Aos iniciantes: Erro ao tentar instalar um software pelo apt-get ou Synaptic

Iniciado por clcampos, 31 de Março de 2007, 01:04

tópico anterior - próximo tópico

clcampos

Normalmente quando se instala o Ubuntu e não consegue instalar algum software pelo Synaptic ou através do console (apt-get) o problema é a falta de repositórios. Para resolver o problema siga os passos:

- Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic

- Digite sua senha

- Com o synaptic aberto clique em Configurações > Repositórios

- Estes passos são para quem tem o Dapper (6.06)

            => Na tela que se abre clique em Adicionar e na nova tela marque:

                  -> Mantido pela Comunidade (universo)

                  -> Não-Livres (Multiverso)

            => Clique em Adicionar

            => Clique em Fechar

            => Feche o  Synaptic

- Estes passos são para quem tem o Edgy (6.10)

        * Na tela que se abre marque:

            => Software restrito por copyright ou problemas  legais (multiverse)

            => Controladores proprietários para dispositivos (restricted)

        * Clique em Fechar

        * Feche o  Synaptic

- Agora Abra um terminal e digite:

sudo apt-get update

- Depois

sudo apt-get install <pacote desejado>
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Não precisa fechar o Synaptic ao adicionar os repositórios e abrir um terminal. Basta clicar no botão "recarregar" do próprio Synaptic. O efeito é o mesmo do "sudo apt-get update".

Também não é necessário instalar o pacote pelo apt no terminal. Procure por ele no Synaptic (botão "procurar") e marque-o para instalação clicando no pacote encontrado com o direito do mouse e usando o menu de contexto.

Terminal é legal, instrutivo e faz muitas coisas mais rápido do que a respectiva interface gráfica, mas substituir um único ou uns poucos cliques num programa que já está aberto (o Synaptic, pois a dica ensina a adicionar os repositórios por ele e não pela edição do "sources.list") por uma linha digitada no terminal é demais até para os mais fanáticos.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

clcampos

Eu sei, mas é o costume de usar o terminal.

Poderia também deixar de usar o terminal totalmente, basta para isto:

- clicar (no synaptic) em Editar > Procurar...

- digite o nome do pacote e clique em Procura

- Na lista de pacotes que aparece à direita clique no pacote que deseja-se instalar, com o botão direito, e clique em Marcar para Instalação

- Depois em Aplicar
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Amigo clcampos. Este é o espírito!

Devemos ensinar a usar o terminal pelos motivos elencados no meu post anterior, mas também devemos ensinar a usar o modo gráfico, principalmente se quisermos atrair para o SL parte do rebanho do Tio Bill.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

arlei

Concordo,

ao meu ver devemos sempre passar para o usuário a forma mais simples de se atingir determinado objetivo, ou seja, usando as GUI's disponíveis, porém também ressaltando que é possível de conseguir o mesmo resultado de forma mais rápida com a linha de comando. Caberá a cada um decidir se terá interesse em aprender mais sobre o interpretador de comandos Linux, ou apenas fazer uso das facilidades da interface gráfica, embora saibamos que, embora raros, ainda existem certos procedimentos que não dispõe destes recursos.

T+
Arlei


pinduvoz

Também concordo com vc., amigo Arlei.

Mas a constatação dos que, como eu, começaram a usar Linux há cerca de dezoito/vinte meses é a de que esses procedimentos exclusivos do terminal (o interpretador de comandos ou "bash") são cada vez mais raros, uma vez que as distros de ponta (Ubuntu, Suse e Mandriva, dentre outras) estão cada vez mais empenhadas em facilitar a vida do usuário que só quer clicar para resolver seus problemas.

Aliás, serve este post para afirmar que eu vejo com bons olhos esta "Revolução Desktop" do Linux, rejeitada por muitos puristas que acham que o SO só deve ser usado por aqueles que o entendem ou, ao menos, tentam entende-lo. Para eles há a opção de usar Slackware, Gentoo ou mesmo o Debian, sendo que o último não despreza totalmente a atual tendência, que, para mim, é a única solução para atrair usuários que não querem ou não têm tempo de reaprender a usar o computador.

Note-se, ademais, que o SO dominante (o Windows XP, pois o Vista ainda está engatinhando) permite a utilização de um interpretador de comandos para a realização de inúmeras tarefas (configurar a rede, por exemplo), mas essas mesmas tarefas podem ser realizadas em modo gráfico por assistentes que não requerem um profundo conhecimento de quem os utiliza, ou seja, pessoas que, na maioria das vezes, sequer sabem da possibilidade de usar o "modo texto".

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

clcampos

Concordo com você Pinduvoz quando diz que é errado o pessoal ser contra a evolução do Linux. Eu (apesar de eu ser viciado no terminal como pode ver) acho que o SO deva ser o mais fácil possível para que seja acessível a todos. Só acho que deva reinar a democracia, e discordo totalmente das pessoas que acham que o terminal deva ser abolido. Se isso acontecesse restaria apenas Slackware (e etc) para mim.

Que viva a pluralidade! A Sobrevivência do terminal num SO super acessível.

Obs.: Eu esperava com este post poder ajudar os outros, não esperei nunca que ao invés disto fosse criar uma discussão sobre o uso do terminal X ambiente gráfico, que não tem nada a ver com o tópico....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

Citação de: clcampos online 04 de Abril de 2007, 01:31
Obs.: Eu esperava com este post poder ajudar os outros, não esperei nunca que ao invés disto fosse criar uma discussão sobre o uso do terminal X ambiente gráfico, que não tem nada a ver com o tópico....

E com certeza esta servindo muito bem para isso, e no mais, discussão essa ao meu sempre muito bem vinda. O que é importante nisso tudo é que temos que ter sempre em mente que muitos daqui, que migraram recentemente lá do janelas e nunca tinham visto sequer um DOS, não fazem nem idéia do que seja um terminal e muito menos um console de comandos, ou então nem querem saber.

T+
Arlei

clcampos

Concordo 100% com você Arlei, inclusive falo mais, discussões como esta são produtivas para que a gente passe a pensar nisto ao fazer um tutorial, só acho que se um iniciante vier aqui, baseado no título do tópico, procurar por ajuda e começar a ver o que realmente esta sendo tratado (uma discussão ambiente gráfico X terminal) não terá sua vida facilitada, já que fora as duas ou três primeiras mensagens (e olhe lá) o assunto do tópico ficou desvirtuado, mesmo sendo um assunto super necessário.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

Eu não acho que fugimos do assunto e nem que discordamos em qualquer ponto. O iniciante deve saber que a tendência das distros de ponta é facilitar cada vez mais a vida dele.

Também acho que ninguém aqui seja contra o terminal. Ele deve permanecer disponível e, como eu disse acima, também está presente no Windows XP (lembre-se aqui que o DOS surgiu de um porte do shell do Unix).

E viva a pluralidade, até porque o Slackware e o Gentoo estão aí para quem curte terminal, edição de arquivos de configuração e compilação de programas a partir dos fontes.
:: Linux Registered User nº 439378 ::