ajuda iniciante, instalação ubuntu 7.04

Iniciado por Midiway, 21 de Abril de 2007, 03:11

tópico anterior - próximo tópico

Midiway

OLA

Pra começar, Ubuntu será minha primeira experiência com Linux assim q eu conseguir instalá-lo  ;D

Eu ja li bastante material na internet sobre Ubuntu, instalação,  etc...  Mas como eu quero instalar essa nova versao q recém saiu do forno, não encontrei ainda material pra responder minhas dúvidas.

Quero instalar ubuntu 7.04 e estou em dúvida entre baixar a .iso do Desktop CD, ou a .iso do Alternate install CD, localizadas nessa página http://releases.ubuntu.com/7.04/. Eu li que uma possui a opçao de Live CD (coisa q eu não uso), e a outra nao. A questao é qual dessas .iso possui uma instalaçao mais facil? E a instalaçao de cada .iso é por interface gráfica ou por linha de comando?

gabriel0085

Midiway,

Quer um conselho? Baixe o DesktopCD (ou liveCD). =P

-É mais fácil de instalar, a instalação é toda gráfica.

-Você pode testá-lo em sua máquina antes de instalar. Isso é importante porque talvez o ubuntu não reconheça todo o seu hardware, e nesse caso seria melhor você optar por outra distribuição linux. 

-O liveCD pode ser útil para resolver problemas na sua máquina. No caso de alguma pane no sistema que faça com que a parte gráfica não carregue, você ao invés de se aventurar pelas linhas de comando, pode colocar o liveCD no driver e tentar resolver pelo ambiente gráfico.

-O liveCD também é útil pra mostrar o ubuntu pros amigos \o/. Você pode fazer uma propangandinha sem ter que instalar na máquina da pessoa, assim o empolga a querer instalar.   

ps - para fazer uma instalação pelo live cd do ubuntu é preciso ter no mínimo 192mb de ram, veja se é o seu caso. Se vc tiver menos que isso não é recomendado que instale o ubuntu, procure pelo Xubuntu, que é uma versão para máquinas mais antigas.

Midiway

Vlew pelas dicas, eu ja decidi como vou instalar o Ubuntu, vou pelo modo de linha de comando mesmo, nada de interface gráfica!! vou me basear nesse guia http://www.guiadohardware.net/guias/02/index1.php do morimoto, se alguem quiser me recomendar outro guia...

E aproveitando, tenho mais dúvidas:

Eu tenho 1 HD só de 20 GB e quero instalar nele Windows XP e Ubuntu (o HD é pequeno mas o PC é bom). A dúvida aqui é como q eu devo particionar o HD, estou imaginando uma coisa assim:

-1º partiçao: 10 GB para o Windows XP
-2º particao: 5 GB para Ubuntu
-3º particao: o q sobrar para meus arquvios

E sei que preciso ter uma área de SWAP, mas nao sei pra q serve isso, o Windows por exemplo nao precisa disso. Onde q eu devo criar essa partiçao de SWAP? Antes da q eu vou usar para meus arquivos?  E que tamanho ela deve ter?

Niox

Deixa uma swap sim, se não me engano ela é usada pelo sistema quando sua memoria fica cheia, ou e ausilia o gerenciamento de memoria. Mas não sei bem. Me corrijam se estiver errado
E se essa for essa a funçao, o windows tem sim algo parecido, é chamado de memoria virtual ( não tenho certeza desse nome) mas ele usa o hd como parte da memoria sim, mas vc no o expecifica na  instalaçao, ele diz que pressisa de determinada quantidade e ultiliza quando nessesario, no hd em q ele esta instalado, como padrão, por isso, quem tinham hd pequeno e pouca memoria, lembra como era quando o hd ficava entupido com o Windows, ele ficava apsolutamente lento!

Niox

q softwares predente usar nesse pc?
Vai fazer Copia de dvd???
Enfim qual a ultilizaçao basica desse micro?

Midiway

Esse micro é para minha irmã de 12 anos: MSN, navegar, ouvir música.

Ela vai continuar usando Windows, e eu vou instalar Ubuntu nessa maquina para conhecer o sistema, por isso quero instalar um dual  boot para poder escolher qual sistema usar quando ligar o computador.

alexmatos

A swap é usada, na grande maioria das vezes, para armazenar arquivos de cache. A minha aqui quase nunca é usada. Se você tem 512 MB de RAM, provavelmente vai usar bem pouco, mas ainda assim é aconselhável fazer uma swap de uns 512 MB. Se você tiver 256 MB de RAM ou menos, a swap começa a se tornar necessária e deve ter o dobro da quantidade de RAM (essa é uma "receitinha de bolo" que se costuma usar).

Niox

CitarEsse micro é para minha irmã de 12 anos: MSN, navegar, ouvir música.

Cara se Esse micro fosse meu eu usaria
1 partiçao de de 7 giga para win xp
2 partição de 7 giga para arquivos comuns q vc usaria tbme em linux ( ex. mp3 fotos alguns docs) formatada em fat32
3 Partição para o linux de de 5 giga
4 Partiçao swap de 512 mb

Mas é apenas uma ideia. Analize como sua irmã usaria o pc e faça suas alteraçoes!!!

Mas mantem a swap!

Midiway

isso mesmo Niox, vai ser uma coisa assim, 4 partiçoes, todas primárias  :P

vlew

gabriel0085

Midiway,

Só uma dica. talvez fosse melhor você não utilizar 4 partições primárias, pois, caso você queira criar mais partições - seja de backup, ou para instalar outra distro para testes -, não será possivel. O mais indicado seria você utilizar no máximo 3 partições primárias, e 1 estendida, onde é possível se criar infinitas partições lógicas dentro.

Boa sorte.
gabriel0085. 

Midiway

Sim, mas esse HD é tão pequeno q criar mais do que 4 partiçoes seria insano, e tambem eu nao vou precisar mais de 4, com toda certeza.

Mesmo assim, tem alguma diferença de desempenho entre os dois tipos de particionamento? (partições primárias  /  partições lógicas)