Criar nova partição com o Gparted

Iniciado por augustonunes, 08 de Março de 2007, 13:54

tópico anterior - próximo tópico

augustonunes

Prezados Colegas,

Tenho que instalar o Ubuntu 6.06 em 3 máquinas que já possuem o Windows XP. Não tenho o Partition Magic no momento para redimensionar / particionar os referidos HD's, mas pesquisando aqui no fórum, descobri que existe o Gpartd que faz o mesmo trabalho. Minhas dúvidas são:

1) Levando-se em conta que um HD de 40 Gb, com 22 Gb utilizados e 18 Gb livres, qual a melhor divisão para o "/" e para swap ?

2) Rodando o cd de instalação do Ubuntu 6.06, segui o passo-a-passo de instalação, e quando aparece a janela de particionamento, qual a melhor opção: deixar que o programa determine a melhor divisão ou editar manualmente o particionamento do disco?

Obs.: logo que o programa entra nesta janela, fica um tempo efetuando algum cálculo de espaço e me exibe a dimensão da nova partição: 81% (28,4 Gb) - Como pode isso acontecer visto que a área livre é de apenas 18 Gb ???

Agradeço qualquer ajuda possível.

Atenciosamente,

Augusto Cesar

arlei

Ao meu ver o melhor é vc usar o GParted antes e redimencionar sua partição windows e criar as outras necessárias para o Ubuntu, ou seja, mesmo sendo o GParted quem gerencia o particionamento do instalador do Ubuntu, não acho prudente vc deixar para fazer isso na instalação.

Acho que o importante neste seu caso é redimencionar a partição windows com espaço suficiente que lhe permita continuar usando sem problemas (claro, se esta for sua intenção como imagino) e no restante que sobrar criar as duas partições para o Ubuntu, sendo que para swap normalmente é aconselhado o dobro da RAM e que fique no final do disco. O resto então deixa para o / ou mesmo dependendo do que sobrar pode gerar outra para o /home por exemplo. Não esqueça, vc só pode ter até 4 partições primárias em um disco, apesar de que partições estendidas sejam possíveis, mais não vejo necessidade nisso neste seu caso.

T+
Arlei

augustonunes

Valeu, amigo !!! Vou seguir o seu conselho e começar a fazer isso aqui agora...!!!

Eliminando mais arquivos desnecessários, consguí obter 24 Gb de sobra no disco. Agora estou desfragmentando para em seguida dar prosseguimento ao processo.

Caso tenha alguma dúvida, volto a fazer consultas, ok?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

Abraços,

Augusto Cesar

augustonunes

Prezado Arlei,

Fiz o seguinte: redimensionei a partição onde está o Windows para 20Gb (o Win está usando 15 Gb, logo ainda sobram mais ou menos 5 Gb para eventuais instalações e dados); dimensionei a área de swap com 512 Mb e o que sobrou, deixei para instalar o Ubuntu...

Apliquei as alterações... e... agora quando reiniciei o micro, SUMIU O WINDOWS !!! O que pode ter dado errado?

Tem jeito de recuperar esta partição?

Agradeço toda e qualquer ajuda possível !!!!!!!!!

Augusto Cesar

arlei

Augusto, como assim sumiu o windows?
Vc não formatou a partição né? Era só para redimensiona-la?
Eu ja redimensionei partições windows em NTFS com o GParted sem nenhum problema, inclusive na primeira vez que fiz isso fiquei bastante surpreso, pois não acreditava que ao ligar o micro o windows iria estar lá ainda, mais estava e em prefeito estado.

Se vc não formatou a partição com o windows ele deve estar lá ainda, sendo que para ter certeza seria melhor vc bootar por um liveCD qualquer e conferir a partição.

Se tiver lá e não ter sido nenhuma falha do processo de redimencionamento, pode ser então algum problema com a MBR. Inicialize o micro (boot) pelo CD do windows XP e pelo console de recuperação dele e execute os comandos de recuperação da MBR. Me recordo do "fixmbr", mais parece que tem outros, então digite "help" que sera listado todos comandos possiveis.

Se alguma coisa se "corrompeu" no processo de redimensionamento da partição, então acho que vc terá que recuperar ou reinstalar o windows novamente.

Agora, me desculpe amigo. Confesso que pequei em uma coisa na primeira resposta que lhe dei, ou seja, pequei em ter esquecido de citar uma coisa muito importante, mesmo que todos devemos saber disso.
"Tenha sempre backup das suas partições/arquivos quando for mexer com elas"

Estou bastante constrangido, principalmente se vc perdeu seu sistema windows por causa deste processo e por minha falha em não ter citado o backup.

T+
Arlei

augustonunes

Arlei, lá aparecem 3 blocos: um com 37 Gb (que era o original só com o Windows), uma com o nome Swap com os 512 Mb que havia colocado e outra pequena sem nome...

Eu parei a instalação e vou tentar o que vc me recomendou anteriormente...

Comunico os resultados amanhã, ok?

Mais uma vez, obrigado aí pela ajuda!

Abraços,

Augusto Cesar

arlei

Citação de: augustonunes online 08 de Março de 2007, 17:11
Arlei, lá aparecem 3 blocos: um com 37 Gb (que era o original só com o Windows), ...

Que estanho Augusto,

vc disse que redimensionou a partição para 20 GB, como que aparece ainda os 37 originais?

T+
Arlei