Instalar programas no Linux baixados na internet

Iniciado por ataias, 03 de Abril de 2007, 18:57

tópico anterior - próximo tópico

ataias

eu baixei o mozilla 2.0.0.3 no super downloads versão portugues então descompactei agora me explica como eu faço pra instalar ele instalar o programa ? (eu estou me referindo também a todos os outros programas que eu baixo na internet para linux e não sei como instalar)
Dell Inspiron 15R - Intel Core i5
RAM 4Gb - HD 500Gb
Ubuntu Linux 10.10 64bits!!!! A melhor parte!

cavera37

faça de um jeito  diferente e mais pratico:
entre no  terminal e digite
sudo apt-get install firefox

espero ter ajudado
flwww

ataias

desculpe mas não ajudou não eu falei que baixei a versão em portugues eu usei o comando e baixou a nova versão so que em ingles e quando eu tento instalar agora nem instala nada so faz se o firefox ingles tiver fechado abre ele em portugues porem fecha em portugues vai no icone do firefox instalado entra em ingles, eu não me importo tanto so que meu pai quer e eu ja tentei ir em help e translate mas não da nada o mais importante aqui é ser em portugues não a versão.
RAM 4Gb - HD 500Gb

pinduvoz

No Kubuntu Dapper eu instalei assim:

1) clique no pacote do firefox (no meu caso, baixado no desktop) com o direito e escolha "extrair aqui" e será criada uma pasta "firefox" na pasta onde está o pacote;

2) clique na pasta criada e escolha copiar;

3) abra, como root, o nautilus (gksudo nautilus) e procure pela pasta "/usr/bin";

4) cole a pasta "firefox" em "/usr/bin", mandando sobrescrever tudo.

Para mim deu certo, mas faça por sua conta e risco.

EDIT.: no site da Mozilla tem a versão em português para baixar.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

carlosfrancoba

não é essa a forma mais fácil de se instalar um programa no linux
use o synaptic (na parte de administração do sistema) para instalar novas aplicações
é só selecioná-las e aplicar as mudanças

ou melhor ainda
no menu "aplicações" há uma entrada "Adicionar e remover programas" onde pode ser instalado qualquer tipo de programa que esteja nos repositórios de sua sources.list. Por lá o esquema é o mesmo, selecionar e aplicar as mudanças, tudo num passe de mágica
esqueça o superdownloads ;.)

pinduvoz

Concordo que não é a forma mais fácil e nem a recomendada, mas em relação ao Firefox 2.0.0.3 foi a úncia forma que encontrei pois ele não está nos repositórios.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

ataias

Citação de: carlosfrancoba online 04 de Abril de 2007, 00:07
não é essa a forma mais fácil de se instalar um programa no linux
use o synaptic (na parte de administração do sistema) para instalar novas aplicações
é só selecioná-las e aplicar as mudanças

ou melhor ainda
no menu "aplicações" há uma entrada "Adicionar e remover programas" onde pode ser instalado qualquer tipo de programa que esteja nos repositórios de sua sources.list. Por lá o esquema é o mesmo, selecionar e aplicar as mudanças, tudo num passe de mágica
esqueça o superdownloads ;.)

Eu sei do Synaptic e do Adicionar ou Remover aplicações mas o negoçio é que eu quero instalar os programas procuro la mas muitos estão em ingles, se me falarem como traduzir os programas pode ate ajudar. E eu gostaria de saber mesmo é como eu pego o programa e instalo, e tão complicado pra vcs me dizerem o que eu fazer depois que eu baixo o programa como eu faço pra instalar o programa?
RAM 4Gb - HD 500Gb

twelvetribes

Não tem nenhum "installshield", né. Eu também não encontrei até agora nenhuma forma oficial de instalar programas baixados de um site específico diretamente no HD. Mas isso de apt-get até agora tem me ajudado bastante. Deve ser um mecanismo Darwiniano de sobrevivência dos métodos.

ataias

RAM 4Gb - HD 500Gb

Coiote

Evandro Abu Kamel

Ataias, o "apt-get" é um comando que serve para instalar pacotes DEB de repositórios, que são como servidores.

