Clonagem do sistema: terei problemas em alterar as contas dos usuários?

Iniciado por galactus, 08 de Março de 2007, 13:59

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Então pessoal, estou com uma dúvida, vou procurar explicar direitinho.

Estou com uma tarefa agendada que nunca fiz; clonar a instalação do Edubuntu em pelo menos 20 máquinas.

Ao todo são 23 máquinas, mas duas delas não possuem o mesmo hardware das outras 20, e uma será o servidor né.  Sei que temos alguns ferramentas para clonar o sistema, ainda vou ler a respeito, mas a dúvida é a seguinte,  cada máquina deve ter um nome de usuário e senha diferente!  Se eu clonar a instalação da primeira máquina, sei que toda a instalação (incluindo o usuário e senha) será repetida. Após o termino da clonagem, eu devo criar um novo usuário e senha e depois  apagar o usuário inicial?

Seria esta a única alternativa para ter usuários e senhas diferentes?

E aproveitando o embalo, qual programa vocês me indicariam para realizar a clonagem?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

arlei

galactus,

eu faria da seguinte forma:

No sistema a ser clonado ja criaria todos os usuários necessários, sendo que se não for necessário que cada um em sua maquina tenha seu diretório pessoal, criaria então sem a opção de gerar o $HOME para cada usuário. Mesmo que seja necessário criar o diretório pessoal de cada usuário, acho que poderia ser criado sem problemas, sendo que lógico cada maquina teria todos diretórios mais apenas o usuário em questão teria acesso. Pelo menos não teria que ficar criando usuário em cada maquina depois da clonagem.
Quanto ao programa a ser usado eu indico o Partimage, pois faço uso do mesmo a bastante tempo e nunca tive qualquer problema seja na geração das imagens ou recuperação das mesmas. Lógico que existem outras opções como G4U, Phanton entre outros, mais conforme disse indico o Partimage por conhecer.

T+
Arlei

arlei

galactus,

abri este novo post porque vc pode ja ter lido o anterior e me lembrei de um detalhe importante quanto ao Partimage.
O Partimage gera imagens apenas de suas partições, então como vc quer clonar o HD inteiro terá que gerar também imagens da tabela de partições e da MBR, mais isso é muito simples fazendo uso dos comandos "dd" e do "sfdisk".
Abaixo segue um ótimo link com tutorial de uso do Partimage e também explica como clonar a MBR e tabela de partições.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/084/

O projeto Phanton (que por sinal usa o mesmo engine do Partimage) tem uma opção de fazer uma clonagem do disco inteiro de uma só vez. Ele é muito simples de usar, e além do que ao bootar pelo liveCD ele se carrega na memória de depois libera o drive de CD para vc usar com outra mídia qualquer, mais não tive uma experiência muito boa com esse Phanton.

T+
Arlei

junioralessandro

Quanto ao programa a ser utilizado na clonagem eu também indicaria o Partimage sempre utilizei e nunca tive qualquer problema, inclusive tem um ótimo tutorial dele no guia do hardware http://www.guiadohardware.net/artigos/clonagem-backup-partimage/  utilizando o próprio live cd do Kurumin para rodar o programa, quanto as outras perguntas eu também tenho as mesmas dúvidas.
Sistemas de Informação - Nº 3421