Montando um PC alta Performece para S.O. Linux

Iniciado por mdea, 17 de Abril de 2007, 10:52

tópico anterior - próximo tópico

mdea

Estou montando um PC e gostaria de uma ajuda para não ter incompatibilidade de hardware quando for instalar  o Linux(Ubuntu 7.04).

Placa Mãe:
ASUS P5B Deluxe/WiFi-AP (LGA 775) Intel P965 Express

Processador:
Intel Core 2 Duo E6600 Conroe 2.40GHz 4MB (LGA 775) Dual Core FSB
1066MHz
64-bit

Placa de Vide:
eVGA nVIDIA GeForce 7300GT 512MB DDR2 PCI-E x16

Gostaria de saber qual modem devo comprar, devo usar um softmodem ou um hardmodem,soube que os hardmodem apresentam menos problemas para configuração com o Linux.Então qual hardmodem comprar?

Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

samuelbh

Nossa, um pc com poder de fogo desses com conexão discada? Acho que antes de tudo você deveria fazer um upgrade na sua Internet.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

mdea

Bom, eu não concordo.Pois não preciso de internet pra trabalhar com o Blender,Jahshaka, cinelerra etc... softwares que necessitam de um hardware mais potente,mas talvez eu esteja exagerando não sei e em relação a net discada,pretendo mexer nisso mais pra frente, pois navego e faço meus download no trabalho(trabalho numa LAN);
Ah! achei um modem pra comprar mas gostariam da opinião de alguem, o modem é este Fax/Modem Trendnet 56k v.92 Serial Externo (TFM-560X), alguem sujere uma placa de som?

Vingador

Citação de: mdea online 17 de Abril de 2007, 18:18
Bom, eu não concordo.Pois não preciso de internet pra trabalhar com o Blender,Jahshaka, cinelerra etc... softwares que necessitam de um hardware mais potente,mas talvez eu esteja exagerando não sei e em relação a net discada,pretendo mexer nisso mais pra frente, pois navego e faço meus download no trabalho(trabalho numa LAN);
Ah! achei um modem pra comprar mas gostariam da opinião de alguem, o modem é este Fax/Modem Trendnet 56k v.92 Serial Externo (TFM-560X), alguem sujere uma placa de som?

Amigo essa placa de som onbord  que vem com essa motherboard que você vai comprar já é ótima pra que você vai querer outra placa de som off? essa placa da serie deluxe de Asus é de oito canais.. etc.. faz uma economia e investe numa placa de video mais potente por ex. uma 7900GT para fechar o conjunto com chave de ouro.

mdea

Valeu mesmo Vingador!
Era deste tipo de dica que estava precisando pois não sou um grande conhecedor na area de hardware!
Valeu mesmo e se tiver alguma outra dica ficarei feliz em ouvir(ler)!!!
Quanto a placa! Ja vou correndo verificar o preço e contabilizar pra v se da!mais uma vez obrigado e ate mais >>>

mdea

Tenho uma duvida sobre placas de video[desculpem a ignorancia], em relação a placas de video tomemos estas duas placas como exemplo:
1 - eVGA nVIDIA GeForce 7300GT 512MB DDR2 PCI-E x16
2 - XFX nVIDIA GeForce 7900GT 256MB GDDR3 256-bit PCI-E x16

Ja sei que a 2 é melhor,mas a pergunta é; o que representam estes 512MB e 256MB respectivamente, qual a importancia destes em uma placa de video!São duvidas de um ignorante no assunto!

samuelbh

Resposta de outro ignorante no assunto: Essa memória, que eu saiba, indica quantas instruções ele pode rodar ao mesmo tempo sem recorrer ao processador ou memória RAM. Mas posso estar errado.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

dioazevedo

Citação de: mdea online 17 de Abril de 2007, 18:18

mdea, Ja q vai usar internet discada, seria bom adquirir um modem q nao desse problemas na hora da instalacao dele no linux. Pois alguns modems sao uma tremenda dor de cabeca para funcionar no linux.

abracos.

mdea

mdea, Ja q vai usar internet discada, seria bom adquirir um modem q nao desse problemas na hora da instalacao dele no linux. Pois alguns modems sao uma tremenda dor de cabeca para funcionar no linux.

abracos.

este modem eu vi no site linuxmail e diz ser compativel com linux,Windows e Mac, mas estou me informando mais.

