Rede Wireless...

Iniciado por Rsspa, 09 de Abril de 2007, 03:24

tópico anterior - próximo tópico

Rsspa

Olá, estou com uma rede Wireless da seguinta forma... modem Router que passa pro acesses point e xega até minha maquina q esta com uma placa D-Link G510... Estou usando UBUNTU 6.10, cada pessoa da rede tem o seu ip fixo. Ja estou com o driver da placa instalado e reconhecido:

rodolfo@spalenza:~$ sudo ndiswrapper -l
Installed drivers:
netrt61g                driver installed, hardware present

instalei o NetworkManager porem ele só ve Redes Com Fio..! =/
Quero saber oq deve fazer, para connfigurar agora o NetworkManager para axar as redes sem fio..! =/

Obrigado.
Ciência da Computação - UFES

Darcamo

O network-manager NÃO gerencia placas de rede que estejam definidas no arquivo /etc/network/interfaces
Se sua placa de rede sem fio está configurada neste arquivo, comenta ela adicionando # na frente das linhas.

Rsspa

Usei o seguinte comando:

Citar$ sudo gedit /etc/network/interfaces

Salvei o arquivo interfaces da seguinte forma:

Citarauto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
address 192.168.1.106
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.1.1

auto eth1
iface eth1 inet dhcp

auto eth2
iface eth2 inet dhcp

auto ath0
iface ath0 inet dhcp

#auto wlan0
#iface wlan0 inet static
#address 192.168.1.106
#netmask 255.255.255.0
#gateway 192.168.1.1
#wireless-essid cafofo

Porém o Network Manager quando cliquo em cima dele com o botão direito ao inves de estar aparecer as rededs sem vio, aparece "Rede Com Fios", quando em "Rede com Fios" ele procura a redes e conecta, porém a internet q estou usando [com o fio] aq desconecta, e eu vo em informações de conexão e essa assim lá:

Rede com fio (wlan0)

não sei oq fazer..! =/

clcampos

Olha eu usei outra abordagem quando fui usar o wireless... talvez porque não procurei no fórum e fui vasculhar o synaptic.

Aqui como tudo estava sendo reconhecido procurei por wifi e achei wifi-radar. Com ele instalado fiz um icone com a chamada para o programa, sendo que o comando foi:

gksudo wifi-radar

Em Sistemas > Administração > Redes deixei desmarcada a opção Habilitar essa conexão no item eth1 (placa wireless).

E faço a conexão através do wifi-radar. Tem dado certo, é simples (apesar de não ser automático) e nem li mais sobre o tema.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Rsspa

Já tentei usar o Wifi Radar. Clcampos, vc disse que desmarcou a opção Habilitar essa conexão para a placa eth1..? Mas essa placa seria de rede com fios não..? A placa wireless aq, exo q esta com o nome wlan0.

Resolvi então instalar o Ubuntu 7.04 para testar se o Networ Manager funcionaria. Quando executei o live CD do 7.04 o Network Manager executa automaticamente, e quando clico com o botão esquerdo em cima aparece a rede sem fio, mas quando clico para conectar nela ele nao conecta..! =/
Lembrando que lá em casa eu tenho q usar IP fixo, Dns e Gatway, gostaria de saber com eu faço para configurar meu IP, o Dns e o Gatway da placa wireless...

Gostaria também de saber se meu driver da placa wireless nao estiver instalado, então o Network Manager nao iria encontrar a rede sem fio certo..?

Obrigado.

clcampos

Citação de: Rsspa online 09 de Abril de 2007, 15:52
Já tentei usar o Wifi Radar. Clcampos, vc disse que desmarcou a opção Habilitar essa conexão para a placa eth1..? Mas essa placa seria de rede com fios não..? A placa wireless aq, exo q esta com o nome wlan0.

Resolvi então instalar o Ubuntu 7.04 para testar se o Networ Manager funcionaria. Quando executei o live CD do 7.04 o Network Manager executa automaticamente, e quando clico com o botão esquerdo em cima aparece a rede sem fio, mas quando clico para conectar nela ele nao conecta..! =/
Lembrando que lá em casa eu tenho q usar IP fixo, Dns e Gatway, gostaria de saber com eu faço para configurar meu IP, o Dns e o Gatway da placa wireless...

Gostaria também de saber se meu driver da placa wireless nao estiver instalado, então o Network Manager nao iria encontrar a rede sem fio certo..?

Obrigado.

