Alguém me explica qual o foco do software livre?

Iniciado por solanoalves, 10 de Maio de 2007, 20:06

tópico anterior - próximo tópico

solanoalves

Então galera, sempre fico pensando nessa questão:

Qual a vantagem em trabalhar em algum projeto direcionado ao linux?

Como sabem vivemos num mundo capitalista e pelo que notei até hoje a maioria dos programas pra linux tentam se manter de doação, então pergunto: Como entrelaçar linux e capitalismo selvagem?

Eu não uso linux porque é grátis, mas sim porque é seguro e tem um ambiente agradável. Nem faço idéia de como os desenvolvedores do linux sobrevivem e ganham em troca de tanto suor e trabalho, mas eu pagaria sim pelo linux, ainda que em um preço acessível (entre 50 e 100 reais), pelo excelente trabalho e dedicação. E também pagaria por programas para o linux também a preço acessíveis.
É realmente parece um sarro esse meu jeito de pensar, mas acho que desse jeito teriamos muito mais aplicações e gente trabalhando já pensando no retorno que daria (o mundo gira em torno do dinheiro).
Não penso que deveria ser tão simples assim na venda, mas ter uma "bancada de qualidade" que verificaria a qualidade do software desenvolvido e estipularia o preço que esta vale.
Agora saindo da minha paranóia gostaria que me explicassem onde é que está o sustento dos desenvolvedores do linux e dos que, assim como eu, querem fazer uma engenharia ou ciencia da computação para depois dedicar todo o conhecimento ao linux. (ninguem estuda 5 anos pra viver de doação)

Eu adotava como filosofia o comunismo-socialismo até conhecer o ser humano, após isso então decidi lutar pela causa da vida (não humana) e do meio ambiente. Bom desprezando essa minha última frase que parece inútil peço-lhes que respondam para esclarecer minhas dúvidas.

Obrigado galera

damyhonn

muito boa questão...
tbm espero por uma resposta pq é uma dúvida minha.

.:Shadow:.

Assinatura removida pela equipe do Fórum

solanoalves

Ah sim gostaria de saber se a solução é viver de doação E TAMBÉM de suporte.

Falo isso  porque realmente a pessoa que vem pro  linux, nem todas, pensa assim: "eu quero ter condições financeiras boas, mas não sou trouxa de usar meu dinheiro para que outro a tenha" ou seja, um egoísmo profundo que nem só usuários linux alimentam, com excessões, mas também a maioria dos usuários.

Acho que este é o grande motivo de o software livre estar se tornando tão famoso e difundido: A maioria das pessoas que vem para o software livre querem tudo de graça e as tem em sua grande maioria. São pessoas geralmente que não querem ajudar a nada e a ninguém e vêem nos softwares grátis uma oportunidade para seguir essa filosofia. E na grande maioria pouco se importam em dar o retorno esperado pelos sofridos programadores o que acaba acontecendo de NÃO ter softwares a nível profissional no linux já que poucos são +(use o adjetivo que quiser)+ de trabalhar 2 anos seguidos num projeto que será entregue de mãos beijadas pro mundo livre pra depois não ter dinheiro nem pra pagar a escola dos filhos e muito menos a compra mensal.

Eu acho preciso entender o que é o software livre, estou num conflito totalmente maluco. Penso todo dia nisso. Os folgados que vêem para o linux e descem o pau nos programas que já existem falando que falta isso falta aquilo e que é uma m#rd# dúvido que comprariam um software para linux. É tenho quase certeza porque estes querem tudo de mão beijada. esta é a fama que o linux vem adquirindo: uma grande maioria de folgados que não querem saber de ajudar ninguém só a si mesmos e alguns bons que se matam construindo softwares pra depois serem martirizados por aqueles.  :-\ :-\

solanoalves

claro que tem os bons que tentam ajudar.

Vejamos aqui mesmo no fórum:

1 - Vem um folgadinho no fórum e pergunta como faz isso como faz aquilo e desce o pau  no linux porque não é fácil de fazer isso ou aquilo e porque não conseguiu configurar direito seu hardware etc.
Ai o pessoal do fórum se mata de pesquisar e consegue ajudar o cara. E O QUE ELE FAZ???
Simplesmente não responde, some e não esclarece como fez e só retornará quando surgir outro problema já que o problema antigo foi resolvido.

