Muitas distros e poucos softwares

Iniciado por maudy, 24 de Abril de 2007, 14:57

tópico anterior - próximo tópico

maudy

Vejo muita gente capacitada criando distribuições de Linux, mas não entendo porque não existem gente (re)criando aplicativos famosos (como Photoshop) para linux.

Exemplo: pega-se a fonte do GIMP, muda para ficar com a cara do Photoshop e cria mais um chamariz para novos adeptos pro Linux. Isso foi apenas um exemplo!!!!!!

Criar distros para mostrar conhecimento é legal, mas criar mais facilidades seria ótimo.

Sei lá...

Blues

Isso é meio injusto... tá cheio de software alternativo por aí, inclusive diversas alternativas ao photoshop. Gimp é o mais conhecido, mas vai dar uma olhadinha, por exemplo, no Pixel32.

O fato é que windows já tá aí há um bom tempo, enquanto que linux estabilizou-se graficamente há bem menos tempo e olha só a quantidade de coisas legais que já temos. Outro problema são os "segredos industriais" que atrapalham nossa vida, como é o caso das especificações pros drivers da ATI, que eles não liberam pra comunidade fazer um driver decente.

Na boa, o que você perguntar por qualquer software, a galera poderá te citar 3 ou 4 alternativas que estão evoluindo junto com o linux e que são já plenamente utilizáveis, tá certo que algumas com certa adaptação e criatividade.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

RxDx

Muitas distros... talvez sim..
Poucos softwares, com certeza não. Só na lista dos repositórios oficiais tá repleto de programas livres!
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

rayabusa

O serto a fazer é aprender a usar os programas p Linux, e ñ ficar esperando por programas identicos.
Eu particularmente, prefiro aprender coisas novas; más tem pessoas q ñ gostam de um pouco de desafio.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

mdea

É uma discussão interessante!
No mundo Linux existem muitas distros, muitos softwares e algumas ideias (utopóicas = "isso é portugues livre"  ;D rsrs) do tipo uma unica distro Linux, ou um software Livre e gratuito tão completo quanto um software proprietário.Bom o Gimp é ótimo mas não é tão completo quanto o photoshop, O blender é tri ótimo,mas comparalo ao Maya ,3D studio MAX ainda(  ::) )não da.Mas a velocidade que o Linux esta evoluindo é espantosa, eu estou a pouco tempo no Linux mas gosto de História e sei que o linux desde a sua criação cresceu muito, inovou, revolucionou, mas uma opinião pessoal, sem desmerecer os desenvolvedores de softwares Livre cuja minha adimiração e muito grande(Quero ser um quando eu cresce  ;D), alguns softwares não acompanharam o ritimo de desenvolvimento do Linux, por exemplo (isso é pessoal), o openoffice não esta a altura do Linux, acredito tambem que o Gimp deveria melhorar a sua interface grafica(não estou dizendo que ele tenha que se parecer mais com o Photoshop), um exemplo seria a interface do Blender que é  :( :-[ esquisita mas muito funcional, mas tambem existem softwares que eu não trocaria por nenhum outro alguns exemplos (K3b -> Nero uma ova),(gparted -> show de bola),(VLC -> no Linux ou no Windows ele arrebenta)...
Por fim quero dizer que o Linux e os Softwares Livres ainda não são tudo que almejamos, mas somente o Linux e os S.Ls. nos dão a oportunidade de melhoralhos, modificalos e tudo mais que der na telha.Vai tentar melhorar o Windows por conta própria ou modificar o que vc não gosta no photoshop, vc gasta uma nota e tem que se contentar com o que eles te dão.

O mundo é do Software livre e daqueles que buscão liberdade.
Liberdade é pra quem tem coragem!My brother  8)
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Niox

mdea
Tiro meu chapeu pra vc!!
Tbem acho q com a velocidade de desenvolvimeto do linux, os software irão acompanhar e tbem melhorarão, e se tornara melhores q os apresentados em rwin.

