Problema com identificação de HD e slot IDE após inst. do Kernel 2.6.20-14

Iniciado por Imigrante, 07 de Abril de 2007, 03:58

tópico anterior - próximo tópico

Imigrante

Possuo 7 HDs instalados, em 4 slots IDE ATA133.
Estava utilizando o Ubuntu 7.04 com o Kernel 2.6.20-13 e atualizei p/ Kernel 2.6.20-14.
Após isto, um dos slots passou a não ser reconhecido pelo sistema, fazendo com que 2 HDs não funcionem e os outros HDs começaram a ser detectados como SDx1.
Ou seja, são 2 os problemas:

- O Slot 4 passou a não ser reconhecido pelo sistema.
- Os HDs passaram a ser identificados como SDx fazendo a configuração do fstab já existente não funcionar.

Ao entrar no sistema com o Kernel antigo tudo voltou a funcionar.
Alguém também teve este problema?

Abraços...
Imigrante

galactus

O lance é o seguinte, essa atualização do novo Kernel tem "quebrado" vários sistemas, ossos do ofício de quem testa versões de testes!  ;D

Esse novo Kernel está vendo os HDs e montando um fstab diferente. Agora todos os HDs são SCSI para ele, não importa se IDE ou SATA. Também notei isso quando fui instalar uma versão Daily de ontem no meu sistema. Tive que desligar um dos HDs para instalar tudo direitinho. Tenho 3 HDs, sendo um IDE e 2 SATAs, ele listou o IDE como sda, e os SATAs como sdb e sdc, sendo que o HD de boot ficaria no sdb, já sabia que o Grub ia dar pau, daí desliguei o HD IDE.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Imigrante

Citação de: galactus online 10 de Abril de 2007, 11:04
O lance é o seguinte, essa atualização do novo Kernel tem "quebrado" vários sistemas, ossos do ofício de quem testa versões de testes!  ;D

Esse novo Kernel está vendo os HDs e montando um fstab diferente. Agora todos os HDs são SCSI para ele, não importa se IDE ou SATA. Também notei isso quando fui instalar uma versão Daily de ontem no meu sistema. Tive que desligar um dos HDs para instalar tudo direitinho. Tenho 3 HDs, sendo um IDE e 2 SATAs, ele listou o IDE como sda, e os SATAs como sdb e sdc, sendo que o HD de boot ficaria no sdb, já sabia que o Grub ia dar pau, daí desliguei o HD IDE.

Pois é Galactus,
Quanto a isso, embora esteja passando por cima de uma nomenclatura, não seria problema alterar ou passar a configurar HD IDE como SCSI. Inclusive era isto que eu estava fazendo no fstab quando notei que, simplesmente, o sistema passou a não enxergar uma porta IDE da minha MB.
Está me parecendo um limite e não uma incompatibilidade, pois a minha MB possui 4 portas, cada uma para 2 HDs.
2 portas são controladas pelo Intel ICH5R e as outras 2 pelo ITE GigaRAID IT8212. Somente uma das portas controladas por este último que não está funcionando. Creio que se fosse incompatibilidade, todas as duas não estariam funcionando.
Já com o Kernel 2.6.20-13 todas as portas são reconhecidas normalmente, descartando problema no hardware.
Como ainda sou um entusiasta com o Linux, me esclareça uma dúvida, por favor:
Que tipo de problemas posso experimentar utilizando um Kernel teoricamente desatualizado, como o 2.6.20-13?
Bom, enquanto isso não utilizarei o 2.6.20-14 e fico torcendo para que o problema seja resolvido da melhor forma possível, tanto na x-14 como nos próximos.
Abraços...
Imigrante

badder

To tendo o mesmo problema com o kernel 2.6.20-14, no kernel 2.6.20-12 anterior tava normal, achei muito rápido a atualização do kernel 12 para o 14, não sei se não tinha percebido se já estava disponível antes, mas foi algo como de uns dois dias ou um pouco mais, já tava disponibilizado o 2.6.20-14, até o boot do SO tá bem mais lento, acho que ele deve estar com problemas para montar os discos e está atrasando a inicialização, um dos meus hds não foi montado e nem manualmente tenho conseguido, meus conhecimentos são bem limitados, mas sempre montei tranquilamente, agora é esperar a correção desse problema.

tfmoraes

galactus, você sabe o porque de o kernel novo tratar Hds IDE-ATA como SCSI ? É uma camada de abstração ? Existe algo para contornar este problema pra quem atualização ?

rayabusa

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

guimjr

Citação de: rayabusa online 15 de Abril de 2007, 19:01
Já tem o 2.6.20-15-generic Esse pode resolver.

Estou com o mesmo problema, e mesmo com o último kernel (2.6.20-15-generic) não resolveu. Tenho dois HDs IDE como sda e sdb e pior, tenho um drive combo que tá normal e um gravador de dvd que sequer é reconhecido, ao invés aparecem  CD-ROM01 CDROM02. Quando insiro midia no gravador de dvd nada acontece....

Imigrante

Citação de: guimjr online 17 de Abril de 2007, 10:28
Citação de: rayabusa online 15 de Abril de 2007, 19:01
Já tem o 2.6.20-15-generic Esse pode resolver.

Estou com o mesmo problema, e mesmo com o último kernel (2.6.20-15-generic) não resolveu. Tenho dois HDs IDE como sda e sdb e pior, tenho um drive combo que tá normal e um gravador de dvd que sequer é reconhecido, ao invés aparecem  CD-ROM01 CDROM02. Quando insiro midia no gravador de dvd nada acontece....
É, com o Kernel *-15 também não resolveu.
Abraços...
Imigrante

badder

Pessoal, por gentileza, quando alguém encontrar a solução ou sair um novo kernel que resolva esse problema, poste aqui avisando, estou usando o edgy, mesmo sabendo que do kernel 2.6.20-13 para trás o problema não acontecia, mas gostaria de saber quando estivesse resolvido, para assim fazer a transição pro 7.04