Não consigo instalar Alsa AC97 no Ubuntu 6.10

Iniciado por Rafa_Oliver, 03 de Maio de 2007, 14:20

tópico anterior - próximo tópico

Rafa_Oliver

Ola pessoal, sou novo no linux e não consigo fazer minha placa de som funcionar.
Já lí varios tópicos, mas nenhum resolveu meu problema.
Depois que instalei o linux parecia que o sou estava funcionando. Ao iniciar ouvia o som quando entra no linux. No controle de som, quando pressionava o botão para testar, havia som. Porém não tinha som nos videos no Totem.
Então resolvi instalar o driver que veio no CD da minha placa mãe, uma ASUS-K7V400, placa de som on-board, modelo aí embaixo:

Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)

Descompactei o arquivo, tudo direitinho.
Porém, ao rodar o ./configure ; make ; sudo make install, dá erro e parece que não instala nada.
A última linha do make é mais ou menos assim:
Make(1) [compile] erro 2

Então resolvi instalar alguns programas pelo Adicionar/Remover e pelo Synaptic:
Instalei o gxine - instalou mas ainda sem som
Instalei o Mplayer - sem som
instalei o Totem-Gstreamer - ainda sem som.
instalei os codecs e libs do Gstreamer - nada de som
instalei tudo referente à Alsa - nada

Após algumas reinicializações, notei que não havia mais som algum e o ícone do controle de volume no desktop tava com uma faixa vermelha, ou seja, nao funcionava mais.
Desinstalei o players (gxine, mplayer) mas continuou na mesma. Agora sem som nenhum.
Fuçando mais um pouco, olhando um forum aqui e ali, descobri que não tenho os módulos snd instalados. Deve ser porque não consegui instalar o Driver Alsa, como mencionei no começo. Pensei que estes já fossem instalados junto com o linux, mas procurei em todas as pastas e não encontrei. Só encontrei os módulos AC97.ko, AC97_codec.ko e outros que não lembro os nomes.
Não sei mas o que fazer. Tô pensando em compilar o kernel, puxei o Linux-kernel-2.6.21. o meu é o 2.6.17-10-Generico.
Espero que tenha fornecido informações suficientes para que possam me ajudar.
Desde já agradeço.

Rafa_Oliver