Cuidado com os computadores da Novadata!

Iniciado por galactus, 22 de Março de 2007, 11:48

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Vou contar a vocês o motivo do aviso do título.

Uma amiga minha comprou duas CPUs da Novadata nos Hipermercados BIG (que hoje fazem parte do WallMart, se não estou enganado), era uma promoção praticamente imperdível para muitos.

Que tal um P4 de 3.0Ghz com 256MB de RAM, HD de 80GB, gravadora de CD com leitor de DVD, leitor de cartões 7 em 1, placa com tudo Onboard com Chipset SiS (o vídeo onboard é SIS), teclado e mouse por pouco mais de 700 reais em 12 vezes sem juros no cartão?

O sistema operacional? O Fênix Linux. Quanto ao Fênix Linux pude testar muito pouco, mas no PC em questão era rápido, todo configurado para se parecer com o Windows, mas com com um "dock" que lembra os Mac.  Recheado de assistentes, mas mesmo com isso não foi possível montar um Pen Drive Kingston da minha amiga. Tentamos usar o leitor de cartões de memória, e ele também não funcionou. Não sei os motivos disso, não fiquei mexendo muito, ela testou em outro PC (não era da Novadata) com o mesmo Chipset SiS mas com Edubuntu e tudo foi reconhecido de primeira.

Bom, ela queria instalar o Edubuntu ao invés do Fênix. O filho dela já está acostumado ao Edubuntu e o que ela quer já funciona de cara.

É agora que a vaca vai para o Brejo!  Mas qual o motivo?

Simples, colocamos o Live-CD do Edubuntu e na hora da instalação ele pede senha para formatar o HD!!!! Ele não deixa  formatar o HD sem inserir uma senha. No Gparted aparecem todas as partições com cadeados. Vamos ver o BIOS e....

Surpresa! 

Senha no BIOS também!!!!!

Já fulo da vida, fui ler o manual do proprietário do querido PC, para não dizer outra coisa!

E lá encontramos um pérola que dizia mais ou menos o seguinte:

"Para  "nossa segurança", o BIOS vem protegido com senha para evitar desconfiguração pelo usuário,  ou a tentativa de instalação de outro Sistema Operacional! Se quiser obter a senha é só entrar em contato com o serviço de suporte da Novadata."

Pior que isso foi a minha amiga contar que o vendedor do BIG já avisou da dita cuja senha, e que em seguida deu um telefone de um "técnico" que por módicos R$ 25,00 destravava a máquina para você (ele tinha a tal senha)!

Claro que o PC vem lacrado também, e a abertura do gabinete pelo usuário implica na perda da garantia!

Que beleza hein!

Fala sério, não gastaria um centavo num PC desses. Eu compro um produto que não é meu! É do suporte da Novadata!

Portanto, se não quiser ficar de mãos amarradas, cuidado com os PCs da Novadata!

A minha amiga ficou de ligar para o Suporte da Novadata, não sei o que foi que virou. Assim que souber eu coloco aqui.

EDITADO - 25/-5/07

Só para fazer justiça com a Novadata. Minha amiga entrou em contato com a página de suporte OnLine da Novadata. Lá ensinava como usar a senha, já presente no manual do proprietário, para poder instalar outro sistema Operacional.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

FaBMak

Bom, dá para quebrar a senha via Debug no DOS, via Assembly no Linux e tem também um programinha chamado KillCMOS que acho que faz isso também.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

galactus

Citação de: FaBMak online 22 de Março de 2007, 12:49
Bom, dá para quebrar a senha via Debug no DOS, via Assembly no Linux e tem também um programinha chamado KillCMOS que acho que faz isso também.

FaBMak

Eu sabia das alternativas para quebrar a senha, mas daí ela vai perder a garantia, estende?

Depois vou saber o que ela resolveu.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

ginho

Até parece, você compra um rádio e não vai poder trocar de estação!

Pedro Martins

Isso é uma tentativa de impedir que o pessoal compre o computador e depois instale o SO monopolista. Só que acaba sendo um tiro no pé, já que não deixa o usuário trocar o Linux existente por um outro.

samuelbh

Se ela não tiver nem aí para a garantia, pode abrir o gabinete e trocar os jumpers na placa-mãe para zerar a bios. Depois voltar para o lugar certo. Mas sinceramente, comprar um pc amarrado assim, prefiro comprar um um pouco mais caro, mas que me dê liberdade. Até parece que o pessoal da Novadata tá aprendendo com o pessoal da microsoft como amarrar o usuário...
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Piras

Citação de: Pedro Martins online 22 de Março de 2007, 13:19
Isso é uma tentativa de impedir que o pessoal compre o computador e depois instale o SO monopolista. Só que acaba sendo um tiro no pé, já que não deixa o usuário trocar o Linux existente por um outro.

Acabar com um monopólio através de expedientes tão autoritários quantos estes é o mesmo que trocar um campo de concentração de Stálin na Sibéria por um campo de extermínio na Alemanha ;/)...

AlexBR

Meu, acho que o PROCON resolve isso. Se você pagou R$ 700,00 e conseguir a senha através do PROCON, acho que saiu no lucro. Eu ainda denunciaria o tal técnico a NOVADATA. :-)

greylica

Bom, depois do Linux " proprietário " que está vindo sem nenhuma atualização e com KDE neanderthal ou Gnome da época da fabricação da primeira roda, não fico surpreso ao ver que simplesmente nenhum desses fabricantes tem vergonha na cara.

greylica

Mandei isso pra eles.

Andei vendo os Computadores de vocês e o Linux é uma verdadeira bicheira cheia de Bugs e não tem nem como fazer upgrade, não dá para instalar simples programas GNU então tudo é fora de padrão, ou vocês querem queimar o Linux e a comunidade já percebeu isso ou então querem ganhar dinheiro com fraudes

celsofaf

Citação de: greylica online 23 de Março de 2007, 10:23
Mandei isso pra eles.

Andei vendo os Computadores de vocês e o Linux é uma verdadeira bicheira cheia de Bugs e não tem nem como fazer upgrade, não dá para instalar simples programas GNU então tudo é fora de padrão, ou vocês querem queimar o Linux e a comunidade já percebeu isso ou então querem ganhar dinheiro com fraudes

Ha ha... poste aqui SE houver resposta. :)

Meu, esse pessoalzinho é muito sem vergonha. Só o que fazem é ficar dando tiro no pé. Pelo menos sei que essas pseudo-empresas não vão durar muito tempo: é um péssimo modelo de negócio.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Darcamo

CitarIsso é uma tentativa de impedir que o pessoal compre o computador e depois instale o SO monopolista.

Essa solucao deles não faz o menor sentido. Quem compra um computador tem direito de fazer o que quiser com ele desde que dentro da lei e instalar qualquer SO de sua preferência, seja Linux, Windows (comprado legalmente), ou qualquer outro é um direito do usuário.

Magneto

Quando comprei meu notebook, pedi sem SO, veio com um tal de Linpus, que eu nem consegui ver como era, pois instalei imediatamente o ubuntu, se quisesse um laptop com melhor configuração, só com o Windows instalado infelizmente.

lr.gamito

Bom qualquer garantia de micro cobre a violação de hardware, e não de software, como disseram mais acima, compro um radio e não posso mudar de estação?!? Se fosse comigo simplesmente iria no Procon.... é cada uma q eu vejo, por isso não recomendo maquina de "marca" pra ninguem, exceto Dell.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

s4suk3

Ou da HP.
Computadores da HP são muito bons, a garantia deles não é quebrada caso se abra a máquina :P
Mesmo vindo com Mandriva ainda é muito boa ^^
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com