Atualizando o meu PC – Parte I

Iniciado por galactus, 25 de Março de 2007, 15:55

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Depois de passar um aperto para comprar um Novo Cooler para o meu AtlhonXP 2600, achei que já estava na hora de atualizar o meu PC antes que ele me deixasse na mão.  Os objetivos principais da missão eram:

1) Conseguir a melhor configuração possível gastando pouco – isso incluiria usar a minha máquina antiga num "rolo" para comprar a nova.
2) Ser compatível com Linux (principalmente com o Ubuntu) – sabia que uma máquina mais moderna poderia simplesmente não funcionar no Linux. 

Isso seria possível?  Estava certo que sim!

A primeira coisa que fiz foi ver a utilidade da máquina aqui em casa, no que estamos fazendo uso dela? Internet, Ripagem e Reproduçãode Cds e DVDs, processamento de texto, uso de máquina virtual para testar distros, uso simultâneo de duas sessões, uso intenso de armazenamento de dados (só de músicas já passamos dos 50GB), vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Jogos? No Linux nenhum. No Windows (sim eu tive que voltar a instalar o WinXP aqui em casa, o motivo foi um concurso público e o trabalho da minha esposa) só instalei dois jogos de estratégia antigos, Praetorians e Rome Total War, são velhinhos mas eu me divirto um monte. :)  Deixo os jogos de tiro em primeira pessoa para as LAN Houses, dá mais emoção enfretar outras pessoas e não a máquina.

Bem, voltando ao assunto, ficou claro que seria bom logo uma máquina com dois núcleos, boa quantidade de RAM, boa capacidade de armazenamento (várias portas SATA) e no meu caso, um Vídeo OnBoard  mais moderno quebraria bem o galho.

Agora faltava escolher a plataforma. AMD ou INTEL?

Já usei os antigos Pentium 100, depois deles só fui de AMD até o meu Athlon XP. Hoje a INTEL está levando vantagem no quesito desempenho e consumo de energia com os novos Core 2 Duo, mas eles são bem carinhos. Outra coisa, queria comprar tudo no minha cidade mesmo, ter uma loja responsável por tudo. Aí você começa a perceber que as coisas anunciadas na Internet são bem diferentes da realidade de mercado local.

O que foi que encontrei?  Máquinas completas de 900 a 1200 pilas sobrando no mercado. Nem preciso falar da qualidade e defasagem dessas configurações. Era melhor ficar na minha configuração antiga. Para resumir, como tá difícil de encontrar Processador e placa mãe boa para AMD aqui na minha cidade, optei por INTEL.

Definida a plataforma, vamos escolher a Placa Mãe! Fórums sobre Hardwares daqui, Google de lá e Fórum do Ubuntu Americano acolá, além de encher o saco dos vendedores e sem tirar o olho no limite para gastos, escolhi a Gigabyte GA-945GM-S2! Motivos? 

- Quatro portas SATA II (já tennho dois Hds SATA, ainda vou poder colocar mais dois e fazer RAID se quiser)
- Suporte a todos os processadores 775 da atualidade, desde os Celerons aos Core 2 Duo (com barramento até 800Mhz e memórias DDR2 667)
- Nova BIOS F4 que permite OverClock
- Qualidade, capacitores blindados no circuito regulador de tensão do processador, o que significa maior durabilidade e estabilidade em Over. 
- Vídeo OnBoard GMA 950, equivale ao ATI X200, já suportado pelo Xorg 7.1 logo de cara
- Slot PCI-Express para quando eu quiser colocar uma placa de vídeo decente
- BBB!  Não, não é o da Globo!   :P É Bom, Bonito e Barato mesmo!

Memórias? Um par de Kingtons DDR2 667 de 512MB.

Processador? Essa escolha foi legal. Devido a Guerra de preços AMD X INTEL, fique atento e peça a lista de preço dos processadores ao seu vendedor, mas peça mesmo, você poderá estar perdendo uma oportunidade de ouro.  As opções eram muitas: Celeron D, Pentium 4 HT, Pentium D e Core 2 Duo.
Me ofereceram um Pentium 4 HT 640 (3.2Ghz 64Bits com 2MB de Cache L2).  Os Core 2 Duo estava fora de cogitação, só ele me custaria mais que a totalidade do que teria que desembolsar na atualização (lembrem-se do rolo com a máquina antiga).   Os P4 estão a preço de banana, sério mesmo. Mas olhando a lista de preços das lojas de perto, eis que vejo um Pentium D 820 apenas 30 pilas mais caro que o P4 640!  Nem pensei duas vezes!
Pentium D 820 – dois núcleos a 2.8GHz com 1MB de cache L2 em cada núcleo com barramento de 800MHz, suporte a 64bits e instruções SSE2 e SSE3.