Vingador

Citação de: mdea online 19 de Abril de 2007, 09:38
Tenho uma duvida sobre placas de video[desculpem a ignorancia], em relação a placas de video tomemos estas duas placas como exemplo:

Ja sei que a 2 é melhor,mas a pergunta é; o que representam estes 512MB e 256MB respectivamente, qual a importancia destes em uma placa de video!São duvidas de um ignorante no assunto!

Bom amigo a memória em si não  influência em muita coisa não, mas a quantidade de bits é fundamental na tranferencia da mesma, ou seja, quanto maior a quantidade de bits maior é a taxa de tranferencia e consequente maior é desempenho da placa. Esse é só um dos fatores exitem outros claro como os clocks da s memórias e etc, mas pode ir de 7900GT que estará bem servido.

galactus

Citação de: Vingador online 20 de Abril de 2007, 06:49
Citação de: mdea online 19 de Abril de 2007, 09:38

Bom amigo a memória em si não  influência em muita coisa não, mas a quantidade de bits é fundamental na tranferencia da mesma, ou seja, quanto maior a quantidade de bits maior é a taxa de tranferencia e consequente maior é desempenho da placa. Esse é só um dos fatores exitem outros claro como os clocks da s memórias e etc, mas pode ir de 7900GT que estará bem servido.

Note o uso que ele vai fazer do PC, neste caso a quantidade de RAM vai influenciar também. Mas mesmo assim, é melhor pegar uma placa com acesso as memórias com maior velocidade como a 7900GT.

Meu caro mdea, você não deve ter problemas com o Chipset desta placa mãe (o P965), mas cuidado com a placa de som, é certeza que ela não vai ter o mesmo rendimento se você instalar o Windows neste PC.  Havia um problema sério com o Chipset P965 e a controladora JMicron (responsável pelas controladoras SATA e IDE 133 adicionais) desta placa mãe, mas ele foi resolvido na versão final do Ubuntu 7.04.

Para o correto funcionamento do WiFi você vai precisar ativar o ndiswrapper. Você não deve conseguir visualizar o monitoramento das temperaturas pelo Linux, o motivo é o fato do Lm_Sensors não suportar ainda o Chip leitor da temperatura desta placa mãe. No mais tudo deve funcionar bem.   

Tem uma análise completa desta placa mãe no Phoronix: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=621&num=1

Mais dados sobre este Chipset no Clubedohardware: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1312

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1314

Se pretende instalar Windows também, atente para o seguinte fato: "É muito importante notar que a única porta ATA/133 disponível nesta placa-mãe é controlada pelo chip da Jmicron e não pelo chipset. Isto significa que se você tiver uma unidade óptica IDE paralela e instalá-la nesta porta ela será reconhecida pelo Windows só após a instalação do driver "Gigabyte SATA2". O problema é que este driver vem no CD da placa-mãe e você não poderá instalá-lo pois o micro não reconhece sua unidade óptica. Você pode fazer o download do driver pela Internet, só que o driver de rede também está no CD da placa-mãe...A única opção que você tem é copiar o driver do chip JMicron do CD para um disquete ou para um pen drive em outro micro. Este problema não acontece apenas com esta placa-mãe da Gigabyte, mas também com todas as outras placas-mãe com chipset Intel P965 que vimos até hoje. É claro que se você tiver uma unidade óptica SATA você não enfrentará este problema." Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1312
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

mdea

Bom caro amigo galactus valeu pelos links e quero dizer que pretendo deixar o Windows bem longe desta maquina, o que quero é montar um PC de Alta performace o maximo % compativel com o linux, a ideia é que o PC se encaixe como uma luva no linux de preferencia(ubuntu) sem perder a qualidade(performace) e o próposito deste tópico é ver se estou indo no rumo certo ja que o meu conhecimento de hardware ainda não é muito bom.