Mapeamento de Unidade de rede

Iniciado por Gilson Miranda, 24 de Março de 2007, 08:45

tópico anterior - próximo tópico

Gilson Miranda

Oi pessoal,

Estou tentando trocar o Windows pelo Ubuntu aqui na minha loja, mas o programa principal foi feito para o Windows, embora eu tenha conseguido executá-lo no Ubuntu através do Wine, estou tendo problema agora com as permissões.

O programa precisa acessar a unidade F: que contém o banco de dados no servidor, então utilizei o comando:  sudo smbmount //SERVIDOR/pasta /home/usuario/pasta ip=192.168.0.1,username=usuario,password=senha,workgroup=grupo,rw

é possível ainda:

sudo smbmount //SERVIDOR/pasta /home/usuario/pasta ip=192.168.0.1,username=usuario,password=senha,workgroup=grupo,chmod=777,rw

em seguida configurei no winecfg o drive F para a pasta /home/usuario/pasta.

O meu problema agora que o comando smbmount não está mais querendo funcionar, ele retorna com o seguinte erro:

5238: session setup failed: ERRDOS - ERRnoaccess (Access denied.)
SMB connection failed

Já fui no servidor, que já possui o ubuntu 5.10 e configurei todas as permissões da pasta para 777, mas o erro persiste.

Curiosamente, ontem consegui mapear sem problemas, mas hoje ocorreu este erro.

Quando eu conseguia este mapeamento com sucesso, ainda não conseguia modificar os arquivos do banco de dados, pois quem montou a unidade foi o usuário root, logo ele é o dono da pasta //home/usuario/pasta, mas vi que o comando smbmount ou smbmnt só funcionam com o usuário root.

Após resolver o problema 5238 acima mencionado, gostaria de saber como registrar um usuário normal como super usuário e se isso daria acesso ao comando smbmount.

Quais outras ferramentas eu poderia utilizar para o mapeamento da rede?
Temido pelos homens, amado pelas mulheres

Darcamo

É possível passar na hora de montar as opções gid e/ou uid.
O gid indica qual grupo será o dono de todos os arquivos no sistema de arquivos que vc montou, enquanto que o uid indica qual usuário será o dono.

Assim mesmo montando como root vc pode colocar um usuário ou um grupo de usuários para ser o dono dos arquivos na pasta montada. Acho que isso deve resolver seu problema e bem melhor que tentar "transformar" um usuário normal em usuário root.

Gilson Miranda

Citação de: Darcamo online 24 de Março de 2007, 09:04
É possível passar na hora de montar as opções gid e/ou uid.
O gid indica qual grupo será o dono de todos os arquivos no sistema de arquivos que vc montou, enquanto que o uid indica qual usuário será o dono.

Assim mesmo montando como root vc pode colocar um usuário ou um grupo de usuários para ser o dono dos arquivos na pasta montada. Acho que isso deve resolver seu problema e bem melhor que tentar "transformar" um usuário normal em usuário root.

Oi Darcamo,

Valeu pela dica, mas antes tenho que consertar o erro 5238 que está acontecendo em todas as máquinas que possui o ubuntu.

O servidor possui o ubuntu 5.10
Temido pelos homens, amado pelas mulheres