Cuidado com os computadores da Novadata!

Iniciado por galactus, 22 de Março de 2007, 11:48

tópico anterior - próximo tópico

Ubuntu Surfer

Eu comprei um micro Kelow que veio com Insigne Linux. Usei por 1 hora para ver como é: achei-o bisonho... O sistema não estava lendo o CD. Liguei pro suporte e eles me enviaram para o "técnico" autorizado. Quando cheguei lá o cara não sacava nada de linux e tentou logo me convencer a instalar o XPiratão por R$ 30,00..... Recusei.... Pedi pra ele colocar o cd pra funcionar, que era o cabo que estava mal conectado e fui embora.... Até pensei em denunciá-lo mas a loja do camarada era tão simples, num lugar bem pobre... que fiquei com pena do cara. O Windows é o ganha pão dele.....Fui pra casa, instalei o Ubuntu e estou feliz....

Marcelo_walmart

Citação de: galactus online 22 de Março de 2007, 11:48
Vou contar a vocês o motivo do aviso do título.

Uma amiga minha comprou duas CPUs da Novadata nos Hipermercados BIG (que hoje fazem parte do WallMart, se não estou enganado), era uma promoção praticamente imperdível para muitos.

Que tal um P4 de 3.0Ghz com 256MB de RAM, HD de 80GB, gravadora de CD com leitor de DVD, leitor de cartões 7 em 1, placa com tudo Onboard com Chipset SiS (o vídeo onboard é SIS), teclado e mouse por pouco mais de 700 reais em 12 vezes sem juros no cartão?

O sistema operacional? O Fênix Linux. Quanto ao Fênix Linux pude testar muito pouco, mas no PC em questão era rápido, todo configurado para se parecer com o Windows, mas com com um "dock" que lembra os Mac.  Recheado de assistentes, mas mesmo com isso não foi possível montar um Pen Drive Kingston da minha amiga. Tentamos usar o leitor de cartões de memória, e ele também não funcionou. Não sei os motivos disso, não fiquei mexendo muito, ela testou em outro PC (não era da Novadata) com o mesmo Chipset SiS mas com Edubuntu e tudo foi reconhecido de primeira.

Bom, ela queria instalar o Edubuntu ao invés do Fênix. O filho dela já está acostumado ao Edubuntu e o que ela quer já funciona de cara.

É agora que a vaca vai para o Brejo!  Mas qual o motivo?

Simples, colocamos o Live-CD do Edubuntu e na hora da instalação ele pede senha para formatar o HD!!!! Ele não deixa  formatar o HD sem inserir uma senha. No Gparted aparecem todas as partições com cadeados. Vamos ver o BIOS e....

Surpresa! 

Senha no BIOS também!!!!!

Já fulo da vida, fui ler o manual do proprietário do querido PC, para não dizer outra coisa!

E lá encontramos um pérola que dizia mais ou menos o seguinte:

"Para  "nossa segurança", o BIOS vem protegido com senha para evitar desconfiguração pelo usuário,  ou a tentativa de instalação de outro Sistema Operacional! Se quiser obter a senha é só entrar em contato com o serviço de suporte da Novadata."

Pior que isso foi a minha amiga contar que o vendedor do BIG já avisou da dita cuja senha, e que em seguida deu um telefone de um "técnico" que por módicos R$ 25,00 destravava a máquina para você (ele tinha a tal senha)!

Claro que o PC vem lacrado também, e a abertura do gabinete pelo usuário implica na perda da garantia!

Que beleza hein!

Fala sério, não gastaria um centavo num PC desses. Eu compro um produto que não é meu! É do suporte da Novadata!

Portanto, se não quiser ficar de mãos amarradas, cuidado com os PCs da Novadata!

A minha amiga ficou de ligar para o Suporte da Novadata, não sei o que foi que virou. Assim que souber eu coloco aqui.

O que me doi sabe o q é ?
è q nessas maracutaias todas que estas impresas de fundo de quintal fazem para tentar monopolizar o povo com uma oferta de banana é que incluem o nome ( LINUX ) no meio .
O sistema é livre se eu quero tirar a porcaria dum sistema e colocar outro o problema é meu pois é livre
não tenho q pagar licença pelo linux , é como o amigo disse é mesma coisa que comprar um radio e ter de ligar para o suporte para poder pegar a droga duma senha para trocar de  estação isso é uma vergonha .
ja é uma vergonha alguem passar um tempão juntando grana para comprar o pc que sempre sonhou muitas vezes pais de familia de baixa renda se ralam todo para comprar um pc para o filho estudar .ai vem com o linux que é mais baratio , mas oensa bem o cara nunca teve um pc não sabe lidar nem no windows direito quem dira com o linux q é um pouco mais complicado para usuarios totalmente leigos ai o vendedor famigerado indica um tecnico que por ums 25.00 ou 40,00 mangos instala um XP piratão , isso é diflamar o nome da liberdade chamado LINUX  pelo menos a empresa q lança um pc com linux teria a obrigação de dar suporte educacional para o cliente q adqueriu seu pc com linux .

jomafras

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

lr.gamito

Na minha opinião a culpa é mesmo desses técnicos meia-boca que tem por ai, por não conhecer o linux acabam sugerindo o XP alternativo para os usuários, claro que essas montadoras deviam contratar técnicos com conhecimento nos sistemas que oferecem, pois alem de tudo é o nome deles que está em jogo.

Fiz um teste-linux com a minha noiva, ela é uma heavy-user voltada a escritório, planilhas de excel com trocentos vinculos e trocentos megas com conexão direta a banco de dados, cartas, edição de fotos, musica, muita navegação (ela ja usa o firefox).
Deixei ela na frente do ubuntu e falei, procura fazer todas as coisas que vc costuma fazer no escritório, tudo e me fala se é possivel fazer... se tiver alguma coisa que não achar me fala o que é que eu te mostro onde fica....
conclusão, fez tudo rapidinho....

usuários não ligam se é windows ou linux, só querem que o sistema faça o que eles querem...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

raphabonelli

Isto não é tão incomum assim, eu já havia visto outros computadores com senha na BIOS e coisinhas do tipo para te prender ao Serviço de Assistência do vendedor. Mas o mais trágico foi um dos primeiros PCs que eu comprei (tinhamos um PC em casa, mas eu queria um meu, então comprei pela Americanas, não lembro a marca).

O PC chegou e eu testei uns 10 dias para ver se estava tudo OK, depois disto joguei a garantia fora abrindo o PC para instalar meu Gravador de CD (que ficava no PC da família). Para meu espanto dou de cara com uma placa mãe patinada de cola quente (destas usadas pelo pessoal do artesanato) nas conexões. Tudo colado... cabos de IDE, HDs, Placas PCI, TUDO, TUDO.

Como eu já havia violado a garantia, gastei umas 5 horas com um pequeno estilete limpando a cola das conexões, e meus irmãos ainda usam este PC hoje em dia (com alguns upgrades). Mas é triste ver os caras lhe venderem um PC que você simplesmente não possa fazer um upgrade e etc.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

greylica

Metron é o micro da colinha. Aqueles sem vergonhas...

clcampos

O PC chegou e eu testei uns 10 dias para ver se estava tudo OK, depois disto joguei a garantia fora abrindo o PC para instalar meu Gravador de CD (que ficava no PC da família). Para meu espanto dou de cara com uma placa mãe patinada de cola quente (destas usadas pelo pessoal do artesanato) nas conexões. Tudo colado... cabos de IDE, HDs, Placas PCI, TUDO, TUDO.

Eu sempre montei meus micros, e onde trabalho por um tempo comprou muitos micros Megaware porque exigia micros com ISO, e todos que abri eram cheios dessa cola quente... Achei na época que era até normal os micros ditos de grife serem assim... É complicado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

samuelbh

Espero que micros Positivo e Amazon PC não tenham esse problema, já que estou querendo montar uma revenda deles.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Vingador

Positivo é horrivel também... eu não aconcelho ninguém  a comprar, hardware de baixo custo é dor de cabeça na certa.

celsofaf

Citação de: Vingador online 29 de Março de 2007, 04:05
Positivo é horrivel também... eu não aconcelho ninguém  a comprar, hardware de baixo custo é dor de cabeça na certa.

O problema não é baixo custo, mas sim baixa qualidade. Eu mesmo já comprei hardware de muito baixo custo mas com boa qualidade. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil