Eu x nvidia - quem vencerá ? (RESOLVIDO)

Iniciado por SSR, 17 de Abril de 2007, 20:29

tópico anterior - próximo tópico

SSR

Olá amigos, este é meu primeiro post aqui no forum. Antes de qualquer coisa, já ando lendo este forum a mais de um mês insistentemente todos os dias (noites e madrugadas) a procura da minha solução.
Bem, tenho o Ubuntu 6.10 e luto contra todas as forças pra fazer a aceleração 3D da minha nvidia funcionar. Eu tenho que fazer o Beryl funcionar aqui.
Já li todos os post possíveis e existentes tanto neste forum quanto em outros sobre o ubuntu relancionado com os drivers da nvidia. Já li vários "how to" de instalação dos drivers e configuração do mesmo.
Já utilizei o Automatix 2, Envy e já baixei todos os driveis do site da nvidia relacionados a minha placa FX 5200. Simplesmente nunca funciona o drive.
O que de fato acontece, é que sempre que altero o xorg.conf na seção "Device" de nv para nvidia, para de funcionar o modo gráfico. Somente volta ao normal quando volto para nv, no xorg.conf.
Consultando alguns amigos, eles me disseram a mesma coisa ... é o teu driver da nvidia que não está instalado ...
Sim, disso eu sei, mas durante a instalação em modo texto (driver baixado direto do site da nvidia), ele instala numa boa. O mesmoa contece se eu instalar via Automatix ou Envy, nunca da erro.
A minha simples pergunta é, qual o driver correto (versão) para a minha nvidia FX 5200 ???
Estou usando a versão do ubuntu 6.10 32bits, apesar de meu processador ser 64bits. A razão de estar usando uma versão 32 bits é de ter mais facilidades e compatibilidades nos aplicativos, principalmente os plugins web.
Bem, mais uma vez frizando o que já falei, não pensem que estou colocando este post diante do primeiro problema que encontrei. Já li este site de cabo-a-rabo, tentei todos os tutoriais aqui descritos e nada funcionou.
Quem fez a nvidia FX 5200 funcionar usando aceleração gráfica 3D, parabéns, mas coloca aqui pra como é que faz esse milagre.
Pros que gostam de Legião e Ubuntu. A frase abaixo é dígna do mundo Software Livre.
"Não queremos ser diferentes, e, sim, que todo mundo tenha o direito de ser como é." (Renato Russo).
http://sergiosrodrigues.blogspot.com/

RxDx

Bom, comigo não teve erro..
"sudo apt-get install nvidia-glx"
depois um "sudo nvidia-xconfig"
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

k7br

Salve!
Seja bem vindo! ;D
Coloca pra gente aí o ↓
lscpi
     e o seu xorg.conf
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

SSR

Citação de: k7br online 18 de Abril de 2007, 00:25
Salve!
Seja bem vindo! ;D
Coloca pra gente aí o ↓
lscpi
     e o seu xorg.conf
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

De noite quando chegar em casa eu coloco !

Outra coisa, estava lendo o forum do site da nvidia e percebi que a FX 5200 está como driver legacy.
Alguém poderia me tirar essa dúvida ???

[]'s
Sérgio Rodrigues
Pros que gostam de Legião e Ubuntu. A frase abaixo é dígna do mundo Software Livre.
"Não queremos ser diferentes, e, sim, que todo mundo tenha o direito de ser como é." (Renato Russo).

SSR

Olha o lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. K8T800Pro Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. K8T800Pro Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. K8T800Pro Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. K8T800Pro Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. K8T800Pro Host Bridge
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. K8T800Pro Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI bridge [K8T800/K8T890 South]
00:0b.0 Multimedia audio controller: Creative Labs SB Live! EMU10k1 (rev 0a)
00:0b.1 Input device controller: Creative Labs SB Live! MIDI/Game Port (rev 0a)
00:0f.0 RAID bus controller: VIA Technologies, Inc. VIA VT6420 SATA RAID Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
00:11.6 Communication controller: VIA Technologies, Inc. AC'97 Modem Controller (rev 80)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)

e agora o xorg
# nvidia-xconfig: X configuration file generated by nvidia-xconfig
# nvidia-xconfig:  version 1.0  (buildmeister@builder3)  Mon Oct 16 22:13:07 PDT 2006

