Instalação...

Iniciado por Diego Marcelino, 19 de Abril de 2007, 15:17

tópico anterior - próximo tópico

Diego Marcelino

Olá...
eu to com o xp la em casa, e ta sobrando 11 gb do hd que não esta alocado pra o xp, meu windows
ta rodando dentro da MBR, se eu instalar o Ubunty 7.04 nesses 11 gb tem perigo de dar problema no meu xp?
Quero fazer um Dual - Boot, só que de maneira correta...
alguem pode me ajudar!
Me ajundando passo a passo???

Obrigado!!!

VB5

Olá, Diego!

Bem, estou longe de ser "expert" (só uns meses de Ubuntu...) mas eis o que fiz para instalar em dual-boot:

-- desfragmentei o disco;
-- dei boot com o CD do Ubuntu e mandei instalar;
-- na hora do particionamento, deixei 10 Gb para o Ubuntu;
-- feito...

Agora, outro detalhe: seu Windows está instalado em FAT32 ou NTFS? Se for FAT, o Ubuntu poderá ( depois de alguns comandos no Terminal) ler a partição com o Windows e inclusive escrever nela; se for NTFS, só poderá ler. Nesse caso, recomendo que antes de instalar o Ubuntu você crie uma partição FAT32 ( uns 2 - 3 Gb tá bom) para funcionar como "posto de fronteira", já que tanto a partição Linux quanto a NTFS podem "vê-la" e escrever nela.

Recomendo que você dê uma boa olhada no Guia Dapper e faça alguma pesquisa no próprio fórum antes de postar suas dúvidas: elas provavelmente já foram respondidas várias vezes, e você poupa tempo...  ;)

Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB