Compartilhar internet speedy Servidor Windows XP / cliente UBUNTU 6.10

Iniciado por Felbeto, 11 de Março de 2007, 15:39

tópico anterior - próximo tópico

Felbeto

Boa Tarde.

Gostaria de uma auxilio para configurar o compartilhamento de internet banda larga, entre o XP e o UBUNTU 6.10.
O computador ligado a internet é o XP, e esta ligado em rede com um micro rodando UBUNTU.
Sou um curioso e apaixonado pelo linux, desde 2001, e estou fazendo minha primeira rede doméstica, sou professor e não um desenvolvedor ou técnico em informática.
Já consegui colocar os dois se comunicando em rede, o que já me deixou contente, pois o linux é o meu micro de trabalho.
Porém não consigo compartilhar a internet que está ligada no xp, alguem poderia me ajudar, me mandando uma receita, pois ja pesquisei na net, e só acho do linux por windows, de windows para linux não acho nada.

Desde já agradeço a atenção.
Felbeto

Felbeto

Pessoal da uma força.

Manda uma receita para eu compartilhar esta internet, do windows pro linux.

Precisando muito,

Roberto

Felbeto

Boa tarde.

Talvez eu não tenha me expressado corretamente aqui no fórum.
Gostaria de uma auxilio para acessar a internet que passa pelo xp, utilizando o ubuntu.
Configurei a rede, esta pingando normalmente tanto num, quanto no outro, só que to tendo dificuldades:
1- não consigo acessar o ubuntu através do windows xp, pois não aparece o micro com o ubuntu. Apesar de eu acessar o xp, através do ubuntu.

2- não estou conseguindo compartilhar a internet, entre o xp e o ubuntu. No caso o xp esta conectado ao modem e o Ubuntu ao xp.

Poderiam me auxiliar, tenho pesquisado, mas não tenho conseguido bons resultados.

Desde já agradeço a compreensão.
Roberto

Felbeto

Pessoal mais uma vez recovo a necessidade do auxilio.

Todos os tópicos que visitei até o presente momento, só falam de internet conectada no computador com linux.
E quem conseguiu não postou o modo que ele fez para compartilhar do windows para o linux.

Gente será que não há uma pessoa, que saiba o que eu devo fazer para configurar o compartilhamento da internet do xp, para o linux.

Eu não posso mudar isto para o inverso, o micro não é meu, tem que ser do xp partindo pro linux.

Não é possivel, que alguem nunca fez isto, ja estou cansado de procurar e procurar. Gente não tem ninguem neste forum que possa me auxiliar.

Tudo que encontro é configurando o computador com linux para compartilhar com o windows. Preciso, necessito, que seja do windows xp, para o ubuntu.
Pior que até tento inverter o  que leio mas não da certo.

SErá que to pedindo algo taão absurdo assim.

Porch

Olá amigo, sou novo nesse grande universo Linux.

Vi o seu caso e já tive uma experiência um pouco parecida... Tentei compartilhar a Internet que saia do Win XP para minha máquina Virtual, um Ubuntu 6.06 e tive sucesso nessa experiência.

Primeiramente baixei um programa chamado AnalogX Proxy que pode ser encontrado aqui : http://baixaki.ig.com.br/download/AnalogX-Proxy-4-14.htm

Primeiro, veja como configurar o Proxy nesse artigo : http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=188

Após configurar o servidor Proxy, vá no Ubuntu, vá em Sistemas, Proxy de Rede (a entranda que digitei não deve estar correta, procure por algo do tipo)

Na tela que se abrir clique na opção configuração manual de Proxy.

Depois basta ir digitando o IP de rede da sua máquina com XP nos campos abaixo.

Segue a Lista do número de Portas a serem atribuidas para os diferentes tipos de proxy, HTTP, HTTPS, FTP, SOCKS

CitarHTTP Navegação web port - 6588
HTTPS navegação web segura port - 6588
SOCKS4 TCP proxying port - 1080
SOCKS4a TCP proxying w/ DNS lookups port - 1080
SOCKS5 suporte parcial, sem UDP port - 1080
NNTP newsgroup port - 119
POP3 recebimento de e-mail port - 110
SMTP envio de e-mail port - 25
FTP transferência de arquivos port - 21

Qualquer dúvida não deixe de perguntar.

Após isso tente navegar na internet.

chackal_sjc

Ae galera.. eu também tenho necessidade de fazer uma rede com winxp e Ubuntu 6.10. Só que sempre a priguiça venceu. Agora vou tentar também fazer isso.

Qualquer coisa eu posto a minha experiencia aqui.

pinduvoz

Basta habilitar o compartilhamento da conexão com a internet no WinXP que o Ubuntu navega. Não lembro muito bem como se faz porque há muito tempo decidi que é melhor rotear o modem (uso assim há mais de um ano, sem qualquer dos problemas que tinha antes: queda, resets etc.), mas acho que basta abrir a pasta "conexões de rede" e clicar (com o direito do mouse) na sua conexão com a net (a PPPoe, se vc. usa ADSL) e  mandar compartilhar na aba aberta, ou em aba própria.

Já para acessar o Ubuntu pela máquina WinXP é necessário habilitar o Samba e compartilhar uma pasta. Também não é muito difícil, sendo que tem bastante coisa na Net sobre isso. Procure por Samba aqui e também no site do Morimoto (www.guiadohardware.net).

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

clcampos

Pelo que entendi numa leitura rápida do tópico você quer compartilhar a internet entre dois micros mas ela chega no primeiro (com XP). Existe um problema ai, só terá internet no micro com Ubuntu quando o outro estiver ligado.  Me diz como é sua rede, tem hub? É ADSL? Radio?

Pergunto tudo isso porque em casa tenho uma pequena rede também com a Net compartilhada, e uso ADSL. No meu caso não usei nenhum dos micros como  "servidor" de internet, e sim o próprio modem. Neste caso você poderia transformar seu modem para roteador (use o site www.abusar.org), que passaria a fornecer IP para os micros na rede e também a internet. Assim ligando qualquer um dos micros terá internet liberada sem necessidade de configurações extras (a não ser passar sua placa de rede para DHCP).

EDIT: A leitura parece ter sido mais superficial do que eu pensei... já que no título esta escrito que é speedy. Acho que pode fazer sua rede funcionar como disse sem problemas
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

O amigo de cima indica o mesmo uso do modem que eu (roteado) e lembra, com pertinência, outra vantagem: desde que o modem "roteado" esteja ligado, qualquer dos micros da rede acessa a Net independentemente do outro.

Em outras palavras: se o modem não está roteado, um dos micros (que deverá contar com duas placas de rede) terá de ser o gateway da rede, que só funcionará se ele estiver ligado e conectado à Net.

T+.

Em tempo: se vc. não quiser arriscar rotear seu modem, pode usar um router DLink com fio (DI 504 ou DI 604), que é muito fácil de configurar e custa pouco mais de R$100,00.

clcampos

O que o companheiro do fórum pinduvoz diz pode ser feito também. Inclusive, depois da aquisição de um notebook, eu voltei meu modem para bridge e comprei um access point (AP) que hoje serve para fornecer o IP, gerenciar a internet, conectando quando a mesma cai, e fornecendo acesso externo (a internet).

No meu caso eu usei o AP como roteador porque tinha um note e não queria usar fios de rede com ele, se você possuiu apenas micros pode comprar um roteador que é uma solução mais barata, como disse o próprio pinduvoz na mensagem anterior.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Felbeto

Bom pessal.

Tenho estado aqui na luta para compartilhar a internet, aos que pediram maiores detalhes, creio que mais detalhes do que coloquei impossivel, alias estou pedindo uma coisa tão simples.
Parcialmente consegui navegar, mas a conexão falha direto. Não abre o msn, e o navegador hora navega hora falha.
A atualização do sistema começou a funcionar muito bem, apenas gostaria de uma receita apenas compartilhando sem proxy como ja fiz de xp para xp. O qual não tive dor de cabeça nenhuma.

pinduvoz

Se vc. compartilha de XP para XP com "IP automático" (via DHCP), desde que o Ubuntu seja cliente (ou seja, que a Internet esteja fisicamente ligada no PC com o XP), o Ubuntu vai navegar obtendo o necessário (IP, DNS etc.) também automaticamente, ou seja, via DHCP.

Não tem segredo. Basta configurar assim:

1) XP, com duas placas de rede, uma Net (conectada ao modem), uma LAN, fazendo com que esse PC funcione como servidor/gateway;

2) compartilhamento da conexão com a NET (a PPPoE, que só existe no servidor/gateway) habilitado;

3) "obter um endereço IP automaticamente" habilitado nas conexões LAN dos clientes.

Tente configurar primeiro usando XP no servidor e nos clientes, através do assistente de configuração (painel de controle -> configuração de rede)  rodado no servidor/gateway e o disquete que ele se oferece para criar rodado no(s) cliente(s). Se vc. conseguir navegar com o XP no cliente, vai navegar também com o Ubuntu ou qualquer outra dstro.

T+.

Felbeto

Ola Amigos.

Quero agradecer a colaboração de todos, em me ajudar, consegui finalmente compartilhar a internet corretamente.
A sugestão do PORCH, sobre o analogX foi a que mais me ajudou.
Tudo funcionando agora, agradecendo a todos.

Um Grande Abraço