atualizacao dapper-edgy em laptop

Iniciado por scarab, 13 de Abril de 2007, 13:08

tópico anterior - próximo tópico

scarab

nao tenho muita experiencia ainda...
tenho um laptop gateway mx6447, com kubuntu 6.06 desde janeiro, e acabo de atualizar para o edgy pelo gerenciador de atualizacoes...abaixo uma lista das minhas (julgo que poucas) dificuldades pos-atualizacao, em alguns casos apontados, problemas que jah estavam no dapper.... agradeco ideias de solucoes, mas por favor, nao tenho experiencia ainda...

1. a tecla de aumentar ou diminuir o brilho do monitor (fica no teclado, eh apertar o Fn a esquerda e as setas para cima ou para baixo) parou de funcionar... a alteracao de volume com a mesma Fn e PgUp/PgDn continua funcionando normalmente.  ele esta reconhecendo o meu monitor como plug and play, nao sei se eh o caso, mas tem varios gateway na lista, mas nao sei qual eh esse... tambem nao sei como ele reconhecia o monitor no dapper, e nem se o problema eh do reconhecimento do monitor mesmo... isso funcionava perfeitamente no dapper.

2. a placa de som (reconhecida pelo alsamixer como HDA ATI SB com chip SigmaTel ID7634) funcina apenas para output (muito bom, alias), mas nao consigo usar microfone, e a aba de capture do alsamixer aparece em branco, e o kmixer mostra soh a de saida... no dapper, havia tres mixers na aba de saida: Master, PCM e um outro cujo nome eu nao lembro (dsim?) que desapareceu no edgy, mas no dapper eu também nunca consegui fazer funcionar o microfone....

3. ele nao conseguiu atualizar o kompile, a mensagem era
"kompile:
Depende: kdesu  but it is not installable"
eu  desinstalei, e tentanto reinstalar dah esse mesmo erro

eu nao uso o kompile, mas acho que essa informacao pode ser util para alguem...

4. o aRts, ele nao consegue atualizar de dapper para edgy... problema:

arts:
  Depende: libartsc0 (>=1.5.5-0ubuntu1) mas 1.5.5-0ubuntu1~dapper1 será instalado
  Depende: libarts1c2a (>=1.5.5-0ubuntu1 ) mas 1.5.5-0ubuntu1~dapper1 será instalado

o q eu fiz foi forcar o aRts para o edgy, aparentemente nao deu problema, mas a versao pra edgy tem numero anterior....
essa mudanca no arts nao alterou em nada o kmixer e nem o alsamixer (continuo com som de saida mas sem entrada)
e agora ele me diz q pode atualizar o aRts para a versao seguinte (sem especificar se eh edgy ou dapper, entao suponho q seja edgy) mas na hora ele recusa porque estaria quebrando algum pacote q ele nao especifica...

exeto pelo acima, nao vi nenhuma diferenca entre o dapper e o edgy que nao fosse uma melhora.... inclusive o meu touchpad, q nunca funcionou direito com o ubuntu, aparentemente agora esta bom...

esperando sugestoes...

scarab

resolvi o ponto 4. desinstalando o arts e o kubuntu-desktop
resolvi o ponto 3. desinstalando o kompile (q eu nao uso)

tenho ainda pendentes os pontos 1. e 2.

alguma sugestao?