Configurar internet no Ubuntu (Resolvido)

Iniciado por ataias, 27 de Março de 2007, 21:07

tópico anterior - próximo tópico

ataias

olá galera sou novo no ubuntu, não sei mexer em nada de linux.
Eu quero configurar internet no Linux ja que é bem diferente do Windows né (no windows vç pega ja antes de vç entrar vç bota ip, mascara de sub-rede, servidor dns e pronto), pois é eu vou no Ubuntu simplesmente vou no La na parte que mostra ai eu boto essas coisas e nao da certo né, por favor me digam como fazer, eu naõ entendo essa coisa como vçs fazem eu leio esses textos de configuração e não entendo e também que a maioria dos textos que eu encontro so fala do tal speedy eu uso BrTurbo e funciona assim em casa, meu pai tem o computador administrador da rede, ai eu tenho o meu e minha irmã também, eles usam windows, ai eu gostaria de saber como faz pra fazer essa internet funcionar eu instalei o Ubuntu 6.06 LTS quando eu aprender a configurar internet eu planejo atualizar a versão. Por favor me ajudem!!  :-\
Dell Inspiron 15R - Intel Core i5
RAM 4Gb - HD 500Gb
Ubuntu Linux 10.10 64bits!!!! A melhor parte!

pinduvoz

Vc. disse que seu pai tem "o computador administrador da rede". Presumo, então, que o computador dele "serve" a Net para os outros dois, estando ligado nele o modem da BrTurbo (o computador dele é o "gateway" da rede, ou o "servidor" da Net).

Se for assim, tá fácil. É só habilitar o DHCP no PC servidor que o Ubuntu configura tudo sozinho.

Para fazer isso, é só usar, na sua configuração de rede do Windows, "IP automático" (obter um endereço IP automaticamente), o que vc. consegue rodando o assistente de configuração de rede em todos os PCs.

Se o seu computador está em dual-boot com o Windows, rode o assistente pelo Windows, com o disquete de configuração que ele vai criar após rodar no servidor (PC do seu pai).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

clcampos

Tudo bem que é desejo dos Pais controlar entre outras coisas o horário que os filhos ficam na internet (sei disso, sou Pai). Mas (repetindo uma coisa que tenho lido e escrito demais no fórum por estes dias) não seria melhor rotear o modem, habilitar o DHCP nele, passar o micro do seu pai para estação (assim como o seu e da sua irmã) e configurar a rede de vocês para usar DHCP?

Assim acabam os problemas, toda hora que ligar o micro a internet já estará liberada, e não existira mais a dependência do PC do seu Pai estar ligado.

Espero não ter falado nenhuma besteira.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ataias

Citação de: pinduvoz online 27 de Março de 2007, 23:04
Vc. disse que seu pai tem "o computador administrador da rede". Presumo, então, que o computador dele "serve" a Net para os outros dois, estando ligado nele o modem da BrTurbo (o computador dele é o "gateway" da rede, ou o "servidor" da Net).

Se for assim, tá fácil. É só habilitar o DHCP no PC servidor que o Ubuntu configura tudo sozinho.

Para fazer isso, é só usar, na sua configuração de rede do Windows, "IP automático" (obter um endereço IP automaticamente), o que vc. consegue rodando o assistente de configuração de rede em todos os PCs.

Se o seu computador está em dual-boot com o Windows, rode o assistente pelo Windows, com o disquete de configuração que ele vai criar após rodar no servidor (PC do seu pai).

desculpe pode ser mais claro pode me fazer um passo a passo não entendi muita coisa. O que é DHCP? Quando eu coloco na configuração da minha rede IP automatico minha internet fica nula então se eu rodar o assistente de configuração de rede em todos os pcs naõ vai ficar mais nula ? e alias como eu rodo o assistente de configuração de rede em todos os pcs. Meu computador esta em dual-boot sim agora explique melhor como que cria esse disquete de configuração.
RAM 4Gb - HD 500Gb

pinduvoz

No "painel de controle" do XP há um ícone "configuração de rede". Clique nele e ele vai rodar o assistente do qual falei, que deve ser rodado primeiro no computador que está conectado fisicamente à Net (o do seu pai, presumo). Pelo assistente vc. cria do disquete de configuração para rodar nos outros micros (ele se oferece para criá-lo).

O DHCP configura dinamicamente os IPs dos clientes em uma rede local. É para isso que ele serve, sendo um protocolo que funciona tanto no Windows como no Linux. Se o seu sistema Linux for "cliente" de um sistema Windows que recebe a Net (o chamado "gateway" da Net) e a repassa via DHCP, vc. não vai precisar fazer absolutamente nada para acessar: o SO-Linux fará tudo sozinho, com a ajuda do DHCP.

[].

ataias

hmm eu tentei mas não deu certo quando eu rodo no computador do meu pai la diz que ocorreu um erro. Por acaso tem algo a ver com o fato dos ips dos computadores não estarem em ip automatico ou ocorreu erro por qualquer outra coisa?

Outra duvida quanto a colocar ip automatico é is la na conexão local, protocolo TCP Ip e mudar do endereço ip que eu botei pra o obter endereço ip automaticamente ou vç se referiu a outra maneira ?
RAM 4Gb - HD 500Gb

pinduvoz

Clica duas vezes nos ícones das conexões de rede do PC do seu pai (na pasta conexões de rede, onde vc. chega pelo painel de controle, deve haver um ícone para PPoe e outro para rede local) e posta aqui o que tiver de informação na primeira tela e também e especialmente para o botão "suporte". Com isso vou ter certeza de como está configurado.

E, quanto à pergunta, vc. pode experimentar habilitar para IP automático nos clientes Windows do jeito que vc. falou e se eles navegarem, recebendo IP por DHCP, o Ubuntu também vai navegar.

Finalmente, qual é o erro do assistente? Ou qual é a mensagem de erro?

Pergunto porque rodar o assistente é a opção mais fácil para configurar rede local e internet para PCs rodando XP.

ataias

ja configurei aconteceu foi que o meu modem não roteava o D-Link 500g Generation II ficou com o cara que veio aqui e usou o modem dele pra testar aqui e acabou queimando ai meu comprou um novo e esse roteia ai configurou o DHCP na hora.
RAM 4Gb - HD 500Gb