Bem no meu caso a placa de redes wireless é a eth1 e a com fios é a eth0. Foi assim que o Edgy reconheceu e não alterei nada.

No meu caso o meu AP fornece IP para a rede, e também controla a conexão da internet, discando quando necessário. Acho esta solução mais tranquila, mas manter os IP's fixos também não vão te trazer dor de cabeça, você só deverá fazer as configurações corretas em Sistemas / Administração / Rede.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Darcamo

Tenta deixar só
Citarauto lo
iface lo inet loopback
Comenta todo o resto e tenta novamente com o network-manager.
É sem dúvida a opção mais cômoda.

Mas se quiser deixar o network-manager de lado, é só configurar o arquivo interfaces apropriadamente.
Ex:
Aqui uso rede com chave wep e e informações de IP e gateway pegues via dhcp. A placa de rede sem fio é ath0
Para essa configuração meu arquivo /etc/network/interfaces é

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback

# The primary network interface
auto ath0
iface ath0 inet dhcp
       # wireless-* options are implemented by the wireless-tools package
       wireless-mode managed
       wireless-essid dcm
       wireless-key1 A37835BF36ACEB291EB6040579

#iface eth0 inet dhcp

Rsspa

eu instalei o Ubuntu 7.04. Nele o Network Manager já vem instalado. Quando clico com o botão direito em cima do Network Manager, eu vejo:

Redes com Fio
Redes sem Fio
          cafofo [sinal----]

Onde cafofo é o nome da rede sem fio q usamos aq. No lugar de sinal aparece uma barrinha laranja quase 100%. Mas quando clico para conectar, ele nao conecta. =/

O que devo fazer..?

Lembrando que uso IP fixo e Gatway e DNS, porem nao sei como faz para colocae eles para funcionar na rede wireless..!

Rsspa

Para verificar se a placa wireless esta instalada, recebi a dica de digitar o comando iwconfig no console e o resultado foi o seguinte..:

Citariubuntu@ubuntu:~$ iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

ra0       RT61 Wireless  ESSID:"cafofo"  Nickname:""
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: 00:40:F4:F7:9F:D9   
          Bit Rate=54 Mb/s   
          RTS thr:off   Fragment thr:off
          Link Quality=65/100  Signal level:-52 dBm  Noise level:-79 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:0

Outro comando para verificar se a placa wireless esta instalada que me diseram para digitar no terminal foi lspci:

Citarubuntu@ubuntu:~$ lspci
00:00.0 RAM memory: nVidia Corporation C51 Host Bridge (rev a2)
00:00.1 RAM memory: nVidia Corporation C51 Memory Controller 0 (rev a2)
00:00.2 RAM memory: nVidia Corporation C51 Memory Controller 1 (rev a2)
00:00.3 RAM memory: nVidia Corporation C51 Memory Controller 5 (rev a2)
00:00.4 RAM memory: nVidia Corporation C51 Memory Controller 4 (rev a2)
00:00.5 RAM memory: nVidia Corporation C51 Host Bridge (rev a2)
00:00.6 RAM memory: nVidia Corporation C51 Memory Controller 3 (rev a2)
00:00.7 RAM memory: nVidia Corporation C51 Memory Controller 2 (rev a2)
00:02.0 PCI bridge: nVidia Corporation C51 PCI Express Bridge (rev a1)
00:03.0 PCI bridge: nVidia Corporation C51 PCI Express Bridge (rev a1)
00:04.0 PCI bridge: nVidia Corporation C51 PCI Express Bridge (rev a1)
00:09.0 RAM memory: nVidia Corporation MCP51 Host Bridge (rev a2)
00:0a.0 ISA bridge: nVidia Corporation MCP51 LPC Bridge (rev a2)
00:0a.1 SMBus: nVidia Corporation MCP51 SMBus (rev a2)
00:0b.0 USB Controller: nVidia Corporation MCP51 USB Controller (rev a2)
00:0b.1 USB Controller: nVidia Corporation MCP51 USB Controller (rev a2)
00:0d.0 IDE interface: nVidia Corporation MCP51 IDE (rev a1)
00:0e.0 IDE interface: nVidia Corporation MCP51 Serial ATA Controller (rev a1)
00:10.0 PCI bridge: nVidia Corporation MCP51 PCI Bridge (rev a2)
00:10.1 Audio device: nVidia Corporation MCP51 High Definition Audio (rev a2)
00:14.0 Bridge: nVidia Corporation MCP51 Ethernet Controller (rev a1)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
03:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV370 5B60 [Radeon X300 (PCIE)]
03:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc RV370 [Radeon X300SE]
04:09.0 Network controller: RaLink RT2561/RT61 rev B 802.11g

