Instalar programas no Linux baixados na internet

Iniciado por ataias, 03 de Abril de 2007, 18:57

tópico anterior - próximo tópico

slavezerorj

clica no menu sistemas >> administração>>gerenciador de pacotes synaptics e procura pelo arquivo de tradução pt-br do firefox...facil, facil
http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"

ataias

agora que estou usando a um tempinho entendi que o programa que baixei é o netscape 7.1 e esta em .tar.gz o qual é um pacote source eu procurei no forum encontrei alguns posts vi os primeiros tentei segui alguns passos mas ai derrepente não consegui mais  ( http://www.tuxresources.org/blog/?p=11 )

quando eu instalei a primeira biblioteca que parece que pediu aconteceu foi pra segunda coisa que eu precisava instalar mas eu não consegui

alcides@alcides-desktop:~$ cd /home/alcides/netscape-installer
alcides@alcides-desktop:~/netscape-installer$ ./netscape-installer
./netscape-installer: line 45: ./netscape-installer-bin: Arquivo ou diretório inexistente
alcides@alcides-desktop:~/netscape-installer$ ./netscape-installer.bin
./netscape-installer.bin: error while loading shared libraries: libstdc++-libc6.1-1.so.2: cannot open shared object file: No such file or directory

quando chegou nessa parte não consegui mais fazer nada
Dell Inspiron 15R - Intel Core i5
RAM 4Gb - HD 500Gb
Ubuntu Linux 10.10 64bits!!!! A melhor parte!

ataias

RAM 4Gb - HD 500Gb

twelvetribes

Estou na mesma maré que você, mas dando uma de intrometido eu diria que o Linux não achou o seu arquivo. Me disseram aqui que se eu digitasse a primeira letra no nome do arquivo e pressionasse "Tab", o resto daria certo. O nome do arquivo que você usou pra procurar ele deve estar incorreto pra retornar uma coisa dessa. Ele deve estar em outro lugar e não em "/home/alcides", ou o nome dele deve ser diferente.

sudoadduser

Eu também ñ sei instalar programas baixados pela internet no linux, digo, os programas q ñ tem nos repositórios. Alguém aí sabe?

twelvetribes

Volte na página anterior e veja a explicação do Gabriel. Acho que está bastante "claro". Caso não queira voltar, eu transcrevo aqui com o devido pedido de licença do idealizador proprietário da coisa:

Citar2. Instalar programas baixados na internet:

A - Usando o synaptic:
A maneira ideal de se instalar programas no ubuntu é usando os repositórios oficiais pelo synaptic (sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic). Essa forma é mais segura, com melhor integração com o sistema e com garantia de melhor estabilidade do programa instalado. 

B - Baixando em sites:
No caso do ubuntu, você deve procurar para baixar os arquivos com extensão ".deb", que são semelhantes aos ".exe" do windows. Para instalar os ".deb", basta um duplo clique, exatamente como no windows.

C - Baixando em sites (sem ".deb" para download)(mas com um ".rpm"):
No caso de não haver um arquivo do programa com extensão".deb" para download, mas haver um com extensão ".rpm" (que é um pacote destinado a distibuições linux baseadas no "red hat linux" - o ubuntu é baseado no "debian linux"), você terá que usar um programa chamado "alien" para transformar o ".rpm" em ".deb". Para isso, procure no synaptic por "alien" e instale. Depois abra o terminal (aplicações > acessórios terminal) e execute o seguinte comando: "sudo allien nome-do-programa.rpm". Isto gerará um pacote ".deb" com o mesmo nome. depois é só executá-lo com um duplo clique para instalar. Vale dizer que esse processo nem sempre funciona. 

D - Baixando em sites (sem ".deb", sem ".rpm")(com o "código fonte" ou "source" para download - arquivos com extensão ".tar.bz2" ou ".tar.gz")
Neste caso, de não haver nem pacotes ".deb", nem pacotes ".rpm", você deve procurar o código fonte (ou source code) para download (em forma de arquivos com extensão ".tar.bz2" ou ".tar.gz"), pelo menos estes você encontrará quase sempre. Este pacotes ".tar.bz2" e ".tar.gz" são apenas um conjunto de arquivos compactados, semelhante aos ".zip" ou ".rar" do windows. Você terá que compilar o código fonte, o que é um processo relativamente simples, mas assusta um pouco um iniciante. Há muitos tutoriais na internet explicando esse processo de maneira simples e bem detalhada. Aqui há um bom tutorial a respeito: http://www.tuxresources.org/portal/modules/xoopsfaq/index.php?cat_id=9

Neste link há outro bom tutorial, com screeshots, explicando detalhadamente todos estes processos que citei:

http://209.85.165.104/search?q=cache:26sDrP_vzSEJ:www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php%3Ftitle%3DComo_instalar_tudo_em_Ubuntu+compilar+ubuntu+make+install&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br&lr=lang_pt

Eu precisei realmente da instalação de uns dicionários através de arquivos do tipo ".rpm" e a explicação do cara me foi útil:

CitarC - Baixando em sites (sem ".deb" para download)(mas com um ".rpm"):
No caso de não haver um arquivo do programa com extensão".deb" para download, mas haver um com extensão ".rpm" (que é um pacote destinado a distibuições linux baseadas no "red hat linux" - o ubuntu é baseado no "debian linux"), você terá que usar um programa chamado "alien" para transformar o ".rpm" em ".deb". Para isso, procure no synaptic por "alien" e instale. Depois abra o terminal (aplicações > acessórios terminal) e execute o seguinte comando: "sudo allien nome-do-programa.rpm". Isto gerará um pacote ".deb" com o mesmo nome. depois é só executá-lo com um duplo clique para instalar. Vale dizer que esse processo nem sempre funciona. 

Só tenho a acrescentar que, nesse caso, para instalar mesmo eu usei o comando "sudo dpkg -i [nome do pacote]". Acho que é isso. Funcionou sim em todos os casos sem nenhum erro.

ataias

eu estou querendo dizer que eu consegui passar pelo primeiro arquivo que faltava mas ao chegar aos dois proximos não consegui alguem pode dizer como consigo baixar essa biblioteca que falta que pelo sinaptic eu não encontrei alguem que ja instalou o netscape so com o codigo fonte, que saiba exatamente o nome da biblioteca que falta, algum site que de pra baixa essa biblioteca.
RAM 4Gb - HD 500Gb