Frustações de um novato...

Iniciado por twinhead, 28 de Março de 2007, 15:41

tópico anterior - próximo tópico

twinhead

Olá pessoal!

Nunca havia instalado nem experimentado nenhuma distribuição Linux.
Recém adquiri um Notebook (Acer Aspite 5050-3233), e este veio com o Linux "Linpus" instalado, ao invés de instalar uma cópia do Windows XP eu me lembrei de ter lido em algum lugar, uma distribuição do Linux, conhecida como UBUNTU e me recordo de textos e páginas na internet, dizendo como era fácil instalá-lo e também manuseá-lo, pois esta distribuição possui uma excelente interatividade gráfica, talvez o fator decisivo pelo quais alguns usuários de Windows "temem" o Linux... pois a primeira impressão que aparece para quem nunca ouviu falar no Linux é que ele só funciona em modo "terminal", como os antigos MS-DOS. Como eu já sabia que o Linux não é só isso, assim como ele ocupa menos espaço, é mais leve, tem softwares livres, é mais estável e menos vulnerável, etc... por esta e outras razões decidi, porque não testar o Linux?

Lá vou eu, baixo a versão do ubuntu 6.10, a imagem ISO e gravo em um CD.
Insiro o CD em meu novo notebook, e vejamos...

Logo de cara, já gostei. Apareceu uma tela de boot, onde eu poderia escolher idioma, teclado, e mais algumas outras funções.
Escolhi a primeira opção do menu que era algo como: Rodar e Instalar o Ubuntu.

Iniciou-se o ubuntu, já na resolução correta, com cores vivas e ícones. Até aí tudo muito parecido com o Windows, o que com certeza tornaria minha "migração" menos complicada.

Fuçando no Ubuntu eu percebi que já estava instalado:

- Placa de Rede Wi-Fi (Atheros).
- Mouse
- Teclado Multimídia

Mas eu descobri que não estava funcionando:

- Internet
- Placa de Som

Tenho um roteador Linksys WRT54G com rede sem fio configurada no Canal 6, tem SSID e é protegida por senha por WAP (com senha ASCII, letras). Como percebi que a placa de rede wireless estava instalada, fui em FERRAMENTAS>REDE e lá configurei a placa Wi-Fi, que está reconhecida como ATH0, digitei o nome da rede, a senha e deixei o DHCP ativado.

Fui tentar me conectar a internet, e nada.

Tentei desativando o DHCP e inserindo os valores manualmente... novamente em vão.

Checando este fórum, descobri um comando chamado: iwlist ath0 (minha placa wi-fi) scan
E vi que ele estava detectando minha rede sem fio, mas não conectava.

Li artigos daqui, do guiadohardware e de outras dezenas de sites na internet... que quando não diziam para ficar executando um monte de comandos os quais não estou familiarizado eu deveria me conectar a internet para baixar programas como um tal de KWIFIMANAGER (ou algo assim, não me lembro bem).

Lendo os arquivos de ajuda do próprio linux também não ajudou muito, pois tudo o que eu encontrei foram guias confusos (para quem nunca usou linux) ou então LInks para a internet... detalhe, eu não tinha acesso a internet.

Depois de tentar por quase 3 dias uma solução para o meu problema.
Digo que desisto de utilizar este sistema operacional que com certeza cumpre o que promete, sem contar que a cada dia que passa, mais e mais pessoas estão optando por este S.O e com certeza.... mas não para mim.

Tentei e tentei, li, procurei mas não sai do lugar.
Não sei o que acontece, sou novo no Linux mas tenho um certo conhecimento em informática, mas acredito não serem o suficiente para se ativar uma simples conexão de rede. Pois li em alguns sites por aí, de gente que simplesmente instalou o CD do ubuntu e ele automaticamente reconheceu, configurou e ativou tudo automaticamente.

Talvez uma sugestão?
Sei que muitos aqui devem "repudiar o windows", mas seria legal, se o linux tivesse algum aplicativo "embutido" semelhante ao do Windows... aquele que detecta rede wireless... pelo o que eu li, o KWIFIMANAGER faz isso... mas como ele não vem junto é necessário baixá-lo da internet e aí está o meu problema... não consigo configurar minha rede.

Abraços e a gente se ve, quem sabe talvez em alguma outra distribuição... talvez na ubuntu > The Lamme Rescuer

clcampos

Bem Twinhead, adquiri no dia 23/02/2007 um notebook Acer TravelMate 4222, que vem com Windows e a primeira coisa que fiz em casa foi Instalar o Ubuntu Edgy (6.10) nele, até de forma errada, já que não fiz backup do windows nem criei os CD's/DVD's de recuperação que ficam disponíveis aos usuários.

De cara o Ubuntu reconheceu toda meu hardware, tendo problemas apenas com a resolução de video (que teimava em ficar em 1024 x 768), e uma lida no fórum resolveu meu problema.

Bem, com a compra do meu notebook acabei fazendo um cabo de rede bem grande (não tem idéia), e com ele eu conseguia andar por toda casa com meu note sem problemas (a sim, a minha internet é velox, e meu modem estava roteado e ligado a um hub onde esta ligado meu PC, e o Ubuntu achou a rede, e a internet desde o LiveCD, usando a interface RJ45), só que imagine a situação, ou ficava um cabo esticado pela casa, ou um amontoado de fios espalhados pelo meu quarto, sendo que as duas opções deixaram minha esposa bastante chateada (o que não tiro a razão).