Estava assim formada minha atualização.

Aqui vão algumas fotos das crianças:

Notem os capacitores blindados, são os cinco tubinhos metade azul, metade prata.

Achei o Cooler BOX da Intel monstruoso comparado ao do velho Atlhon, também tem que ser, dissipar 95W não é mole não!  Foto com e sem o elastômero que recobre o centro do núcleo de cobre do dissipador. Tirei o elastômero, limpei com Álcool isopropílico e apliquei pasta a base de prata da AKASA.  Notem o belo acabamento do dissipador, ótimo polimento também para um cooler BOX. O Pentium D 820 trabalha mais Frio que meu antigo  Atlhon XP 2600!  :o

Sim você não leu errado, os chips da memória são da Hynix. Isso é muito comum, existem poucos fabricantes de chips de memória. A Samsung é o maior deles. A Kingston também produz os seus, mas é uma produção pequena frente aos gigantes, então ela faz o PCB (a placa de circuito que leva os chips e outros componentes), o projeto e o controle de qualidade da memória. Por isso não  se assuste se você comprar pentes de memória Corsair ou OCZ e tiver escrito Samsung neles!

As perguntas que não querem calar... :)

Quanto tive que desembolsar?

R$ 420,00 pilas!

O desempenho?

Até minha esposa me perguntou sobre isso, o quanto ele ficaria mais rápido em relação ao antigo PC? Respondi, vai ficar mais rápido pelo menos uns 25%, pensei. 

25%?   ;D ;D ;D

Olha que nem é um Core 2 Duo e nem to com placa de vídeo OffBoard, o tempo de instalação do Ubuntu 6.10 reduziu-se em "apenas" 12 minutos em relação ao Athlon!   Estou realmente impressionado com a velocidade de instalação de pacotes e o novo desempenho do Ubuntu 6.10. Visivelmente o Kernel do Ubuntu extrai um maior rendimento do Pentium D que o WinXP. Sim, os dois melhoraram muito no desempenho, mas o ganho de performance foi muito maior no Ubuntu. O Ubuntu reconheceu tudo, antes coloquei o Live-CD e esperei que algo não fosse reconhecido, mas como já havia lido no Fórum Gringo, tudo funcionou bem. Até com o Vídeo Onboard ele acertou de cara a resolução e taxa de atualização corretas do Monitor LCD. Tudo melhorou: som, imagem e principalmente o desempenho geral.

Alguma reclamação? Três para dizer a verdade.

1) Uma questão da montagem da placa mãe no gabinete, o Floppy fica num lugar onde você tem que atravessar o cabo dele por toda a placa  mãe prejudicando o fluxo de ar dentro do gabinete. Se você não usa mais o disquete isso não será impencilho.
2) A placa de Rede Gigabit da Realtek não é detectada durante o Boot no 6.10, tenho que ficar usando o pppoeconf toda vez depois do boot para usar a internet. 
3) O som no Windows é muito, mas muito superior ao do Ubuntu com essa nova placa de som OnBoard (Azalia de 8 canais).  Mesmo com o volume topado no Ubuntu, não tenho o mesmo desempenho e qualidade do Windows.  Mesmo assim, o som melhorou em qualidade no Ubuntu comparado a placa antiga. Agora dá para ouvir melhor todos os ruídos de explosões do DVD de Os Incrívies! :)

Notei também que agora ele usa mais a memória Swap, e está ótimo de fazer um monte de coisas ao mesmo tempo no PC, parece que nem "pesa" nele. Outra coisa é que este Chipset 945G aloca uma quantidade de memória para o Vídeo dinamicamente, daí não aparece o quanto ele está consumindo da memória total, mas você regula o quanto ele pode alocar no total pelo BIOS. E o LM_Sensors não funciona com este Chipset, na verdade com o Chip que faz a leitura das temperaturas. Tentei baixar e compilar a versão mais recente do site dele, mas só dá erro de dependências.

Só testei com o 6.10, ainda não testei outras distros e nem o Beta do 7.04. Espero que o 7.04 reconheça a placa de rede no boot.

Enfim, como nos velhos tempos do Mortal Kombat, Flawless Victory!     :P

Depois continuarei a atualização: Fonte, Placa de Vídeo, outro HD e um novo Processador. 

Olha o Ubuntu de casa nova:

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

celsofaf

Nossa... sem palavras!

