Configurar Ekiga para Voipcheap em Nat Simététrico?

Iniciado por admoraes, 27 de Junho de 2006, 15:10

tópico anterior - próximo tópico

admoraes

Meus caros,

sou novo no linux. O Skype roda que é uma beleza, mas não consegui fazer o Ekiga funcionar a contento. Tenho uma conta no Provedor de voip Voipcheap.com com o qual faço chamadas PC-to-Phone. Meu modem (Speedstream 5200) está configurado como roteador e a instalção do linux é o Ubuntu 6.06 e a versão do Ekiga é a 2.0.1. No Windows, o softphone do Voipdiscount funciona sem problema, mas no linux não consigo fazer o Ekiga registrar a minha conta deste provedor. No assistente de configuração do Ekiga, ao configurar a rede, recebo a mensagem de NAT simétrico. O roteador já está com o as portas 5000 a 5100 redirecionadas para o IP interno de minha máquina. O servidor Stun configurado no Ekiga é o stun.ekiga.net. Se eu o troco pelo servidor stun do voipcheap (stun.voipcheap.com) recebo a mensagem de STUN parcialmente bloqueado ao rodar o assistente de configuração.

As configurações SIP do Voipcheap são:

Username:    Your VoipCheap username
Password:    Your VoipCheap password
SIP/Proxy registrar:    sip.voipcheap.com
Domain/Realm (optional):    voipcheap.com
STUN server:    stun.voipcheap.com

Codecs
# G.711 (64 kbps)
# G.726 (32 kbps)
# G.729 (8 kbps)
# G.723 (5.3 & 6.3 kbps)

Alguém pode dar uma mão para que eu possa configurar corretamente o Ekiga para qualquer porvedor Voip, principalmente o Voipcheap? Talvez precisaria de uma ajuda em relação a configuração de meu modem ADSL ou na configuração do Firewall, lembrando que a minha instalação do Ubuntu 6.06 é a padrão.
Augusto Drumond Moraes

bit_doidao

Oi Admoraes!

Eu estou escrevendo um documento sobre o assunto:
http://wiki.ubuntubrasil.org/VoipNoUbuntu

Está em fase de construção, então a sua ajuda é muito importante.

Eu tenho usado o programa Twinkle com muito sucesso e qualidade pra utilziar
junto a um servidor asterisk (SIP) que tenho, com qualidade visivelmente superior ao ekiga.

http://wiki.ubuntubrasil.org/InstalandoTwinkle

Caso consiga sucesso utilizando o voipcheap.com, me avise. estou mapeando todas os programas e operadoras, e testando 1 com o outro...

Agradeço desde já!

gustavo.leal

gustavo leal

Jesus

How can I easily use Ekiga behind a NAT/PAT gateway?

Ekiga has extensive and improved NAT support thanks to STUN. In 99% of the cases, you do not have any configuration to do, and you can even be reachable from the outside without any port forwarding.

SIP only: The following explanation is valid only for SIP. Please read below for H.323. The first thing to do is to run the configuration assistant NAT test:

*

If it reports "Cone NAT" or "Port Restricted NAT" you just have to answer "yes" to the dialog asking you to activate STUN support. You do not have to do anything else. You will be reachable from the outside.
    *

If it reports "Symmetric NAT" and that you are using GNU/Linux, please use the script (or a variation of it) given below. You can run the NAT test again, you will notice that your NAT will behave as a "Cone NAT" or "Port Restricted NAT" as in case 1). That script is safe, it does not forward any port and the default POLICY is to DROP everything.

+ aqui: http://www.ekiga.org/index.php?rub=3&pos=0&faqpage=x161.html#AEN163