Decretada a pena de morte do Debian

Iniciado por proberio, 17 de Abril de 2007, 08:17

tópico anterior - próximo tópico

proberio

Fonte:http://www.meiobit.com/decretada_pena_de_morte_do_debian

Enviado por Bruno Alves em 16 Abril, 2007 - 11:10

O Ubuntu vem angariando adeptos a cada dia que passa e numa velocidade cada vez maior.

Além dos usuários de outras distribuições que procuram uma maneira mais simples de usar seus computadores no dia-a-dia, está iniciando várias pessoas no uso do Linux, algumas que nem sabem o que é um sistema operacional.

O Ubuntu nasceu e continua sendo derivado do Debian, excelente distribuição que sempre foi conhecida por sua estabilidade e uso de softwares livres, chegando a ser considerado o único Linux livre de fato.

A rápida evolução do Ubuntu sempre levantou o questionamentos em relação a um possível fim do Debian, uma vez que ele supria todas as necessidades supridas pelo Debian, com mais facilidade e com pacotes mais novos.

O argumento utilizado para dizer que isso nunca iria acontecer era, justamente, o fato do Ubuntu ser mais maleável na utilização de pacotes que não fossem 100% livres.

Porém, foi anunciado recentemente, que o Gutsy Gibbon (versão 7.10 do Ubuntu) terá uma variante radicalmente livre, levando ao extremo o conceito de liberdade, trazendo a mesma para um novo patamar.

Esta versão radicalmente livre, tiraria do do Debian a única força que ele ainda tem e não vejo porque os usuários do Debian não migrariam para o Ubuntu.

Só restariam os apaixonados pelo Debian, tornando o mesmo apenas mais uma distro em um mar de variedades.

A sentença foi assinada e a pergunta não é mais se, mas sim quando o Ubuntu vai acabar com o Debian?

GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

samuelbh

Não acredito que o Debian irá acabar. Acho importante que a comunidade tenha distros completamente livres e sem empresas por trás para que nossa liberdade seja sempre garantida. Sem falar que a estabilidade do Debian ainda é preferida para servidores em relação ao Ubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

AlexBR

Ué! Existe uma fundação por trás do Ubuntu assim como deve existir uma por trás do Debian.

Mas... Isso tudo não vai fazer com que o Debian acabe, pois não acredito que as pessoas usam Debian só por ela ser 100% livre. Usam porque gostam!

lr.gamito

Duvido que o debian morra, ele ainda é muito forte nos servidores pelo motivo de ser muito bem testado antes de lançarem qqr coisa... mas pra desktop o ubuntu ta reinando.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

celsofaf

Citação de: proberio online 17 de Abril de 2007, 08:17
Porém, foi anunciado recentemente, que o Gutsy Gibbon (versão 7.10 do Ubuntu) terá uma variante radicalmente livre, levando ao extremo o conceito de liberdade, trazendo a mesma para um novo patamar.

O autor parece desinformado. Uma (devem existir outras) tal "variante radicalmente livre" existe e é inclusive patrocinada pela Free Software Foundation: gNewSense. :)

Espero que com a eleição do novo líder para o projeto Debian, este tome mais fôlego renovado.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

iGama

Debian não vai morrer.

Debian é a base de várias distros e ao contrário da maioria que se importa em estar actualizada, para Debian a Estabilidade é o assunto principal, por isso é a Distro de eleição para servidores e muitos users.

Cofor

Eu acho que quem escreveu isso não teve muita responsabilidade.
Só vai gerar discussão de "o meu é melhor que o seu".

Debian é totalmente free e agora vai surgir outro.

UAU! 3 SISTEMAS! EH O FIM O QUE FAREMOS!1?!?

:D

Edited porque eu também estava desinformado... são 3 OS.

samuelbh

Citação de: AlexBR online 17 de Abril de 2007, 13:25
Ué! Existe uma fundação por trás do Ubuntu assim como deve existir uma por trás do Debian.

Mas... Isso tudo não vai fazer com que o Debian acabe, pois não acredito que as pessoas usam Debian só por ela ser 100% livre. Usam porque gostam!

Que eu saiba não existe uma fundação por trás do Debian, apenas uma comunidade. Eu me sinto confortável que o Debian exista, começaria a me preocupar se o projeto acabasse.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

daskrs

não existe nenhuma fundação por trás do debian, o que existe são incentivos financeiros ao projecto por empresas que tem interesse no mesmo. ele foi criado pela comunidade e é mantido pela mesma, o soda e a burocracia que criaram pra envio de pacotes. :P

E sobe a noticia, eu acho que ela não tem fundamento. Afinal como o Debian é de todos, não tem motivos para ele terminar mesmo se surgir uma distro que ofereça mais recursos. Fora que as empresas que utilizam o Debian preferem ele pela estabilidade que ele oferece.

Supermouse

Citação de: proberio online 17 de Abril de 2007, 08:17

Esta versão radicalmente livre, tiraria do do Debian a única força que ele ainda tem e não vejo porque os usuários do Debian não migrariam para o Ubuntu.

única força?

o Debian não tem como mote único ser totalmente livre, o principal do Debian é "estabilidade acima de qualquer coisa".
eles também costumam usar muito o "os fins justificam os meios", mas isso não vem ao caso.

a questão é, para servidores, de uma maneira geral, a melhor distro para se usar ainda é o Debian, justamente por ela ser a mais testada e estavel de todas as distros existentes. se essa versão totalmente free conseguir, além disso a estabilidade do Debian junto com um ciclo de desenvolvimento mais curto, aí sim o Debian pode se sentir ameaçado.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

boi

É difícil o Debian morrer, mas é fato que está perdendo a importância. O Ubuntu parece que está aí para substituir mesmo o Debian, mas o que está mesmo matando o Debian são os problemas internos. Se continuar do jeito que está, daqui a pouco será apenas uma distro "histórica", usada apenas por aficcionados e só por motivos sentimentais.

proberio

Concordo totalmente com vc!!
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

luizfar

As pessoas deveriam parar de achar que Ubuntu compete com Debian.....

Madrigal

Li em algum lugar que o ubuntu depende do Debian e o Debian dependo do Ubuntu...

Isso pode ser verdade, é bom ter o Debian para que os desenvolvedores das distribuições debianas como o Ubuntu, possa ter parâmetros de comparação...

raz0r

Tem gente que adora gerar flames né? Quando o Etch saiu, todos os desenvolvedores do Ubuntu festejaram, e pelo que eu saiba todos estão jogando no mesmo time. O que acontece é que muitos xiitas que usam as distros mais ficiceis, altamente não recomendadas pra o usuário final, ficam preocupados com sua distro perder espaço ou correr o risco se tornar uma distro de nicho.

Quem usa Ubuntu vai continuar usando Ubuntu e o mesmo aconteçe com quem usa Debian ou alguma outra distro. Todos estão careca de que o foco das duas são diferente. O usuário comum adora um plug and play ou um clica-usa. Não que o Debian faça feio em um desktop, tanto que sou usuário do mesmo. Essa papo de ‘o filho superou o pai’ é besteira, pois o Debian não copulou com ninguém.

O fato é que o Ubuntu tem mais sucesso em desktops devido as suas facilidades. Outro fato é que por trás do ubuntu existe dinheiro (e MUITO dinheiro, cabe dizer) então ele tem obrigacão de ser melhor em algum ponto que as outras distros. O Debian já vai por outro caminho, prezando mais pela estabilidade do que facilidade. Por isso até hoje é o preferido em servidores.

"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l