E logo!!!

glaubergoncalves

Citação de: mdea online 25 de Abril de 2007, 22:36
alguns softwares não acompanharam o ritimo de desenvolvimento do Linux, por exemplo (isso é pessoal), o openoffice não esta a altura do Linux, acredito tambem que o Gimp deveria melhorar a sua interface grafica(não estou dizendo que ele tenha que se parecer mais com o Photoshop)

Pois é, realmente isso é pessoal, eu por exemplo estou bem satisfeito, e acho que bem acostumado também, com os recursos e interface do OpenOffice, ontem fui tentar inserir uma mísera nota de rodapé no MS-Word e simplesmente não consegui :-[ Não achei o bendito recurso no editor de textos do MS-Office, no Writer do OpenOffice isso pra mim é automático. Talvez eu tivesse a mesma impressão se um dia usasse o Photoshop, visto que meu contato com esse tipo de programa sempre foi através do Gimp, e no Windows também já usei o Photofiltre, mas nunca o Photoshop. Acho que no final é uma questão de hábito mesmo. ;D

Por fim quero dizer que o Linux e os Softwares Livres ainda não são tudo que almejamos, mas somente o Linux e os S.Ls. nos dão a oportunidade de melhoralhos, modificalos e tudo mais que der na telha.Vai tentar melhorar o Windows por conta própria ou modificar o que vc não gosta no photoshop, vc gasta uma nota e tem que se contentar com o que eles te dão.

O conhecimento gerado no desenvolvimento do Software Livre fica disponível pra quem quiser estar em contato com ele, tanto pra aprender como pra contribuir. E pra contribuir para o SL não precisa necessariamente saber programar, reportar um bug através da Ferramenta de Relatório de Erros aqui do Ubuntu, por exemplo, já é uma forma de colaborar! É uma forma bacana de fazer parte do processo, mesmo não tendo o conhecimento necessário pra alterar as características de determinado software.

Kamei Hyoga

(...)(utopóicas = "isso é portugues livre"  ;D rsrs)(...)

Gostei dessa hehehe

mdea

Bom meu caro amigo  glaubergoncalves em relação ao openoffice é como ja escrevi é pessoal; mas devo dizer que uso openoffice e não quero cuspir no prato que aindo como(hehe), só acho que poderia ser melhor e principalmente mais rápido, e por falar MS-Word, ja viu o office 2007, uma porcaria, usei uma vez no trabalho e é horrivel.

tds

Citação de: maudy online 24 de Abril de 2007, 14:57
Vejo muita gente capacitada criando distribuições de Linux, mas não entendo porque não existem gente (re)criando aplicativos famosos (como Photoshop) para linux.

Exemplo: pega-se a fonte do GIMP, muda para ficar com a cara do Photoshop e cria mais um chamariz para novos adeptos pro Linux. Isso foi apenas um exemplo!!!!!!

Criar distros para mostrar conhecimento é legal, mas criar mais facilidades seria ótimo.

Sei lá...

mas já fizeram isso

GIMPShop: http://plasticbugs.com/?page_id=294 | http://pt.wikipedia.org/wiki/GIMPshop

glaubergoncalves

Citação de: mdea online 26 de Abril de 2007, 09:17

Bom meu caro amigo  glaubergoncalves em relação ao openoffice é como ja escrevi é pessoal; mas devo dizer que uso openoffice e não quero cuspir no prato que aindo como(hehe), só acho que poderia ser melhor e principalmente mais rápido, e por falar MS-Word, ja viu o office 2007, uma porcaria, usei uma vez no trabalho e é horrivel.

Nunca usei o Office 2007, mas já conferi alguma coisa sobre ele e parece que tá bem diferente mesmo, tem um conceito novo na questão dos menus... também parece que já tem gente fazendo plug-in pra botar os menus antigos de volta porque os novos são estranhos... e não é de graça não, pra pôr os menus antigos de volta no lugar tem que desembolsar quase 30 dólares!

Olha, se quer deixar o OpenOffice mais rápido, de repente pode tentar essas dicas. Ou dá uma chegada no Synaptic e procura pelo gnome-office, uma suite office mais simples, mas também muito mais leve e rápida!

mdea

Nunca usei o Office 2007, mas já conferi alguma coisa sobre ele e parece que tá bem diferente mesmo, tem um conceito novo na questão dos menus... também parece que já tem gente fazendo plug-in pra botar os menus antigos de volta porque os novos são estranhos... e não é de graça não, pra pôr os menus antigos de volta no lugar tem que desembolsar quase 30 dólares!

Olha, se quer deixar o OpenOffice mais rápido, de repente pode tentar essas dicas. Ou dá uma chegada no Synaptic e procura pelo gnome-office, uma suite office mais simples, mas também muito mais leve e rápida!

Há!! Agora eu entendi o porque deste visual ridiculo do office2007, faz sentido agora;
Valeu pelas dicas do openOffice vou dar uma lida mais tarde...
Só uma pergunta pra vc e qualquer outro usuario que estiver lendo este tópico.
Alguem ai usa o Blender??? Pois preciso de ajuda???
ver  tópico >> http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18903.msg102061#msg102061