Melhor instalação (particionar) visando atualização....

Iniciado por Azeredo, 24 de Março de 2007, 22:54

tópico anterior - próximo tópico

Azeredo

Pessoal... quero instalar o ubuntu 6.10 aqui... mas já me preparar para atualizar o mesmo para a 7.04... então gostaria de saber de vocês qual a melhor forma de deixar particionado o hd... tipo... uma para a instalação do sistema, outra para a pasta home, e assim por diante......

Se puderem... dizer o porque de cada partição... assim quando for instalar o novo 7.04 não perderia meus dados configurar os programas novamente como apache, php, mysql, etc...

Obrigado

pinduvoz

Eu não uso uma home separada (faço backup da minha), mas já li que isso é uma solução para quem vive trocando de distro ou instalando versões mais novas, o que implica em formatação da pasta "/" (sistema de arquivos) e, bem assim, da subpasta "/home".

Se a solução é boa ou não, não sei, mas é fácil de fazer. Basta que, na hora de criar as partições no processo de instalação, vc. escolha uma com ponto de montagem "/home" e outra com ponto de montagem "/". Feito isso, sua pasta de usuário (bem com a de outros usuários criados depois) estará na partição separada que vc. escolheu.

Quando for reinstalar repita o processo, lembrando que vc. não pode optar por formatar a partição que contem a pasta "/home". Só formate a partição raiz ("/").

No mais, já que as distros que usei nunca chegam a usar mais de 3 gigas, a partição do sistema ("/") pode ter em torno de 4 gigas, deixando o resto para os usuários ("/home").

Em tempo, se vc. tem 512 megas de RAM, use uma partição swap de pelo menos 512 megas. Se tem 1 giga ou mais, pode usar 256 megas de swap (meu caso, e nunca vi o sistema usar swap), a não ser que, em qualquer dos casos, pretenda usar o recurso hibernar (geralmente usado apenas em laptops), quando terá que ter pelo menos o dobro da RAM de swap.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

s4suk3

Diz a lenda que usar outras partições para a pasta /usr e para a pasta /opt aumenta 0,00000000001% o desempenho da máquina.
Se é verdade, não sei :P
Mas pelo menos a /home deve ser em uma partição separada, como o carinha daí de cima disse =]
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Azeredo

Valeu pessoal...

vou instalar o 6.10 agora e depois quando sair a versão final coloco o 7.04.....

mas ficou a dúvida ainda sobre os programas... fazendo deste modo... deixar o home em partição separada..... ao mudar instalar a nova versão do ubuntu.... vou ter que instalar tudo de novo?

s4suk3

Vai, mas pelo menos não vai perder grande parte das suas configurações, e também, você pode restaurar seus programas utilizando o APTonCD :]
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-

Azeredo

algum link sobre o APTonCD?? nunca usei isso nao....

Vlw

celsofaf

Tenho várias distros aqui e não uso /home separada. Tenho uma partição ext3 só para meus arquivos pessoais, e essa sim eu monto sempre dentro de /home/celso/arquivos. É mais seguro do que deixar a /home inteira numa partição separada, além de te dar a liberdade de experimentar novas configurações sempre, as quais sempre podem ser salvas também. ;)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

s4suk3

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9742.0
Link do APTonCD ;P

Celso, eu não vejo muita diferença, mas cada um faz como quer, e eu acho melhor a home completa, mas da sua maneira também é válido, tirando é claro que quando reinstalar você vai perder as configurações, mas não os arquivos pessoais :P
-

Azeredo

Bom, obrigado a todos que me responderam!

Vou acabar deixando a /home numa partição separada mesmo, pois não pretendo ficar usando várias distros ao mesmo tempo... pelo menos não "instaladas"... as distros e o windows vou usar somente vai VMWare.

Abraço

Mitzgitari

Citação de: pinduvoz online 25 de Março de 2007, 01:09
Eu não uso uma home separada (faço backup da minha), mas já li que isso é uma solução para quem vive trocando de distro ou instalando versões mais novas, o que implica em formatação da pasta "/" (sistema de arquivos) e, bem assim, da subpasta "/home".

Se a solução é boa ou não, não sei, mas é fácil de fazer. Basta que, na hora de criar as partições no processo de instalação, vc. escolha uma com ponto de montagem "/home" e outra com ponto de montagem "/". Feito isso, sua pasta de usuário (bem com a de outros usuários criados depois) estará na partição separada que vc. escolheu.

Quando for reinstalar repita o processo, lembrando que vc. não pode optar por formatar a partição que contem a pasta "/home". Só formate a partição raiz ("/").

No mais, já que as distros que usei nunca chegam a usar mais de 3 gigas, a partição do sistema ("/") pode ter em torno de 4 gigas, deixando o resto para os usuários ("/home").

Em tempo, se vc. tem 512 megas de RAM, use uma partição swap de pelo menos 512 megas. Se tem 1 giga ou mais, pode usar 256 megas de swap (meu caso, e nunca vi o sistema usar swap), a não ser que, em qualquer dos casos, pretenda usar o recurso hibernar (geralmente usado apenas em laptops), quando terá que ter pelo menos o dobro da RAM de swap.

[].
Também cheguei a pensar em deixar a partição montada em / como uns 5GB, mas logo me deparei com o problema da pasta /tmp, a maioria dos aplicativos de gravação usam esta pasta para gerar a imagem, sendo assim é bom considerar o espaço de 1 DVD (4,7GB) a mais na hora de particionar.
Um abraço,