Portanto, impelido pela chateação da minha esposa comprei um Access Point (nem lembro a marca, em casa eu olho... mas até parece que eu o comprei apenas porque ela ficou chateada com os fios, mas a desculpa serviu direitinho... rs), e chegando em casa retornei meu modem para bridge, configurei o AP para ser o roteador da rede e gerenciar a internet, e testei novamente tudo (ainda usando a interface RJ45 tanto no note como no PC). Até ai tudo funcionava muito bem, mas então fui testar o note sem o cabo, estava doido para poder ter mobilidade real, e foi então que descobri que não conseguia me conectar. Testei algumas soluções do fórum, mas pesquisando no google (desculpe não lembrar a fonte, normalmente guardo a informação) descobri uma forma que me agradou e não mexi mais após isto. Bem, eu fiz o seguinte (se não me engano):

- Em Sistema > Administração > Rede cliquei no wireless e em Propriedades
- Na janela que se abriu desmarquei Habilitar esta conexão (presumo que seja isto, já que meu note esta em casa) e cliquei em Ok
- Depois abri um terminal (você pode fazer por Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic, ou seja sem usar o terminal) e digitei o seguinte comando:

sudo apt-get install wifi-radar

- Como não achei nenhuma entrada nele nos menus, usei o Editor de Menus (com o mouse em cima dos menus clique com o botão direito e escolha Editar Menus) e criei uma entrada em Ferramentas do Sistema tendo como comando:

gksudo wifi-radar

- O comando gksudo serviu apenas para que executasse o wifi-radar com poderes de administrador
- Abrindo-se a tela do wifi-radar, já notei a existência da minha rede e cliquei em conectar
- Pronto, desde então navego na internet usando este recurso. Pode não ser a melhor opção, mas foi rápida, me serviu e fiquei com preguiça de continuar a procurar, mas sei que existem vários tópicos aqui no fórum falando exatamente do seu hardware.

E por fim, não tenho tido problemas com vírus, atualização de anti-virus, recursos do note gastos em outros softwares (contra malwers, e etc), e continuo bastante satisfeito com minha opção pelo Ubuntu.

Claro que cada caso é um caso, quando comecei a trabalhar com informática (ainda em 1989) conheci primeiro o Unix, então já venho deste tipo de plataforma, e acho que quem vem do Mundo Windows para o Linux para gostar tem que esquecer alguns paradigmas e procurar novos, normalmente acredito que estas pessoas serão bem sucedidas e não trocaram mais o pinguim por nada.

Espero que repense suas idéias e tente de novo, terá bons benefícios no final, e saiba que estamos todos aqui aptos a te ajudar, ao menos a tentar, mas caso realmente não consiga tudo bem, é uma pena, mas seja feliz onde tem que ser.

Em tempo, lá em casa ninguém mais usou outra coisa que não o Ubuntu (Tenho esposa e um Filhão de 8 anos), e a única reclamação dele é sobre jogar Counter Strike, NFS Most Wanted, e Batefiled II.

Desculpe se me alonguei na história.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ninosp

Opa twinhead

Apesar de ser novato no Linux, 1 semana agora, tenho o Ubuntu instalado em um Sony Vaio PCG-k35. Bem com relação a internet posso te dar umas dicas:
1 - O problema esta no protocolo WAP, o Ubuntu 6.10 não vem com suporte instalado.
2 - Esse programa quer instalar, KWIFIMANAGER, é o gerenciador de redes do KDE, uma outra interface grafica, o Ubuntu utiliza-se do Gnome.......se vc realmente instalou o Ubuntu e não o Kubuntu, então sua interface grafica é o Gnome.
3 - No Gnome o programa vc tem que instalar é o NetworkManager, vc pode conseguir mais informações e tutoriais no Google, pesquisando: Ubuntu WAP
4 - Caso vc não queira pesquisar instala o Automatix que nele da pra baixar o networkmanager, alem de um monte de outras coisas uteis.....tais como codecs de audio e video que não podem ser distribuídos, por restrições legais, junto do Ubuntu, mas podem ser instalados sem nenhum problema.

Aproveitando o gancho dos codecs talvez o som não funcionar seja somente a falta do codec de MP3, caso vc so tenha o testado tentando ouvir um MP3.

Fazendo um adendo ao membro clcampos: é possivel rodar o Counter Strike atravez do programa wine....que no Ubuntu da pra ser instalado pelo Aplicações>Adicionar/Remover

Abraços
NinoSP

clcampos

Fazendo um adendo ao membro clcampos: é possivel rodar o Counter Strike atravez do programa wine....que no Ubuntu da pra ser instalado pelo Aplicações>Adicionar/Remover

Sempre achei que apenas o Cedega rodaria o CS. Outro dia um companheiro do fórum me informou que rodava o CS com o wine mas ainda não testei, porque como a maioria dos jogos necessitam do Cedega vou tentar com ele mesmo.

De qualquer forma ninosp obrigado pela dica, e é assim, com auxílio mutuo que o linux e a comunidade crescem... espero que o Companheiro Twinhead leia as mensagens e dê mais uma chance ao SL.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!