HD SATA - Mil dúvidas de principiante

Iniciado por robertobech, 17 de Março de 2007, 02:09

tópico anterior - próximo tópico

robertobech

Estou usando um HD SATA pela primeira vez, e estou bastante confuso...

• Antes, com meu HD IDE, meu HD era o hda e o CD ROM o hdc. Agora, parece que o drive de CD está como... hda? Parece tão esquisito...
  • Ainda não instalei nada no HD. Bootando o Ubuntu pelo cd e dando df não consigo ver o meu disco sata. Por quê?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

arlei

Pois é amigo,

agora como você não tem mais nenhum HD IDE, e a unica coisa ligada nesta interface é o seu CD-ROM, então é normal que ele seja o hda. Os dispositivos SATA, assim como os SCSI são identificados em sistema Linux como sdX, então seu SATA0 deverá ser o sda, e assim por diante.
Agora quanto ao seu disco não aparecer, pode ser que talvez você tenha que montar ele, embora normalmente isso seja feito automaticamente pelo sistema. Eu tenho também HD's SATA e o Ubuntu reconheçe e se instala nele normalmente.

T+
Arlei

robertobech

Arlei, o negócio por aqui tá feio... o HD não aparece de jeito nenhum. Já olhei lá no /dev e não tem nenhum sd. Estranho. O Windows instalou numa boa, sem problemas, mas já tentei o Ubuntu, o Finnix, o Live-cd do GParted... nada funciona, não tem jeito. Alguma sugestão?
256MB RAM, HD 40GB

robertobech

Eureka! Achei a solução num fórum da vida, mas confesso que não lembro mais onde foi  :P

O BIOS dá a opção de reconhecer o HD SATA como IDE para evitar problemas. Por exemplo, quando instalei o Windows, não precisei dar F6para instalar o driver do SATA. Pois bem: esse gatilho confunde o Linux. Fui no BIOS e troquei a opção de IDE para RAID.

Ah, achei o link: http://www.mail-archive.com/linux-br@bazar2.conectiva.com.br/msg42649.html

Só é chato porque quando mudo para RAID o Linux boota e o Windows não, quando mudo para IDE ocorre o inverso... mas o importante é que está funcionando.
256MB RAM, HD 40GB