Com esse comando você já baixa, instala e atualiza um pacote qualquer automaticamente.

Procure mais sobre o assunto, lá no Guia do Hardware deve ter.

Flw.

Willdoidao

Cara  nesse fim de semana deixei meu ubuntu atualizar, instalei o firefox na versão 1.9 (eu acho que era essa a versão, não lembro agora), mas que seja a utlima atualização do ubuntu atualizou o firefox para a versão que o pinduvoz disse a: 2.0.0.3 talvez seja só uma questão de atualização. 8) ::) ???
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

gabriel0085

1. Como mudar a língua dos menus do firefox de inglês para português?:  

Abra o synaptic (sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic), e procure o seguinte pacote:
"mozilla-firefox-locale-pt-br". É só instalar.

gabriel0085

2. Instalar programas baixados na internet:

A - Usando o synaptic:
A maneira ideal de se instalar programas no ubuntu é usando os repositórios oficiais pelo synaptic (sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic). Essa forma é mais segura, com melhor integração com o sistema e com garantia de melhor estabilidade do programa instalado. 

B - Baixando em sites:
No caso do ubuntu, você deve procurar para baixar os arquivos com extensão ".deb", que são semelhantes aos ".exe" do windows. Para instalar os ".deb", basta um duplo clique, exatamente como no windows.

C - Baixando em sites (sem ".deb" para download)(mas com um ".rpm"):
No caso de não haver um arquivo do programa com extensão".deb" para download, mas haver um com extensão ".rpm" (que é um pacote destinado a distibuições linux baseadas no "red hat linux" - o ubuntu é baseado no "debian linux"), você terá que usar um programa chamado "alien" para transformar o ".rpm" em ".deb". Para isso, procure no synaptic por "alien" e instale. Depois abra o terminal (aplicações > acessórios terminal) e execute o seguinte comando: "sudo allien nome-do-programa.rpm". Isto gerará um pacote ".deb" com o mesmo nome. depois é só executá-lo com um duplo clique para instalar. Vale dizer que esse processo nem sempre funciona. 

D - Baixando em sites (sem ".deb", sem ".rpm")(com o "código fonte" ou "source" para download - arquivos com extensão ".tar.bz2" ou ".tar.gz")
Neste caso, de não haver nem pacotes ".deb", nem pacotes ".rpm", você deve procurar o código fonte (ou source code) para download (em forma de arquivos com extensão ".tar.bz2" ou ".tar.gz"), pelo menos estes você encontrará quase sempre. Este pacotes ".tar.bz2" e ".tar.gz" são apenas um conjunto de arquivos compactados, semelhante aos ".zip" ou ".rar" do windows. Você terá que compilar o código fonte, o que é um processo relativamente simples, mas assusta um pouco um iniciante. Há muitos tutoriais na internet explicando esse processo de maneira simples e bem detalhada. Aqui há um bom tutorial a respeito: http://www.tuxresources.org/portal/modules/xoopsfaq/index.php?cat_id=9

Neste link há outro bom tutorial, com screeshots, explicando detalhadamente todos estes processos que citei:

http://209.85.165.104/search?q=cache:26sDrP_vzSEJ:www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php%3Ftitle%3DComo_instalar_tudo_em_Ubuntu+compilar+ubuntu+make+install&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br&lr=lang_pt

ataias

Citação de: gabriel0085 online 04 de Abril de 2007, 16:01
1. Como mudar a língua dos menus do firefox de inglês para português?:  

Abra o synaptic (sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic), e procure o seguinte pacote:
"mozilla-firefox-locale-pt-br". É só instalar.

vlw
RAM 4Gb - HD 500Gb