outra história, mas creio que quem trabalha com php é um programador assim como javascript e porque não html?

webdesigner?? essa palavra é tosca e nem brasileira é. O certo seria desenvolvedor de sites ou aquele que programa o site para realizar as operações desejadas: programador;

solanoalves

Eu estou aprendendo usando o site:

http://www.maujor.com/

e a introdução aprendi no www.apostilando.com com um tutorial de CSS

solanoalves

mickeyknox,
me desculpe mas um profissional que se diz profissional necessitar de um programa (???) para desenvolver projetos que podem ser feitos em editores de texto é meio duvidoso.
Eu concordaria se você dissesse que trabalha com desenvolvimento de sites, mas não concordo que seja um profissional.

Profissionais nessas áreas de programação, como o próprio nome diz, desenvolve projetos até num atari.

Profissionais em desenvolvimento de sites são raros.
Os mais conhecidos (não sei o nome) estão entre os que inventaram a lingua php, html, asp, etc. Isso é ser um profissional no meu ponto de vista, no seu pode não ser, mas ai pergunto o que é um cara que desenvolve a lingua na qual um "profissional" trabalha??

Bom se você tem de desenvolver um projeto em 2 dias e você mesmo diz que tem de digitar os comandos então qual a necessidade do dreamweaver?

Citarninguém se importa se o código tem uma tag a mais ou não.

Isso é ser profissional?? por isso discordo do termo erroneamente usado para taxar um profissional.
Um profissional diria : "uma tag a mais em milhões de acessos pode causar prejuízo por exigir trafego mensal inútil".

Citare em tempos de banda larga, ninguém se importa se o código tem uma tag a mais ou não.

Nem tenho  o que comentar hehehe.

Já pensou x tags inúteis no seu site somando 10 kbytes?
Agora calculemos:

Se contratassemos você para desenvolver um site que tenha 100 mil acessos mensais (banco, site de jogos etc.)

100K x 10kb = 1Mkb
1Mkg / 1024 = 976 Mb

ou seja, necessitariamos de um plano y+976 megabytes para suprir o teu site.

se 1 giga de acesso custasse 10 reais então gastariamos 9,76 reais a toa.

isso é ser profissional???
ao meu ver não.

você é apenas um trabalhador da área de sites, mas não um profissional.
esse termo é muito forte e geralmente os profissionais não são reconhecidos e nem sabem que são profissionais.

abraços cara espero que entenda

mickeyknox

Cara, é rídiculo você querer estabelecer quem é profissional ou não através do fato de programar na unha ou não. É bonitinho, soa muito purista, mas é uma tremenda perda de tempo. O tempo que você leva pra fazer 2 páginas, crio um site inteiro.

Quanto a ser ou não webdesigner, chega a ter graça vc querer me dizer o que sou. Como disse, estou na área há 10 anos (com empresa aberta, fora o tempo de mercado informal, ou seja, praticamente desde que existe web no Brasil). Hoje atendo inclusive o mercado europeu.

Sei o que estou falando. Pra começar, não criaria um site pra tantos acessos em Html. Nesse caso, não ia doer nada fazer algo em PHP+Mysql. Me refiro a pequenos sites institucionais em Html (foco da questão anterior), que querendo ou não, são o grosso do faturamento de muita gente - e muitas vezes, o meu também.

Já viu algum site de banco ou jogos em Html? Creio que não.

Não deixe seu xiitismo te levar a dizer besteira, antes sequer de compreender direito o que escrevi. Como disse antes, aprendi tudo na mão antes de usar outros programas pra facilitar minha vida. E muito menos, queira dizer a alguém se é ou não profissional, muito antes sequer de conhecer seu trabalho. Sou formado em desenho artístico pela Abra, Editoração Gráfica pelo Senac, fora a carambada de cursos da Impacta, Aldeia Global e outros. Não é um xiita que vai me dizer se sou profissional ou não, só porque o cara faz questão de dizer que escreve HTML e CSS na mão.
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

rbernard

Citação de: solanoalves online 15 de Maio de 2007, 22:29
Programador é aquele que programa e desenvolve um programa. Um site não deixa de ser um programa ao meu ver. Se você acha que um site não é um programa ai é outra história, mas creio que quem trabalha com php é um programador assim como javascript e porque não html?

Errado. Programador é o que trabalho com linguagem de programação. HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação (Hyper Text Markup Language). Javascrit também não é bem uma linguagem de programação. Ela tem muitos recursos, mas é acessória ao HTML. PHP, ASP, Java, ASP.NET, Python, Ruby etc, essas são linguagens de programação.

Um sítio não necessariamente está programado. Um sítio dinâmico é um sítio que possui programação. Um sítio estático é um sítio que não possui programação.

