Paginacao de memoria do sistema

Iniciado por RafaelRadu, 02 de Abril de 2007, 10:53

tópico anterior - próximo tópico

RafaelRadu

Bom to postando aqui pq me considero um iniciante na utilização do ubuntu então lah vai:

Tenho um Pentium D820 2,8Ghz com 1gb ram e 80 gbHD ide.
Todo no Ubuntu (removi a peste do windows de lá)

O caso é o seguinte:
Quando reinicio a máquina o ubuntu me acusa utilização de 119MB ram. A medida que vou utilizando aplicativos, a memória vai sendo alocada e consumida (até ae tudo bem).
Com uma semana de utilização direto (sem desligar) ele estava me acusando o consumo de 340MB ram. E aí vem meu problema: só estavam sendo utilizados os mesmos programas que anteriormente batiam os 119MB ram.
Todo SO a principio faz reserva de alocação de memória e a reutiliza conforme necessário mas percebi q quando ele bate os 340MB de consumo algumas aplicações passaram a se tornar mais lentas....
Existe alguma forma de esvaziar essa memória?
A solução que dei foi reiniciar a máquina e começar tudo de novo... No momento ela tá batendo os 170MB ram. A solução é ficar reiniciando mesmo?

Agradeço desde já quem puder ajudar.

carlosfrancoba

Não sabia que isso acontecia aqui no Ubuntu.
Mas esse aumento de consumo de memória ram acontece geralmente quando estou com Amule e/ou Azureus abertos. À medida que eles vão estabelecendo mais conexões vão consumindo mais memória.
Isso eu penso que seja normal. É o seu caso?

galactus

Tenho o mesmo processador e a mesma quantidade de RAM. O Ubuntu consome muita RAM quando utilizando aplicações Java, tipo Azureus e LimeWire.  Pode chamar o "Monitor de Sistema" e olhar aí. Ou se quiser em modo texto mesmo, executa o comando top ( digite "q" para sair). Procure fechar a aplicação que mais consome RAM. Ele vai usando a memória RAM como Cache ao invés de usar a Swap do HD. Por isso que ele aparenta um alto consumo de RAM. Com o comando  free - m você terá uma leitura do consumo de memória Real e do Cache.

Que mesmos programas eram esses que ficaram abertos um semana?

Aqui é comum ele ficar consumindo 340MB de RAM mesmo se aberto por muitos dias. Mas também não passa muito disso não. Só as aplicações em Java vão ficando lentas com o tempo, se ficarem muito tempo abertas.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

AlexBR

O kernel utiliza memória RAM ociosa como cache de disco. Por isso, com o passar do tempo, o sistema vai alocando mais memória. O comando free -m indica a quantidade de memória alocada para cache de disco como cached. A diferença de memória alocada no início da sessão e no final dela deve ser justamente essa memória cached. Contudo, é uma péssima idéia desabilitar a cache de disco do sistema. O sistema ficará mais lerdo, pois acessará o HD com mais freqüência.

Se o seu sistema fica, realmente, mais lerdo com o passar do tempo, o problema deve ser outro.

Boa sorte na sua caçada!