# /etc/X11/xorg.conf (xorg X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the /etc/X11/xorg.conf manual page.
# (Type "man /etc/X11/xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "ServerLayout"
    Identifier     "Default Layout"
    Screen         "Default Screen" 0 0
    InputDevice    "Generic Keyboard"
    InputDevice    "Configured Mouse"
    InputDevice    "stylus" "SendCoreEvents"
    InputDevice    "cursor" "SendCoreEvents"
    InputDevice    "eraser" "SendCoreEvents"
EndSection

Section "Files"

# path to defoma fonts
    FontPath        "/usr/share/X11/fonts/misc"
    FontPath        "/usr/share/X11/fonts/cyrillic"
    FontPath        "/usr/share/X11/fonts/100dpi/:unscaled"
    FontPath        "/usr/share/X11/fonts/75dpi/:unscaled"
    FontPath        "/usr/share/X11/fonts/Type1"
    FontPath        "/usr/share/X11/fonts/100dpi"
    FontPath        "/usr/share/X11/fonts/75dpi"
    FontPath        "/usr/share/fonts/X11/misc"
    FontPath        "/var/lib/defoma/x-ttcidfont-conf.d/dirs/TrueType"
EndSection

Section "Module"
    Load           "i2c"
    Load           "bitmap"
    Load           "ddc"
   #Load      "dri"
    Load           "extmod"
    Load           "freetype"
    Load           "glx"
    Load           "int10"
    Load           "type1"
    Load           "vbe"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier     "Generic Keyboard"
    Driver         "kbd"
    Option         "CoreKeyboard"
    Option         "XkbRules" "xorg"
    Option         "XkbModel" "abnt2"
    Option         "XkbLayout" "br"
    Option         "XkbOptions" "lv3:ralt_switch"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier     "Configured Mouse"
    Driver         "mouse"
    Option         "CorePointer"
    Option         "Device" "/dev/input/mice"
    Option         "Protocol" "ExplorerPS/2"
    Option         "ZAxisMapping" "4 5"
    Option         "Emulate3Buttons" "true"
EndSection

Section "InputDevice"

# /dev/input/event
                                                      # for USB
    Identifier     "stylus"
    Driver         "wacom"
    Option         "Device" "/dev/wacom"          # Change to
    Option         "Type" "stylus"
    Option         "ForceDevice" "ISDV4"               # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"

# /dev/input/event
                                                      # for USB
    Identifier     "eraser"
    Driver         "wacom"
    Option         "Type" "eraser"
EndSection

Section "InputDevice"

# /dev/input/event
                                                      # for USB
    Identifier     "cursor"
    Driver         "wacom"
    Option         "Type" "cursor"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier     "710E"
    Option         "DPMS"
EndSection

Section "Device"
    Identifier     "NVIDIA Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
    Driver         "nv"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier     "Default Screen"
    Device         "NVIDIA Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
    Monitor        "710E"
    DefaultDepth    24
    SubSection     "Display"
        Depth       1
        Modes      "1280x1024" "1152x864" "1024x768" "832x624" "800x600" "720x400" "640x480"
    EndSubSection
    SubSection     "Display"
        Depth       4
        Modes      "1280x1024" "1152x864" "1024x768" "832x624" "800x600" "720x400" "640x480"
    EndSubSection
    SubSection     "Display"
        Depth       8
    EndSubSection
    SubSection     "Display"
        Depth       15
    EndSubSection
    SubSection     "Display"
        Depth       16
    EndSubSection
    SubSection     "Display"
        Depth       24
    EndSubSection
EndSection

Joseph

sei nao cara, eu nunca tive problema com os drivers da nvidia no ubuntu, seja pelo driver nativo, ou pelo fornecido pelo ubuntu, ja usei a mx4400, fx5200 e agora a fx6200, é meio q estranho.

SSR

Citação de: Wolwerine online 18 de Abril de 2007, 20:01
sei nao cara, eu nunca tive problema com os drivers da nvidia no ubuntu, seja pelo driver nativo, ou pelo fornecido pelo ubuntu, ja usei a mx4400, fx5200 e agora a fx6200, é meio q estranho.
Se eu não for usar nada em 3D, tudo bem, aqui funfa legal. Mas como eu quero o Beryl rodando aqui, se o driver da nvidia não rodar, nada de 3D também.

k7br

Um detalhe:
CitarSection "Device"
    Identifier     "NVIDIA Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
    Driver         "nv"
    BusID       "PCI:1:0:0"
EndSection

Boa sorte! ;)

SSR

Boa sorte! ;)
Obrigado, vou precisar !!!