Isso aí é para mostrar para todo mundo o que é o poder da pesquisa. Vai comprar algo que envolve um certo dinheiro? Pesquise. Especialmente tratando de componentes para computador, vale muito a pena. E vejo que você fez uma excelente escolha. Parabéns! E parabéns pelo relato em si!

Só uma curiosidade: qual/como era sua máquina antiga?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

galactus

Obrigado celsofaf, o sistema antigo era um:

Athlon XP 2600
ABIT NF7-S2 (Nforce 2)
2X512 MB DDR 400 Kingston
GeForce FX5200 128MB 64bits MSI
Cooler do Athlon XP com núcleo de cobre e o resto de alumínio AKASA

Esses foram os componentes que entraram no "rolo".

s4suk3

Bem legal ^^
Esse tipo de atualização é bom para quem entende, afinal, não precisa de muita coisa, dá pra fazer um ótimo update bem baratinho, como você mesmo mostrou :]
Estou vendo se arranjo uns trabalhinhos de site e talz pra fazer um bom update no meu ^^
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

AlexBR

Minha placa-mãe e processador são bem antigos. Nem me lembro ao certo quando comprei. Acho que foi a uns 5 ou 6 anos. A placa-mãe é da ECS. Muito boa! Foi escolhida a dedo por mim. Tem seis portas USB 2.0, tem RAID, tem duas portas IEEE1394, placa de rede e placa de som onboard. A única coisa chata da placa-mãe é a falta de porta SATA e barramento PCI-Express (quando comprei a placa-mãe não haviam essas coisas). Na época que comprei, lembro que o preço dessa placa-mãe ECS foi muito inferior a uma ASUS ou SOYO equivalentes. Para mim, essas duas só têm nome, marca. Bom... O processador é um Athlon XP 2000+.

Nesses 6 anos de uso... O que fiz? Comprei mais um HD IDE de 80G (tenho dois no total), comprei mais um pente de 512 MB de memória (tenho 1G no total), comprei uma placa de som (uso uma para o som normal do PC e a outra com programas VOIP, Gizmo, Skype, Ekiga, etc) e, recentemente, comprei uma GeForce 6200 com 256 MB (só pra usar o Beryl). Ahh... recentemente comprei um kit: gabinete, mouse óptico, teclado e caixas de som. Meu, estava querendo um gabinete de melhor qualidade. O meu antigo era muito ruim. Cortei a mão várias vezes quando ia mexer dentro dele. Além disso, ele era muito feio. Também, como passo muito tempo no PC, estava querendo um teclado anatômico, com descanso para os punhos (valorizo muito essas coisas). Troquei o mouse por querer um óptico. (Cansei de limpar o antigo pra deixa-lo mais preciso.) As caixas de som eu troquei por umas menores. As antigas tinham uma qualidade de som muito superior as minhas atuais, mas elas ocupavam muito espaço na minha mesa. Por isso, acabei trocando.

Bom... resumido... Não sinto falta de trocar placa-mãe e o processador. A velocidade do meu sistema está jóia! Nada demora para abrir. Pelo menos, não para o meu julgamento.

Quanto gastei? Nem lembro! Nesses seis anos foram uns R$ 450,00 para memória, HD, placa de som e placa de vídeo. Mais R$ 277,00 do Kit gabinete, teclado, mouse, caixas de som.

Vou deixar meu PC do jeito que está por mais uns anos. Quero apenas ver se troco meu monitor 17 polegadas por um LCD de 19. Talvez, no fim do ano. :-) Por enquanto, ainda acho caro, pois meu CRT está funcionando corretamente.

Meu, isso tudo é ótimo, pois, uns 10 anos atrás, eu sentia necessidade de trocar de PC todo ano. Era muita diferença de um ano pro outro, os PCs ficavam muito mais rápidos e os programas muito mais pesados. Hoje o ritmo é mais lento. Principalmente para o Linux. Com certeza eu estaria achando o meu PC lerdo se estivesse usando o Vista. Ainda bem que não uso Windows a uns 3 ou 4 anos. Nem lembro ao certo. (Meu, minha memória é muito ruim.)

Magneto

Esse tópico me fez pensar melhor com relação a upgrade e pesquisa, pretendo efetuar melhoras no meu Desktop que no momento encontra-se parado, é um computador bom, gravador de DVD, fonte nova, gabinete amplo e tudo o mais, o problema é encontrar pente de memória para esse Duron 1.2 DDR 333, até pensei em negociar por um pc mais atual, mas, quem sabe consiga melhorar sem gastar muito.

celsofaf

Citação de: galactus online 25 de Março de 2007, 19:19
Obrigado celsofaf, o sistema antigo era um:

Athlon XP 2600
ABIT NF7-S2 (Nforce 2)
2X512 MB DDR 400 Kingston
GeForce FX5200 128MB 64bits MSI
Cooler do Athlon XP com núcleo de cobre e o resto de alumínio AKASA

Esses foram os componentes que entraram no "rolo".