Axo que  a placa wireless seria essa:

Citar04:09.0 Network controller: RaLink RT2561/RT61 rev B 802.11g

Quando inicio o Ubuntu 7.04, clicando no Network Manager com o botão direito do mouse a rede está ali para conectar mas quando clico nela para conectar aparece a seguinte imagem e nao conecta:

Note que nenhuma das duas bolinhas estão verdes. Isso causa algum efeito..? Pois quando colokei um cabo na minha placa de rede com fio, e tentei conectar, enquanto a setinha ficava girando procurando a rede uma bolinha ficava verde, e quando as 2 bolinhas ficavam verde estava conectado.

Tirei a configuração para a rede ter IP fixo para cada computador e colokei para "Obter um IP automaticamente". As configurações de rede está a seguinte:

Observe q a placa wireless nao esta definida como eth1 e sim como ra0. Isso causa algum efeito..?

Alguem tem ideia do que devo fazer..?
OBRIGADO..!

paozinho

Como você disse, a rede ai tem ip fixo de rede, pelo que eu vi você não configurou ela.

Tenta tirar o modo roaming e configura o IP tudo certo, talvez ajude.

Rsspa

Como disse mudei o sistema aqui de casa, tirei o IP fixo e colokei  para "Obter um IP automaticamente". Porém já tinha tentado fazer issu quando o IP estava fixo e também nao havia dado certo.

Darcamo

Fazer a rede wireless funcionar corresponde a três passos.

• Reconhecer a placa
  • Configurar a parte "wireless", que corresponde a SSID, chave wep ou WPA se tiver, etc
  • Configurações normais de rede como IP, máscara e gatway

É muito estranho você ainda está tendo problemas, sua placa aparentemente foi reconhecida.
Com as informações retornadas pelo iwcondif dá pra vê que a parte wireless já esá configurada e você está conectado ao seu acess point.
Então só falta a parte mais fácil que é IP, gateway e máscara. É estranho vc está tendo problemas aqui.
Tenta o seguinte, desinstala o network-manager para ter certeza que ele não vai tentar fazer nada e depois configura a placa pela configuração de rede normal e desabilita a placa de rede com fio.

Ps: Vc não está usando filtro no seu acess point para permitir que apenas placas de rede com endereço MAC registrado no acess point tenham acesso? Pode ser que o acess point é que não queira "conversar com sua placa de rede" se esse for o caso.

Rsspa

Citação de: Darcamo online 13 de Abril de 2007, 15:54
Ps: Vc não está usando filtro no seu acess point para permitir que apenas placas de rede com endereço MAC registrado no acess point tenham acesso? Pode ser que o acess point é que não queira "conversar com sua placa de rede" se esse for o caso.

Como assim..? oq seria placas de rede com endereço MAC..!
no windows minha placa de rede wireless conecta normalmente, no kumbutu também..!

Darcamo

CitarComo assim..? oq seria placas de rede com endereço MAC..!
no windows minha placa de rede wireless conecta normalmente, no kumbutu também..!
Nesse caso então não é esse o problema.
Cada placa de rede fabricada possui um endereço MAC único que identifica a placa. Em praticamente todos os acess points existe uma opção para liberar o acesso apenas para computadores cujo endereço MAC você tenha registrado no acess point. Eu uso isso em casa então mesmo que algum vizinho tente conectar na minha rede ele não conseguirá porque obviamente eu não cadastrei o endereço MAC da placa de rede dele.
   De qualquer forma como funciona pelo windows e kubuntu então essa não é a causa do problema.

Vc tentou desinstalar o network-manager e configurar a placa pelo ubuntu?
Não tem problema se ele quiser remover o pacote ubuntu-desktop para remover o network-manager.

Rsspa

Citação de: Darcamo online 14 de Abril de 2007, 05:10
Vc tentou desinstalar o network-manager e configurar a placa pelo ubuntu?
Não tem problema se ele quiser remover o pacote ubuntu-desktop para remover o network-manager.

Não tentei fazer issu nao brother..! mas ai o Ubuntu conecta diretamente..? sem nenhum "ascessorio" tipo o Network Manager e o Wifi Radar..?

Obs..: Pelo Kubuntu eu consegui conectar normalemte..! =/