Hoje de noite, estarei instalando a versão 7.04. Vamos ver se a sorte muda de lado.

[]'s
Sérgio Rodrigues

rayabusa

Citação de: SSR online 20 de Abril de 2007, 10:25
Boa sorte! ;)
Obrigado, vou precisar !!!

Hoje de noite, estarei instalando a versão 7.04. Vamos ver se a sorte muda de lado.

[]'s
Sérgio Rodrigues
Com o Ubuntu 7.04 Final vc vai conseguir instalar o driver VGA de boa, pois ele vem com um estalador de Drivers restritos.
Vc instala o Ubuntu Atualiza tudo, então vc vai em Sistema/administração/gerenciador de drivers restritos
O ubuntu baixa o driver referente a sua VGA e instala, depois vc reinicia e pronto driver instalado.
Vai no Synaptic e instala:
beryl,
beryl-core,
beryl-settings,
beryl-manager

emerald, emerald-themes
Pronto Desk 3d na mão. Eu tbm estava doido p usar o Beryl.

Antes eu usava o Ubuntu 6.06 Dapper e ñ consegui de forma nenhuma instalar o driver da VGA.
Minha VGA é: nVidia GeForce 6200 TurboCache NX6200TC-TD256E

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Falcron

Bom a minha duvida é a seguinte
eu tenho a mesma placa de video que o "SSR" so que não manjo nada de linux e to sem net em casa. aonde eu posso baixar os drives da FX 5200 e como eu abilito o sistema 3d dela.
Estou com o ubuntu 6.06 e hj vou instalar o 7.04

também estou com problemas para abilitar o som onboard da placa mãe Asus A7v400-mx
o som é uma ADI soundmax 6-channel codec

Obrigado desde já.

RenatoHS

tenha a fx5200 e nao consigo instalar ela instala pelo apt get e pelo driver mesmo e nao vai na hora de reiniciar da problema no servidor x ja estou cansadooooooooooo >:( vc consegui fazer rodar SSR
Ubuntu melhor distribuição de linux ja VISTA.Rodando em um Notebook Gateway P6860/4gb mb ram/ 17"/HD 320gb +120gb/Processador Core 2 Duo 5500 Centrino /Ubuntu 8.10 64bits Ele roda em dual boot com Windows vista 64 bits, devido ao CS S que no WINE num ta rodando legal.

SSR

Citação de: RenatoHS online 24 de Abril de 2007, 19:35
tenha a fx5200 e nao consigo instalar ela instala pelo apt get e pelo driver mesmo e nao vai na hora de reiniciar da problema no servidor x ja estou cansadooooooooooo >:( vc consegui fazer rodar SSR
Nada cara, já fiz muita coisa e até agora nada.
Fiz tudo como do outro post http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=18080.0 onde o cara diz que funcionou o dele, mas o meu nada.
Já formatei duas vezes pra limpar as possíveis cagadas que tinha feito e continua a mesma coisa. Nunca funciona com o "Device" como "nvidia" somente como "nv".
Se tiver como "nvidia" aparece a mesagem que não foi possível carregar o módulo.
Já té sei o q você vai dizer ... ahhhh isso é pq vc não instalou o driver corretamente ...
Se fosse, daria alguma mensagem de erro na instalação do mesmo, e nada disso acontece, instala numa boa.
Tô até pensando em colocar o SSH na minha máquina pra vcs acessarem pra ver quem coloca isso pra funcionar.
Tá feito o desafio, pago uma rodada de "ratosburguer" (um lanche que tem aqui perto de casa, é comer e morrer).

[]'s
Sérgio Rodrigues

SSR

Tava caçando na net e encontrei este tuto aqui http://mundolivrelinux.blogspot.com/2006/03/instalando-na-mo-o-driver-de-vdeo.html onde o mesmo se destina a instalar o diver da nvidia na munheca. Porém, o cara fala dos compiladores do ubuntu e não sei se ta valendo pra versão atual do ubuntu 7.04.
Queria saber de vocês se vale ainda.