Pelo visto não era tão diferente do meu atual, o que significa que se eu quiser fazer uma atualização decente também não precisaria gastar muita coisa. :) Se bem que, para as minhas necessidades, tenho até muito mais do que preciso. :P
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

samuelbh

Nossa, o pc antigo dele dá de 10x0 no meu...rsrs

Imagina o novo...rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

galactus

O que posso dizer do desempenho do PC agora? Que o bicho ficou muito "Bruto"!  :D

Ainda estou me acostumando.

Eu também achava que o meu antigo PC estava de bom tamanho, até começar a usar o novo....

E ainda dá para melhorar muito o desempenho.

A escolha dos componentes fazem uma grande diferença, por exemplo, eu uso um Pentium D 930 ( dois núcleos a 3GHz) com placa ASUS e Chipset SiS com apenas um pente de 512MB DDR2 533 na LAN House. A grande diferença é que lá ele tem um Geforce 7300 só para vídeo.  Pois bem, o meu PC é visivelmente mais rápido em performance bruta que o da LAN House, perde é na questão do vídeo, evidentemente. Ele tem um Chipset pior, não roda em Dual Channel, e a memória é mais lenta, aí você vai somando tudo e no fim das contas o que deveria ter um desempenho superior está amarrado! 

Se tivesse optado pela Gigabyte P965DS3 e memórias DDR2 800, simplesmente poderia chegar aos 4GHz com este Pentium D 820!  4GHz!   Mas só esta placa e as memórias custariam os olhos da cara, sem falar numa fonte para resistir a isso tudo.  Talvez um dia, quem sabe, quando virar gente grande. :)

greylica

Posta AE um super Pi pra gente ver como está o desempenho do bichinho !
Eu uso uma plataforma anterior a essa. ( 478 pinos, EE ), gostaria de ver como é o comportamento do meu em relação ao Pentium D 820.

.:Shadow:.

Galactus, eu estava olhando o mesmo processador, só que eu realmente vou comprar o pc todo. Disseram que ele esquenta um pouco
é verdade?
Assinatura removida pela equipe do Fórum

galactus

Citação de: greylica online 27 de Março de 2007, 09:58
Posta AE um super Pi pra gente ver como está o desempenho do bichinho !
Eu uso uma plataforma anterior a essa. ( 478 pinos, EE ), gostaria de ver como é o comportamento do meu em relação ao Pentium D 820.

Tá aí!

Ele foi 15 segundos mais rápido que o AtlhonXP 2600, mas notei que ele só usou um núcleo.  Alguém sabe como fazer ele usar os dois?

Vou pesquisar sobre isso.

galactus

Citação de: .:Shadow:. online 27 de Março de 2007, 17:48
Galactus, eu estava olhando o mesmo processador, só que eu realmente vou comprar o pc todo. Disseram que ele esquenta um pouco
é verdade?

Olha, aqui ele fica em torno dos 41-43 Graus Celsius sem fazer muita coisa, ou quando ocioso. Bastante exigido ele fica em torno dos 56-58 Graus Celsius. Em compensação a ventoinha do Cooler vai aos 4300 RPM, fica bastante barulhento.  No meu caso eu tenho dois Coolers de 80X80mm, um na frente e outro atrás do gabinete. Com eles desligados, ele chega logo aos 56 graus sem fazer muita coisa.

Mesmo assim, funciona bem mais frio que Atlhon XP 2600, que chegava aos 65 Graus em dias quentes como estes e quando muito exigido. Mas a ventoinha do Cooler não passava dos 3500RPM, além do tamanho do dissipador ser bem menor.

Espero ter ajudado.

greylica

Olhei o meu super Pi da época que vc postou. O meu é quase 1 segundo mais lento que o seu, e o teste também só usou um único núcleo aqui. Minha plataforma não está defasada.
:)

galactus

Citação de: greylica online 27 de Março de 2007, 21:25
Olhei o meu super Pi da época que vc postou. O meu é quase 1 segundo mais lento que o seu, e o teste também só usou um único núcleo aqui. Minha plataforma não está defasada.
:)

Não sei da defasagem, mas os A64 possuem controladora da memória dentro do processador, isso faz uma enorme diferença no Super PI.

Quem tiver um A64 4200 vai pulverizar o tempo do Pentium D.