Como vai o linux no seu dia-dia??

Iniciado por piike, 22 de Novembro de 2005, 01:50

tópico anterior - próximo tópico

piike

Faço essa pergunta pois sei que ainda ha muitas barreiras em relação ao software livre, bom minha luta atualmente esta sendo querer colocar as maquinas da minha faculdade em dual-boot ja que lah so se usa M$, fui informado que por ano sao pagos cerca de R$25000 de licenças so com o windows, o chefe do NTI daqui disse que se instalarmos algum outro SO perderiamos o suporte da M$(que por sinal eh uma porcaria), nao sei aonde ele viu isso pois se os pcs pertecem a faculdade que direito teria a M$ sobre eles. Esse ano pelo menos uma coisa boa aconteceu, o NTI resolveu criar um laboratorio somente com SL(uma benção divina) mas sem o apoio dos professores que mal conhecem o linux, nao temos pra onde prosperar pois tudo que eles ensinam sao pra windows ate mesmo em Programação eles sentem dificuldades pra mexer com as libs do linux, se prendem as dlls da vida e quando perguntados sobre sdls nao fazem a minima ideia do que sao, um exemplo mais ridiculo foi o do meu professor de SO, que se considera "O analista de sistemas" bom pra começar ele escreveu um artigo no jonrnal daqui ridicularizando o SL com o titulo "Os socialistas digitais", isso vindo de um professor que se acha o tampa, mas que fez uma homepage com rotinas que so o Internet Explorer consegue acessar, pode uma coisa dessa?! Em uma de suas aulas perguntei pq nao usavamos o linux como SO base da materia, ja que o windows nao ha como saber seu funcionamento, em resposta ele disse:" O windows eh o SO mais perfeito ja criado, devemos imagina-lo como um atomo, niguem consegue ver seu funcionamento mas sabemos o q esta acontecendo" , acho que nesse dia ele deve ter se drogado, fazer o que neh? Bem isso eh soh uma pequena parte de incidentes em relação so SL, gostaria de saber como voces andam em relação e esses tipos de problemas.
Sony Vaio Fz250AE

biohazard

Na minha FAculdade todas as maquinas sao em dual boot Win XP e Fedora Core 4 ( menos uma que eu formatei o fedora e coloquei o ubuntu hehehe)

Vejo que sao casos totalmente diferentes pois na minha faculdade a apoio tanto pro SL quanto para a MS, acho que isso eh o certo
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

glicodc

na minha facu tem 2 laboratorios com linux
um q é pra quem faz uma materia relkacionado ao linux, q aprende a instalar configurar e talz
o tem um outro q é pra usuarios q possui o debian e o conectiva instaldo

o resto dos lab tudo windows
**  Eu sou legal  ** To falando serio

Glicão com a bola toda com ubuntu ahauhau

LedStyle

Aqui em casa é 100% Linux. Tenho um cliente que está migrando algumas máquinas pra Linux, mas estou trabalhando para que ele goste e acabe migrando tudo depois.
Meu Hobby é divulgar o Linux e estou sempre trazendo usuários do Windows para o Linux através dos IMs da vida ou no IRC.

rafael

Minha facul tem dual boot também. Temos o rWindows XP e Fedora4. Mas infelizmente a preferência(default) é sempre para a microsoft, tando dos professores quanto dos alunos, não existe muito interesse, ao menos aparente, da parte dos professores em divulgar o SL na faculdade. Acho q 99% dos micros de lah sempre estão com a tela de login do Winxp, aguardando o próximo user..... Nem sala de teste temos, isso é apenas usado na cadeira de Redes... mas creio q isso vai mudar em casa mudei muito te tempos pra cá

eggx.geo

Faz já uns 7/8 meses que estou usando linux direto.

Apesar de eu ter que conviver com aplicações windows, utilizo o linux 100% no meu dia a dia.
Tanto em casa como no serviço (uso individual).

Só que quando preciso da aplicação windows, utilizo ela via terminal server (rdesktop) em um servidor windows 2000, mas sempre acessando via linux.

Como faço muitas consultas sql no meu trabalho, precisava constantemente acessar o SqlManager do Ms-SqlServer no terminal server mas agora com o novo openoffice (base), drivers odbc (freetds no unixodbc), consigo manipular o banco do próprio linux.

O ganho que tive?

Aprendi muito e continuo aprendendo. Ganhei também estabilidade e segurança.

Sem falar que o linux é bem mais rápido que o windows, apesar de não parecer.

Apenas para fim de comparação, eu tenho 4 notebooks exatamente iguais aqui no serviço, quando chego pela manhã e ligo o micro já posso trabalhar dentro de 2,5 minutos.

Nas outras máquinas que rodam XP, a que abre mais rápido demora 5 minutos e a mais lenta 11,5 minutos.

Sem falar que de 2 em 2 meses temos que formatar alguma máquina por aqui ou por problema de lentidão (instalação e desintalação de softwares) ou por problemas de vírus.

E em casa, nem se fala. O Ubuntu é excelente para aquilo que se propõe. Um linux desktop.

Apesar de eu ter windows em casa (em dual boot) por causa da minha esposa, o default é o ubuntu e ela praticamente nem entra mais no windows. Deixo o micro sempre ligado e quando ela vai usar, acaba usando o Ubuntu mesmo. Então logo logo irei liberar o espaço o windows para usar no Ubuntu.
Egg

Marcus VBP

CitarO windows eh o SO mais perfeito ja criado, devemos imagina-lo como um atomo, niguem consegue ver seu funcionamento mas sabemos o q esta acontecendo

mwaahuahuahauahuauahauhuha
cara como é possível isso vir de um professor de universidade? se eu fosse esse professor eu me matava.

aqui em casa é quase o tempo todo no linux. só minha irmã gosta de usar o windows e eu soh uso em casos de emergencia. tenho muitos programas que só funcionam nele.

muitas pessoas que conheço usam o ubuntu. meu chefe (usuario antigo do linux) começou a usar e ta gostando pra caramba, o meu colega de trabalho também. tenho 1 amigo q ja tem instalado em casa e outro que tah com vontade de instalar também.

rjp

Não consigo ainda me livrar do Windows, estou trabalhando nisso, mas ainda não deu. No trabalho tudo é 100% windows.

Aplicativos como Dreeamweaver, Photoshop, Page Maker e Corel são muito importantes no dia-a-dia e por motivos de agilidade e até mesmo pressão dos colegas por causa das [in]compatibilidades, sinceramente esta muito dificil migrar para o conjunto Quanta (nem tentei, editor de texto mesmo), Gimp (ate que é simpático o bichinho), Scribus (bate no joelho do Page Maker).

De maneira rotineira no trabalho uso o windows e, em casa além do projeto social que participo, uso o pouco tempo tempo que tenho com o Ubuntu, no intuito de um dia me ver LIVRE,

Com uma pequena baixa no rendimento ou não, é fácil notar que no Brasil, possuimos a real necessidade, intelectual e financeira de adotar soluções livres para a verdadeira democratização da informação. Não há outro caminho

Saudações,

Rafael

Marcus VBP

Citarsinceramente esta muito dificil migrar para o conjunto Quanta (nem tentei, editor de texto mesmo)

por isso que eu so vivo falando nos foruns de desenvolvimento, aprendam a mexer diretamente no codigo para nao ficarem dependendo de um programa pra uma coisa tao simples. sabendo o codigo, vc faz paginas tao bem num pc top de linha, quanto num 486 rodando windows 3.11, ou em qualquer S.O. q vc quiser.

mas isso que vc diz é serio mesmo, nao da pra largar o windows por causa de uns programinhas essenciais q soh rodam no windows.

me lembro que a corel ia lançar uma distro chamada corellinux, voltado apenas pra criação, mas nao saiu do papel. um pena.

rafael

Aqui na empresa quase que 70% do pessoal usa Linux.
Queriam até mesmo restringir o envio de email's que tivessem anexos .doc, mas ae rolow muita discução e reclamações que iria dar muito problema e não foi feito, mas MSOffice já é um passado distante, até usuários Windows usam Open Office.

Acredito que se a empresa tem uma maior autonomia, pode impor aos seus clientes o padrão que vai utilizar, independende desse padrão ser melhor ou pior do que outros...

felipefoz

Em casa eu uso linux, e tem o windows também instalado, meu irmão usa, ele uma vez instalou linux, e disse que não gostou, instalou o mandrake,há algum tempo já, e disse que o StarOffice era uma bosque! Eu disse pra ele, eh que vc ainda não conhece o Ubuntu e OOo 2, ai você vai ver a evolução daqueles tempos pra cá! :P
Na empresa do meu pai, quero colocar também, mas lá tem um programa de DOS que roda, e eu não sei o quanto de desempenho perde se rodando com o Dosemu, o servidor já é Linux foi mais fácil, só instalar o Samba, agora só faltam os terminais!!

RC2006

Em casa tenho 1 desktop (3 linux e 1 windows) e um notebook (linux-windows), mas o default é linux.
No trabalho, só dá windows (do 98 ao xp) para os desktops, já os laptops pessoais tem macs, wins .Linux só o meu em dual boot.
A internet é livre tem até 3 micros na lanchonete, a minha contribuição, além de divulgar nosso SO, é adicionar como favoritos o forum Ubuntu, guiadohardware, distrowatch,etc.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

dudu_ubuntun

O meu linux vai muito bem obrigado...

Agora deixa eu compartilhar a minha curta mas gratificante experiência: Sou funcionário público de SC e temos aqui no meu serviço 6 maq das mais diversas configurações, desde 486 até sempron 2.4 Um belo  dia (como é rotina para quem usa windows) uma máquina pegou um vírus e precisou ser formatada. Acontece que o governo não tinha mais verba para licença e eu opinei para instalarmos linux. Escolhi o kurumin. Pois bem, resumindo um pouco: hj temos um servidor LTSP, com 7 terminais leves sendo 2 thin clients, recuperamos 2 pcs muito ruins q ninguem queria usar, todo mundo usa linux, escolhemos o FC4. Mas estou pensando em mudar para ubuntu por isso estou aqui estudando e aprendendo muito com vocês. Em casa é só linux (kurumin 5.0 por enquanto)

Bom, as vantagens? rsrsr só o fato de não pegar virus já justificaria, mas tem muitas outras, outro dia falamos sobre isso ;)

AlexBR

Outro dia, estava conversando com um colega que usa Windows XP falando desse negócio de vírus.

Falei... "Pô, meu! Estou usando o Linux e estou feliz da vida livre dos vírus e dos spywares."

Ele respondeu... "Cara, vírus e spyware é coisa de otário. Só otário é que pega isso."

Um detalhe... Na última vez que soube, ele usava dois antivirus na máquina dele, dois firewall (norton + ZoneAlarm) e ainda tinha que passar (periodicamente) dois programas antispyware.

Esse é um usuário Windows inteligente, eu suponho. :-D

murtog

Meu Linux ficou gripado. Nada grave. Vai passar. Vai. Pelo menos eu espero que sim, né.
***
Brincadeira, o Linux está suprindo perfeitamente minhas necessidades.