Igual num tópico aqui sobre instalação do VMware que um cara diz "consegui ta ae o tutorial em inglês" após perguntar e ninguém ter respondido acho que por ele ter resolvido em um pequeno intervalo de tempo, ou seja, e quem tiver o problema e não souber inglês???

Tudo isso se resume a uma só coisa: Estou ficando louco porque não sei qual é o objetivo do linux e o que ele retorna aos que usam e querem fazer dele o sistema no qual trabalhará o que estudou por tanto tempo.

Será só um sisteminha grátis para usar nas horas vagas e para programação na faculdade ??
Ou será um sistema para você pega-lo e transforma-lo em outro software e revender?

Totoro

#5
eu vi uma palestra que achei no google videos falando sobre esta parte do open source

ela falava sobre open source e em como viver disso... é uma palestra bem interessante só que está em ingles,

http://video.google.com/videoplay?docid=-4216011961522818645&q=open+source

é um video interessante de se ver... pena que tem mais de 50 min de duração

mdea

minha frase pessoal - "Dinheiro não é importante, é apenas necessario!"

Quero me tornar um especialista em S.L. pois acho que o S.L. é a maneira certa de se fazer software e não deveria ser gratuito, os usuarios folgados ja citados acima que acham que S.L. é software gratis ainda não são usuarios de S.L. são usuarios de S.P.P.(Software proprietario Pirata).

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

solanoalves


mdea

Em relação ao foco do S.L. ... acredito que o O foco é liberdade ...
Talves o grande problema seja o foco de cada um, seja usuario ou desenvolvedor;Capitalismo(capitalista) é uma praga.Acredito que esta frase não seja minha!
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

nq6

#9
O movimento do software livre é muito mais complexo do que podemos pensar. Na verdade o grosso dos desenvolvedores trabalham para grandes empresas e são muito bem remunerados. Empresas como IBM, HP entre outras mantém boa parte dos investimentos no desenvolvimento do kernel.

Outra coisa que deve ser salientada é que diversos governos e instituições espalhadas pelo mundo não querem depender de uma única empresa no caso a Microsoft. A NASA e o Exercito Americano usam Linux, e de forma indireta ou indireta contribuem para sua melhora e no seu rápido desenvolvimento.

Os programadores que não estão nesse perfil não fazem isso exclusivamente, e sim nas horas vagas de seu emprego formal, e fazem por lazer.

A questão do Linux hoje é estratégica não só para essas megas instituições e governos como para as instituições educacionais e suas mais diversas vertentes. Com o Linux alem de usar, podem estudar, melhorar e propagar o conhecimento acumulado.

Também temos empresas que de certa forma ganham dinheiro diretamente com o Linux, como a Novell, Red Hat e a própria Canonical.

O que pode te deixar mei confuso são os aplicativos para desktop ou para os usuários comum, que realmente em comparação ao desenvolvimento corporativo não tem um avanço tão significativo, mais isso ta mudando.

Empresas como a Cononical estão chegando para botar ordem nesse balaio de gato, pois o Linux voltado ao desktop está ainda muito fragmentado com milhares de distribuições, perda de foco e esforço, pois tem muita gente fazendo à mesma coisa em muitos lugares diferentes.

Pra resumir esse assunto complexo, podemos dizer que as coisas estão mais maduras no meio corporativo e amadurecendo mesmo que lentamente no campo do usuário comum. Acho que o cenário vai estar mais favorável para essa nova fatia em no máximo 6 anos.

Uma resposta completa seria muito longa, mais acho que dá para entender.

Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

solanoalves

dá sim cara, mas aguardo mais para melhorar

mdea

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

solanoalves

concordo com o mdea !!! fala sobre o software para o publico caseiro

nq6

Citação de: mdea online 10 de Maio de 2007, 23:26
NQ6 - SHOW - ESCREVE MAIS AI CARA >>>  ;D ;D

Outra coisa que deve ser salientada é a margem de lucro que as empresas de software trabalham hoje, em 80% dos casos muito fora da realidade. Um pouco antes do inicio do sucesso da Microsoft a grande vedete era a IBM que tinha com a venda de equipamentos seus rendimentos principais. Os mesmos executivos que se lamentaram anos depois, foram os que descartaram o projeto da Xérox, que foi comprado pela Apple, e copiado por Gates. Era nada mais nada menos que um tal de mouse e um sistema com ícones e orientado a objeto. Os executivos da IBM chegaram a rir daquilo tudo, mais hoje quem rir é Bill.