Citação de: solanoalves online 15 de Maio de 2007, 22:29
webdesigner?? essa palavra é tosca e nem brasileira é. O certo seria desenvolvedor de sites ou aquele que programa o site para realizar as operações desejadas: programador;

Sugiro que você não tente falar que o "certo é assim" quando você não tiver certeza. A tradução para Webdesigner seria "Designer da teia". Sou entusiasta do uso do português em detrimento da palavra em inglês quanto temos equivalente em português. Uso no dia-a-dia, por exemplo, sítio ao invés de site.

Um desenvolvedor não é um designer. Um designer é aquele que desenha o visual e trabalha, quase que exclusivamente, com o HTML e o CSS. Desenvolvedor é o Programador, o que faz todos os scripts de programação, dinamizando o sítio.

Também não vou comentar os pontos que você "desenhou" para mim porque, se você ler, verá que há contradição entre eles. E meu objetivo não é medir forças com você. Estamos aqui para nos ajudar e nos enriquecer uns aos outros com as informações que temos. Meu intuito não é discutir para "mostrar que estou certo" e está acabado. Quando você trouxer algo correto que é diferente do que eu pensava, tenha certeza de que sempre falarei: "você está certo", porém, até agora você tem misturado as estações.

Com certeza o fato de não ter Dreamweaver no linux é um maravilhoso incentivo para que os que trabalham com internet. Estou usdando o Quanta++ e é muito bom. O que questionei foi sua conclusão: "site bom é feito no editor de texto". Isso não procede. Quando você precisar trabalhar com produção, como eu trabalho hoje, verá que muitas vezes um editor que faça coisas automaticamente são fundamentais para o bom andamento dos projetos.

Abraços.

solanoalves

Cara ou você é cego ou não sabe ler:

CitarE continuo achando que site bom é site feito no punho

Tem algum problema em o que eu acho ou não acho?? Tudo que citei foi o que eu acho e não o que é o certo no geral. Será que as referências a "Eu acho" NÃO FORAM SUFICIENTES para expor que o que eu disse é o que eu acho? Pouco me importa se está certo ou não o que eu acho, mas é o que eu acho e ponto!

Eu acho que site bom é feito no punho! 99% dos websites são obsoletos já diziam uns. Até o da microsoft é grotesco.

Eu tenho total liberdade de achar que você não é um profissional e vou continuar achando afinal qualquer um pode achar o que quiser.

Não me venha com "eu fiz curso disso fiz curso daquilo". Conheço gente que fez uma das melhores universidades do país além de mestrado e é um cubo de ignorância.

E tudo que eu citei acima é o que eu acho e ninguém vai mudar.

Mas não é esse o foco do tópico e sim dizer que não precisamos de editores para construir sites bons e sim vontade.

Bom é isso adeus Dreamweaver!! E consegui convencer minha namorada a usar o gedit para atualizar o site hehehehe

abraços

maudy

CitarE continuo achando que site bom é site feito no punho
Mas não é esse o foco do tópico e sim dizer que não precisamos de editores para construir sites bons e sim vontade.
Bom é isso adeus Dreamweaver!! E consegui convencer minha namorada a usar o gedit para atualizar o site hehehehe
[/quote]

Tente administrar páginas html com relacionamento a banco de dados e envio de ftp tudo pelo bloco de notas meu amigo. Se não perder o emprego, vai no mínimo, ser chamado de roda-presa do departamento.

Hoje você pode dominar CSS e html, mas teve que começar pelo DW usando as tags table, com certeza. Isso não é uma vergonha, mas sim, um aperfeiçoamento técnico.

Agora vá em frente! Microformatos, web semântica, acessibilidade... muita coisa que terá que digitar no seu editor. Um detalhe: não use o "auto-complete" de código, ok? hehehe

clcampos

solanoalves, em primeiro lugar me desculpe por meter o bedelho nesta discussão. Não entendo de desenvolvimento para internet, trabalho com desenvolvimento desde 1989 (mas nunca no desenvolvimento de uma aplicação web), e hoje em dia o desenvolvimento tem tomado  bem menos tempo (bem mesmo) dos meus afazeres, já que de um bom tempo tenho me dedicado a rede e administração do setor de informática de onde trabalho no geral, não sobrando mais tempo para "colocar a mão na massa".

Quando eu iniciei na profissão tinha também um orgulho de desenvolver na unha (até porque em 1989 era praticamente esta a opção disponível), e por muito tempo vi com maus olhos os programadores que não faziam assim. Acho que isto é algo da juventude, um ímpeto de querer mudar o mundo. Com o tempo verá que esta equivocado, que existem bons e maus programadores, mas todos que se envolvem na tarefa de desenvolver um software (seja cliente/servidor, seja web) são sim programadores. Não é programador apenas aquele que desenvolve uma linguagem (como citou acima) ou algo assim. Talvez ele seja outra coisa, muito mais que um programador, mas todos aqueles que usam sua ferramenta (seja PHP, java, python, cobol, etc) são sim programadores (bons ou ruins, como já citei).

E tudo que eu citei acima é o que eu acho e ninguém vai mudar.

Na verdade queria te falar sobre esta frase sua ai. Quando você for trabalhar no mundo corporativo, for trabalhar mesmo numa equipe, este pensamento de que o que você acha pode estar errado e ninguém vai mudar não deporá a seu favor. Talvez você seja um profissional excelente, o mais capaz de sua equipe, mas atitudes assim podem fazer com que você seja menos útil a sua equipe do que alguém mediano, mas que tenha mente aberta e esteja disposto a ver suas verdades cairem por terra. Olha eu sei isto porque já sofri na pele, já estive no seu lugar.

Aparentemente os membros mickeyknox e rbernard tem muito mais tempo de estrada que você. Procure ouvir o que as pessoas que passaram pelo que esta passando tem a dizer, se não concordar de tempo ao tempo. Acredito que quando tiver 10 anos de trabalho como eles, com clientes, chefes, e etc te pressionando para entregar algum serviço num tempo curto (e cada dia estes tempos ficam menores), você vá acabar lançando mão de algum artifício que vá te ajudar a fazer algumas linhas mais rápido.

Agora é inegável que você, que aparentemente esta começando (e com o pé direito, eu vi seu site, ou sitio como prefere o rbernard), é essencial passar por esta fase da programação na unha. Ela te ensina os caminhos mais escondidos da linguagem, ou ferramenta, que decidir usar. E saiba, lá na frente, quando estiver com tempos curtos e a vencer (ou vencidos), e ainda serviço a fazer, a ferramenta que te auxilia uma hora vai te deixar na mão, e esta fase de aprendizado (quando faz assim na unha) vai ser útil... muito útil.

Agora... só pra terminal mal... para de fazer sua namorada atualizar site no gedit. Coloca os dados passíveis de alteração num banco de dados e faça uma ferramenta de administração para facilitar a vida dela... hehehehhe.... e na unha, porque ai os conhecimentos se solidificam de vez.

Boa sorte para você, que se torne um excelente programador, se já não for.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

solanoalves

clcampos,
tenho que confessar que com a sua calma e certeza das palavras me humilhou e me jogou no chão, mas por outro lado foi bom para eu abrir os olhos e ver que realmente estou errado e que esta atitude não passa de uma fase da adolescência.

Bom o motivo principal pelo qual eu comecei a falar tanta bobagem e agredir meus companheiros aqui foi que distorceram [alguns] quase que totalmente o que eu queria passar e isso me deixou muito bravo[uii], mas peço desculpas.

Bom está bem longe dos meus planos ser um programador ou algo do gênero por mais que eu vá fazer engenharia de computação, mas vou aprender se for preciso como lidar com as línguas etc. Mas no caso do site que desenvolvo [caramba cheguei agora da escola e minha namorada já está dominando o gedit, claro que somos ignorantes em html e css, mas o básico do básico estamos dominando como colocar um texto em estilo pré-feito, imagens etc.] é como uma distração e uma ajuda também para a associação da qual faço parte.

Eu sei que com o gedit não seria possível desenvolver um site a nível citado a cima com banco de dados e tudo mais no gedit ou até seria porém bem complicado e demorado, porém não foi esse o público o qual eu quis me referir e sim aos que usam dreamweaver para desenvolver sites que não passam de um html, css, java, php etc. Como não conheço AINDA banco de dados então não posso falar se é fácil ou não fazer no gedit já que só vou ver na faculdade.

Bom é isso valeu clcampos um grande abraço e sucesso total a galera ae.

E para iniciantes como eu que acham que dreamweaver é tudo, pensem bem. é muito fácil fazer um site em modo texto e css [fácil entre aspas né] basta vontade e um editor de texto.

Agora fica a pergunta: porque não é possível desenvolver um site com banco de dados no gedit??
O que o dreamweaver faz ? É click click pra configurar banco de dados no DW ???

abraços

rbernard

Citação de: solanoalves online 16 de Maio de 2007, 19:35
clcampos,
tenho que confessar que com a sua calma e certeza das palavras me humilhou e me jogou no chão, mas por outro lado foi bom para eu abrir os olhos e ver que realmente estou errado e que esta atitude não passa de uma fase da adolescência.

Permita-me discordar. Não jogou no chão. Lhe levou para cima. :-)

E para iniciantes como eu que acham que dreamweaver é tudo, pensem bem. é muito fácil fazer um site em modo texto e css [fácil entre aspas né] basta vontade e um editor de texto.

