3 Dúvidas... (Resolvido)

Iniciado por L.Zurk, 16 de Março de 2007, 22:12

tópico anterior - próximo tópico

L.Zurk

Bom, gostaria de deixar claro que eu presquisei sobre todas as dúvidas que tinha, achei os lugares que haviam as respectivas respostas mas não entendi porque a explicação estava no nível iniante e o meu nível no linux por hora é de total desconhecimento.

1ª dúvida- XP/Ubuntu

Citação de: RC2006 online 06 de Junho de 2006, 14:10Boot alternativo, como fazer?

Pela ordem, o Windows deve ser instalado primeiro, porque ele re-grava a MBR ignorando outros SOs instalados.
O Windows tem outro boot alternativo que é o boot.ini, localizado na raiz principal do HD
No linux, é possível fazer algo parecido, basta instalar o Grub (Lilo) na raiz onde está o SO.
No exemplo acima em que o Ubuntu está na partição hda7, dariamos o comando no terminal :
# sudo grub-install /dev/hda7
Pronto, o grub está instalado também na raiz de sua partição, mesmo sendo re-gravada a MBR, o seu Ubuntu permanece intacto podendo ser recuperado mais facilmente.

... Não entendi isso, fiquei com medo de instalar pois poderia haver um conflito entre os SO's, vou citar o meu exemplo:

Eu tenho WinXP instalado numa partição de 10gb, e deixei o resto do HD para instalar o Ubuntu (já tirei minhas dúvidas sobre partição neste tópico http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=62ac50af1e8c1e15198f0f8c8c0e0f72&topic=17271.0)
Eu posso instalar o Ubuntu diretamente sem nem um medo? Quando eu iniciar o computador ele me perguntara qual SO eu desejo usar como quando há 2 ou mais windows instalados no computador?

2ª dúvida- Conexão com a internet (ADSL)

A explicação que eu recebi do "Guia Inicial Não Oficial do Ubuntu 6.06" fou muito vasta! Muito mesmo sem nem uma explicação, só um comando para mim digitar no terminal. (sudo pppoeconf)
E a internet é o principal para mim aprender a usar o Ubuntu, imagine eu trocar de SO toda vez que houver alguma dúvida...
Alguém poderia colocar um mini-tutorial sobre isto? Meu moden é o Huawei SmartAX MT800 da Velox. (Acho que isso não tem nada a ver  :P)

Por favor respondão minhas dúvidas tenho perdido muitos arquivos formatando o windows, e obrigado desde já  ;)

jomafras

Na instalação do Ubuntu ele vai  perguntar se vc quer instalar o GRUB na MBR...
Responda sim e aí vc vai ter a opção de escolher o SO (Windows ou Ubuntu) para dar boot.
Pode fazer isso sem medo...

O que o RC2006 quiz dizer é que o Windows apaga o GRUB da MBR (se vc instalar o Windows depois do Ubuntu).

Quanto a Internet eu tenho conexão a cabo e é tudo configurado automaticamente...no caso de ADSL tem muitos tópicos aqui no Fórum. 

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

vitor

Quanto a 1ª dúvida, está totalmente correto. Se você já entendeu em relação as partições, é só seguir com a instalação que quando você ligar o computador, aparecerá uma tela perguntando em qual sistema operacional você quer entrar. A 2ª, não que a dica foi vasta, é que na verdade é só aplicar esse comando no terminal (Aplicações >> Acessórios >> Terminal) sudo pppoeconf, e seguir os passos que vai aparecer ali mesmo. Antes disso se você quiser dá uma olhada, em Sistema >> Administração >> Rede e se não tiver habilitada você pode habilitar ela. Qualquer dúvida retorne..e não eram 3? :P
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

L.Zurk

Obrigado a vocês, já estou usando o Ubuntu graças a estas dicas.
Passei batido na terceira duvida, e agora esqueci qual era ela, mas agora que eu esqueci deixa pra la xD

vitor

show de bola! :D tem problema não...depois aparece a dúvida, ou não. Quando der, coloca (resolvido) no título do tópico! Bem vindo ao Fórum.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

L.Zurk

@vitor

Obrigado, já tenho outras dúvidas mas prefiro pesquisar bem antes de perguntar aqui.