Com o tempo essa coisa toda explodiu, a Apple se fechou com seu hardware propietário, mais Gates mesmo com um sistema inferior ao da Apple, teve a visão da abertura de mercado e cresceu vertiginosamente dia após dia. Nesse primeiro trimestre de 2007 a divisão responsável pelo Windows, registrou US$ 5,27 bilhões em vendas, cerca de 67% mais do que no primeiro trimestre de 2006.

Sabe por que esse cara tem uma fortuna pessoal calculada em US$ 56 bilhões, por que ele criou uma coisa chamada monopólio. E é ela que faz com que a margem de lucro da Microsoft seja estratosférica.

Um empresa de chip ou de memória nem em sonho tem lucros superior a 6%, coisa que a empresa de Bill nunca fez. O custo teórico seria das pesquisas de desenvolvimento do software da caixinha e da mídia. Só que nesse caso a empresa dele por não ter concorrentes não fica nos 6% ou 10% líquidos e sem com lucros de 100%, 200%. Se ele tem como fortuna pessoal isso tudo, imagine a empresa. A Microsoft.

Então a função do Linux nisso tudo é quebrar um pouco desse monopólio, pois a Apple esta mais preocupada em ser exclusiva. Em ser uma grif. E que sobra nisso tudo?

O Linux é claro. Mais precisamente o Ubuntu, que leva sério o desktop. Eu diria que a maior preocupação da Microsoft é que a Canonical pode jogar um balde de água fria na maior empresa de treinamento gratuito do mundo. A Windows Piratation Trainer Inc. "Esse braço da Microsoft fornece milhares de copias piratas ao usuários" para que esses em suas casas instalem, usem o Windows, se adaptem e cheguem nas empresas treinados.

Pois é nas empregas, governos etc, que a Microsoft ganha dinheiro. Mais tudo bem.

Então amigo, o Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.

Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Dimas

#14
Vou escrever um pouco também.

Falando um pouco da parte de ganhar dinheiro, eu vejo como dois ramos:

- Se você que trabalhar especificamente com o desenvolvimento do LINUX acho que a primeira coisa a ser feita é trabalhar como voluntário em alguns projetos, contribuindo com código e documentação.  No mundo do Linux tudo é muito legal pois você é reconhecido pelo que você faz, não pelo que você é. Ou seja, você vai ser reconhecido pelo seu trabalho e é esse trabalho que vai lhe trazer emprego em alguma empresa grande (ou nem tanto) que faça investimento no Linux.

- Outro ramo, que para mim merece mais destaque do que o próprio Linux, é trabalhar produzindo Software Livre. Você pode ter uma empresa que produza SL e venda-os. Todos sabem que isso é perfeitamente possível. É uma forma de ganhar dinheiro defendendo as suas filosofias. O único problema está justamente nesse ganhar dinheiro: como foi dito em uma frase acima, "Dinheiro não é importante, é apenas necessário". Eu concordo 100% com isso e muitas vezes essa gana por ter sempre mais e mais dinheiro é o que acaba destruindo mentes e fazendo com que talentos sejam desperdiçados.

Não é necessário falar que você precisa de muito trabalho e dedicação para se dar bem. Isso acontece em qualquer área, mas eu diria que em SL isso é prioritário. Eu volto a dizer que aqui você não reconhecido por quem você é, mas pelo que você faz.

Quando puderem ir ao Forum Internacional do Software Livre em Porto Alegre, não deixem de ir. La vocês vão ver realmente onde se meteram :) e comprovar tudo o que eu falei.

Leiam: http://www.gnu.org/philosophy/
Muitas questões vão ser resolvidas.

Edit: Só para responder à questão do título do seu tópico, o foco é a liberdade do Software, defendida nos quatro direitos:
0: a liberdade de executar o software para qualquer propósito;

1: a liberdade de estudar o software e adaptá-lo a suas necessidades;

2: a liberdade de distribuir o software do jeito que você o recebeu;

3: a liberdade de modificar o software e compartilhar suas modificações.

Um abraço.
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."