Concordo inteiramente com você. Dreamweaver não é tudo! Conhecer o código é essencial, até mesmo para usar o Dreamweaver de forma correta. Estou contigo nessa. Inclusive, hoje sou muito grato por ter iniciado meus conhecimentos de programação pelo modo texto. O professor fez questão de nem nos mostrar os programas que não fossem somente editores para que não ficássemos mal-acostumados. E incentivo que você continue assim.

Agora fica a pergunta: porque não é possível desenvolver um site com banco de dados no gedit??
O que o dreamweaver faz ? É click click pra configurar banco de dados no DW ???

Essa informação ficou dúbia. O acesso ao banco de dados é feito pela linguagem de programação e ela pode ter sido feita no Dreamweaver (ele tem um módulo de acesso ao banco de dados que eu detesto, prefiro fazer tudo na mão), no bloco de notas, no gedit, no Quanta, ou seja, aonde você quiser, pois o acesso é feito pelo script de programação.

Abraços.

rbernard

Citação de: clcampos online 16 de Maio de 2007, 14:35
solanoalves, em primeiro lugar me desculpe por meter o bedelho nesta discussão.

Sua contribuição foi maravilhosa.

solanoalves

rbernard,
entendi legal valeu!

clcampos

solanoalves, vamos lá... hehehe... respostas a sua resposta.

Citarclcampos,

Me desculpe, não era esta a intenção mesmo, vi em você algo que hoje consigo ver que fez parte de mim, e vejo isso também em outros jovens. Quero pedir desculpas também por usar o termo adolescentes, que normalmente é  tratado como algo pejorativo ("aborrecente")... Vamos mudar então para jovem... jovem é muito mais que uma criança indo para a vida adulta, mas em crise de identidade, o tal do aborrescente e sim uma pessoa ainda nova (mais que eu... hehehe), com muita energia, disposição e um tanto de desilusão com a vida, que passa longe do que sonhamos.

Bom o motivo principal pelo qual eu comecei a falar tanta bobagem e agredir meus companheiros aqui foi que distorceram [alguns] quase que totalmente o que eu queria passar e isso me deixou muito bravo[uii], mas peço desculpas.

Bem o mais normal da vida é ouvir o que não queriamos... ouço algo longe do meu desejo todos os dias. É duro e difícil de aceitar, mas em muitas destas vezes ocorre mais um problema de comunicação, e o difícil são as partes verem isso, acredite!

CitarBom está bem longe dos meus planos ser um programador ou algo do gênero por mais que eu vá fazer engenharia de computação, mas vou aprender se for preciso como lidar com as línguas etc. Mas no caso do site que desenvolvo [caramba cheguei agora da escola e minha namorada já está dominando o gedit, claro que somos ignorantes em html e css, mas o básico do básico estamos dominando como colocar um texto em estilo pré-feito, imagens etc.] é como uma distração e uma ajuda também para a associação da qual faço parte.

Olha solanoalves, depois de ter feito um curso de técnico em metalurgia, superior de Eng. Elétrica (nesta época já trabalhava como programador - comecei no 2o. gau), e amar trabalhar com Desenvolvimento de Software (até fiz uma pós em Tecnologia de Desenvolvimento de Software); hoje trabalho na administração de rede (me satisfaço desenvolvendo rotinas em shell script para controle... backup, restore, criação de usuário, grupos, e etc, etc), e também na administração do setor como um todo, posso te dizer que ter planos nem sempre é sinônimo de que fará mesmo aquilo, mas não quer dizer que não possa ser realizado com aquilo que fizer.

CitarEu sei que com o gedit não seria possível desenvolver um site a nível citado a cima com banco de dados e tudo mais no gedit ou até seria porém bem complicado e demorado, porém não foi esse o público o qual eu quis me referir e sim aos que usam dreamweaver para desenvolver sites que não passam de um html, css, java, php etc. Como não conheço AINDA banco de dados então não posso falar se é fácil ou não fazer no gedit já que só vou ver na faculdade.

Bem solanoalves a sugestão de recriar o site com banco de dados é apenas um desafio que você tem que fazer a você mesmo. Acho que  fazê-lo agora como uma distração (sem necessidade de prazos e cobranças) te permitiria visualizar se é algo que te agradaria ou não, e brincanderias assim podem ser frutíferas, e quem sabe daqui uns dias não esta desenvolvendo sites ai e com uma clientela tão grande que não consiga atender... hehehe....

E bem, antes que me esqueça, você consegue sim fazer a programação toda na mão de um site acessando um BD.... hehehhe

CitarBom é isso valeu clcampos um grande abraço e sucesso total a galera ae.

O que o dreamweaver faz ? É click click pra configurar banco de dados no DW Hein?

abraços

Bom, fechando o post que deve ter ficado enorme... Rapaz a discussão estava feia, não imaginei que iria aceitar meu post anterior tão bem como aceitou. Seu futuro com certeza será grande... aproveite... e acho que esta mesmo no caminho certo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!